Minha Casa Minha Vida chega aos autônomos; confira

Atualmente, há algumas categorias que têm mais dificuldades para comprovar renda e conseguir um financiamento.

O Minha Casa Minha Vida é um programa de habitação criado pelo governo federal para facilitar a aquisição de um imóvel novo, por parte de quem ainda não tem uma casa própria. Através do programa, é possível conseguir uma casa com juros menores e, em alguns casos, até mesmo subsídios governamentais.

No entanto, o Minha Casa Minha Vida, assim como os demais sistemas de financiamento imobiliário, exige comprovante de renda do comprador. Desta maneira, esses compradores precisam, normalmente, estar com um emprego em CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), ou seja, com carteira assinada.

Mas, aqueles trabalhadores que trabalham de forma autônoma, ficam de fora da oportunidade de conseguir um financiamento imobiliário. Isso mesmo, muitas vezes, ganhando um salário até maior que aqueles registrados em carteira de trabalho.

Categorias com mais dificuldades no Minha Casa Minha Vida

Atualmente, há algumas categorias que têm mais dificuldades para comprovar renda e conseguir um financiamento. Por exemplo, é o caso de quem é catador de reciclável ou motorista de aplicativo.

Inclusive, no momento, o Brasil tem mais de 38 milhões de trabalhadores que atuam desta forma, na informalidade. Assim, dificilmente conseguem comprovar a renda necessária para financiar um imóvel.

Assim, eles só conseguem algo quando pode, eventualmente comprar à vista. Contudo, essa realidade poderá mudar nos próximos meses.

Isso porque o governo federal anunciou nesta última semana que estuda uma forma de facilitar o acesso ao crédito a esse grupo de autônomos.

Desta maneira, mais gente vai ter acesso ao financiamento imobiliário do Minha Casa Minha Vida. E, com isso, a ideia é que isso fique mais fácil e menos burocrático.

Embora ainda não se tenha detalhes de como vai funcionar o programa, uma coisa é certa. Quem for fazer um financiamento, na condição de autônomo, precisa ter o nome limpo no Serasa e SCPC, sem nenhum tipo de restrição.

Isso do mesmo modo que já acontece com quem também é registrado em carteira de trabalho. De todo o modo, será uma maneira a mais de se tentar adquirir uma casa própria.

Consequentemente, isso pode até mesmo aquecer o mercado imobiliário. Afinal de contas, vai ter mais gente em condições de comprar e que vai atrás das melhores ofertas para garantir o sonho da casa própria.

No momento, o programa habitacional Minha Casa Minha Vida vive uma retomada, desde o início do ano. Desta maneira, o governo já vem criando uma série de benefícios para quem deseja comprar uma casa dentro da margem de custo das moradias.

Saiba mais: Abono é liberado. Veja quem pode receber.

Keila Andrade

Jornalista especializada em textos em SEO.