Imposto de renda: veja como consultar e receber o lote residual

Declarar imposto é uma obrigação de todo brasileiro que recebe acima de um valor por ano.

O imposto de renda é uma obrigação de todo brasileiro que recebe uma determina quantia por ano. Neste caso, vai saber se, durante o período, terá que pagar alguma coisa, ou ter algum imposto a ser restituído, ou seja, devolvido para o contribuinte.

No entanto, muitas vezes há inconsistências e o contribuinte cai na chamada malha fina. Assim, na hora de receber o valor devido, ele vai para o chamado lote residual, ou seja, fica para o final da fila dos que vão receber a restituição do imposto de renda.

Normalmente, isso acontece mais para o final daquele ano ou no início do ano seguinte. Mas, para isso, é possível também consultar para saber quando e como vai receber esse valor.

ANÚNCIOS

Como consultar o lote residual

Agora, para consultar o lote residual do imposto de renda, também é simples. Primeiramente, vai entrar no site da Receita Federal, dentro da raiz do Governo Federal, para ter acesso aos dados.

Em seguida, vai abrir a tela do ‘Meu Imposto de Renda’ e, em seguida, ‘consultar a restituição’. Assim, vai saber se ainda está em processamento ou se já está liberado para a retirada.

Inclusive, isso tudo já vai aparecer por ali na hora de consultar e, com isso, ficará mais fácil na hora de conseguir se planejar. Afinal de contas, muitas vezes, esse dinheiro da restituição pode ser um importante reforço de caixa em um determinado período do ano.

Agora, para acompanhar se o seu imposto está andando corretamente e saber se tem pendência, antes de cair na malha fina, existe uma maneira. Assim, poderá também se cadastrar no e-CAC, onde terá acesso a todas as informações.

ANÚNCIOS

Com isso, se eventualmente acusar alguma pendência no meio do caminho, poderá fazer uma declaração corretiva. Com isso, vai conseguir evitar cair na malha final.

Mas, para receber o valor também da restituição do imposto de renda, é essencial ter uma conta bancária indicada. Neste caso, o dinheiro vai ser depositado naquele espaço.

Nova tabela do imposto de renda

Enquanto isso, o governo também anunciou a atualização da tabela do imposto de renda. Agora, a partir de 2024, a faixa de isenção será maior e, consequentemente, menos gente vai pagar imposto.

Desta vez, terá isenção do imposto de renda quem ganha a partir de R$ 2.640 por mês, em média. Ainda assim há uma defasagem, pois, a última atualização havia acontecido em 2016.

 

Leia também: Minha Casa Minha Vida: Veja as novas regras