Imposto de renda: saiba como evitar cair na malha fina na hora da declaração
Declaração do Imposto começa no dia 15 de março e segue até o dia 31 de maio.
A declaração do Imposto de Renda 2023 começa no dia 15 de março deste ano e vai até o dia 31 de maio. Desta maneira, os contribuintes que precisam declarar terão mais de dois meses para enviar tudo à Receita Federal.
Contudo, muitas vezes, quando se faz a declaração do Imposto de Renda, muito contribuinte cai na chamada malha final da Receita Federal. Mas, o que é a malha fina: é quando o contribuinte, na hora de declarar, apresenta alguma inconsistência sobre o valor declarado e o valor recebido durante o ano anterior.
Então, como a declaração de Imposto de Renda serve para apurar os valores devidos para a Receita Federal, não pode haver diferença ou inconsistência. Isso porque vai interferir diretamente no valor total do imposto a pagar ou a restituir.
Como evitar a malha fina no imposto de renda
Agora, algumas medidas são importantes para evitar cair na malha fina do imposto de renda na Receita Federal. Primeiramente, não se deve omitir nenhum bem que possua ou algum tipo de rendimento.
Por exemplo, se tem um carro ou uma casa no seu nome, tem que declarar. Além disso, os valores dos rendimentos que recebeu durante o também precisam ser os mesmos que vão ser declarados.
Outro fator é para quem tem casa de aluguel, pois, neste caso, tanto ele quanto o inquilino precisam declarar. Caso contrário, também vão cair na malha fina.
Depois, mais um erro comum dos contribuintes na hora de declarar é quanto aos dependentes. Por exemplo, se for casado, não deve colocar o cônjuge como dependente no momento em que ele tiver um emprego.
Isso porque, se o cônjuge tem uma fonte de renda, não pode ser dependente de ninguém. E isso é determinante para a definição da malha fina.
Saiba como consultar se o nome está na malha fina
Agora, após declarar o imposto de renda, pode entrar no site da Receita Federal para aguardar o processo de análise. Assim, se tiver problema o sistema vai avisar que sua declaração está retida nas bases da Receita Federal.
Neste caso, poderá fazer uma declaração retificadora para reparar os erros. Além disso, pelo e-CAC, onde também precisa de uma senha específica, poderá acompanhar e saber o motivo da malha fina, para corrigir.
Por fim, se corrigir e tiver imposto a restituir, por exemplo, irá receber o valor, mas vai demorar um pouco mais. Caso não regularize após cair na malha fina, poderá pagar multa para a Receita Federal.
Saiba também: Imposto de renda: confira quem precisa declarar e quem pode ficar isento