O que é CVV do cartão de crédito? Código de verificação do cartão

Sempre que vamos realizar compras online com o cartão de crédito o CVV é solicitado, mas você sabe para que ele serve e como ele funciona?

Publicidade

Não?! Então, pode ficar tranquilo que com esse texto você vai ficar expert em CVV, assim sabendo exatamente porque as lojas e-commerce costumam indicar onde ele fica! Confira:

Publicidade
Publicidade

Saiba tudo sobre o CVV, responsável por trazer segurança as suas transações

 

cvv
Saiba tudo sobre o CVV!

O que é CVV do cartão de crédito?

Card Verification Value é o significado da sigla CVV, que em português significa “Valor de Verdificação do Cartão”, sendo um número excencial para a segurança na hora de realizar compras na internet.

O que você procura?

Publicidade
CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
 
CARTÃO SEM ANUIDADE

A sua principal função é trazer integridade ao pagamento realizado em compras online, garantindo que é o próprio dono do cartão que está realizando as compras, sendo essencial para evitar fraudes.

É possível encontrar outras siglas para se referir a essa ferramenta, por exemplo, a MasterCard utiliza a sigal CVC ou CVC2, já o American Express utiliza CID – Card ID.

Em qual local ele fica localizado?

O CVV fica localizado na parte de trás do cartão de crédito e a maior parte das bandeiras – MasterCard, Visa, Discober, JCB e Diners- costumam utilizar 3 dígitos para idetificação.

A American Expresse costuma ser diferente, pois o código de verificação está disponível na parte da frente do cartão de crédito, além de utilizar 4 dígitos ao invés de três.

Como funciona o CVV?

Como dito anteriormente, existe uma variação na quantidade de dígitos entre 3 e 4, contudo a sua finalidade segue sendo a mesma e eles são calculados de acordo com o algoritmo que é baseado em chaves criptográficas.

Muitas vezes o CVV se utiliza de alguns dados que estão disponíveis no próprio cartão de crédito, como o seu número e sua data de vencimento, para que assim o seu código seja exclusivo e seguro.

Veja também:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
OUTROS CARTÕES
   

É importante saber que quando existe o armazenamento dos dados do cartão nos dispositivos utilizados é necessário que o código seja removido após a validação da operadora, caso ele fique salvo esse site não é seguro.

Como as bandeiras se preocupam muito com isso, algumas proíbem expressamente o armazenamento dos seus CVVs.

Por que eu preciso obrigatoriamente informar o meu código?

Primeiramente você precisa ter em mente que um dos países que mais sofrem fraudes de cartão de crédito é o Brasil, de acordo com a Konduto, estima-se que existe a tentativa de uma fraude a cada 5 segundos.

Então, o CVV é extremamente importante para que você evite isso e tenha os seus dados protegidos de pessoas que querem utilizar o seu cartão de crédito para fazer compras.

Caso você tenha o hábito de salvar as informações do seu cartão de crédito nos sites em que você realiza compras, sabe que sempre existe a necessidade de informar o código, pois essa é uma maneira de autenticar a veracidade da compra.

Além disso, existe a lei que determina que o consumidor é detentor de todos os dados que são entregues a uma empresa.

Se não souber o CVV não tem como realizar a compra?

A resposta para essa pergunta é não, se você está realizando uma compra online e sabe todos os seus dados do cartão, menos o cvv, será impossível realizar a compra, pois ele é imprescindível para a confirmação.

Como já dito anteriormente, a função do CVV é justamente garantir que apenas o proprietário cartão realize qualquer tipo de transação com ele pelos e-commerce.

Quais são as medidas de segurança do código de verificação?

Existem diversas medidas que são tomadas para que o seu código seja mantido em segredo por parte da empresa que faz a emissão do seu cartão, sendo elas:

  • O número do seu CVV não é impresso ou registrado em nenhum outro lugar além do seu cartão de crédito;
  • Ao utilizar o seu cartão para comprar no crédito, ele não aparecerá no recibo;
  • Ele não é impresso em relevo como os demais números do cartão, normalmente ficando na parte traseira em cima de um tarja, para que assim seja evitado que pessoas vejam de longe o seu número.

Como proteger o meu código de segurança?

Se você costuma utilizar muito o seu cartão de crédito em lojas físicas, é aconselhado que você passe uma pequena fita nele, assim os números não ficarão visíveis.

Quando você precisar utilizar o seu cartão para comprar na internet, basta descolá-la e colocar outra no lugar novamente, assim você evitará que outras pessoas vejam esse código de maneira facilitada.

Eu posso passar o código de segurança?

Nós aconselhamos que em hipótese alguma você compartilhe o seu código de segurança com alguma pessoa, pois nunca se sabe quais são as verdadeiras intenções dela.

Apenas o titular do cartão deve ter acesso a esse código e utilizá-lo somente em sites seguros.

Dicas para realizar compras de maneira segura na internet

Observe se o site é seguro

A primeira coisa que você deve fazer é observar se a empresa possui os certificados de segurança, além disso é interessante olhar a reputação da empresa no Reclame Aqui.

Normalmente as informações referentes a segurança ficam na página inicial e na página de checkout de pagamento.

Procure indicações

Antes de sair comprando em alguma loja que você viu na sua rede social é interessante conversar com amigos e familiares para ver se alguém já ouviu falar, saber se chegou tudo direitinho e afins.

Além disso, existe a possibilidade de você realizar a consulta da empresa diretamente no PROCON, podendo ver como está a sua reputação.

Desconfie de muitas promoções

Se você encontrou algum produto anunciado com um preço muito abaixo do valor de mercado, acenda um sinal vermelho em sua cabeça, pois muitos criminosos conseguem replicar de maneira idêntica os sites oficiais das empresas.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você e que com ele tenha aprendido o que é CVV e a sua importância na hora de ter segurança. Além disso, compartilhe com seus amigos para que eles também aprendam e deixe um comentário com a sua opinião!

Deixe um comentário