INSS: você sabe consultar o resultado da sua perícia médica?

A perícia médica é exigida quando for necessário verificar se o pagamento de determinados benefícios pode ser concedido, prorrogado ou interrompido

Anúncios

A perícia médica é um procedimento realizado por médicos especialistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Cabe a ele determinar se há doença ou se ocorreu um acidente que possa inviabilizar temporária ou permanentemente o trabalhador para o exercício das atividades laborais.

A experiência do seu médico lhe dirá se você pode conceder, prorrogar ou descontinuar o pagamento de benefícios de assistência, aposentadoria ou assistência.

Quando um exame médico deve ser realizado?

De acordo com a Administração da Previdência Social, a perícia médica é exigida quando for necessário verificar a possibilidade de concessão, prorrogação ou suspensão do pagamento de determinados benefícios.

Em caso de lesão, doença ou acidente, é necessário procurar atendimento médico para obter um atestado médico que estabelecerá seu afastamento das atividades laborais.

________________
________________

Depois que a empresa souber da sua incapacidade e você tiver 15 dias de folga, você deve providenciar um perito do INSS para comprovar sua incapacidade.

Após concluir este procedimento, você saberá o resultado da perícia no mesmo dia. Os resultados podem ser consultados pelo aplicativo Meu INSS. Também permite o agendamento de consultas por meio de portais e aplicativos.

Consulta on-line

O acesso pode ser obtido consultando um especialista do INSS no site Gov.br com seu login e senha. Uma vez no site ou aplicativo, os trabalhadores devem acessar o serviço Disability Benefits Outcomes. Os resultados da perícia só estão disponíveis às 21:00 do dia da execução.

Outra forma de consultar o resultado do seu exame médico do INSS é discar 135 pela Central de Atendimento do INSS. Nesse caso, você precisará informar seu CPF e o número do seu benefício. E o nome completo do trabalhador e data de nascimento.

Organizar perícia médica

A contratação de médicos especialistas pode ser feita pelos mesmos canais das consultas.

Por meio do Meu INSS, o funcionário deve acessar o aplicativo ou site e clicar em “Agendar Especialista” para informar sua perícia, que pode ser: inicial, diferido, reagendado ou presencial com portaria médica. Siga os passos passo a passo para determinar a programação.

Benefícios

Após a realização de um exame médico e um especialista certificar que você está incapacitado, você terá direito a alguns dos benefícios concedidos pelo INSS:

  • auxílio-doença 
  • aposentadoria por invalidez. 

Ao final do prazo para pagamento do benefício, você pode solicitar a prorrogação, para isso, deve ser agendado uma nova perícia. 

Caso deseja solicitar a aposentadoria por invalidez, será necessário comprovar que está incapacitado de forma permanente e tem mais condições de exercer sua profissão ou outra atividade qualquer. Lembrando, que antes será necessário solicitar primeiro o auxílio-doença.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo