Onde encontrar o código de segurança do cartão de crédito e débito?

Para realizar compras com o cartão de crédito online é necessário colocar o código de segurança, no entanto muitas pessoas não sabem porque é necessário utilizá-lo.

Publicidade

Então, pensando em você e em maneiras para facilitar ainda mais a sua relação com o cartão de crédito, vamos mostrar algumas dicas de segurança para realizar compras online e ensinar mais sobre esse item tão importante que é o código de segurança. Confira:

Publicidade
Publicidade

Aprenda tudo sobre o código de segurança do seu cartão de crédito

Código de segurança
Saiba as principais informações sobre o código de segurança do seu cartão!

Saiba qual é a função do código de segurança

Um dos itens responsáveis por trazer uma maior segurança na hora de realizar compras utilizando o cartão de crédito é justamente o código de segurança, contudo muitas pessoas não sabem direito onde ele se localiza e nem a sua real função.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
 
CARTÃO SEM ANUIDADE

Primeiramente é importante você saber que o principal objetivo desse código é garantir que todas as compras realizadas no cartão de crédito, sejam realmente efetuadas pelo dono do cartão.

Publicidade

Então, na hora de realizar qualquer compra online é necessário preencher todos os seus dados do cartão de crédito, como o seu número, nome impresso, data de validade e o código de segurança, caso você não se lembre do último item é impossível realizar tão compra.

É importante salientar que não deve ser divulgado de  maneira nenhuma esse código, pois ele funciona como uma senha virtual e tamanho é o cuidado com ele que as empresas emissoras tomam uma série de cuidados com ele, como por exemplo:

  • Imprimir  e registrar o código apenas no cartão de crédito ou débito;
  • Não existe a permissão da divulgação do código em recibo de compras;
  • Quando são realizado atendimentos por parte das operadoras de cartão nunca é solicitado esse código, nem a senha.

Onde encontrar o código de segurança do cartão

O código de segurança sempre estará localizado na parte traseira do cartão de crédito, isso para que exista uma maior segurança.

Além disso, ele não possuirá a sua impressão em alto relevo e ainda estará inscrito em uma tarja, para que assim exista um aumento da dificuldade de leitura a longas distâncias.

Como o código de segurança é definido?

O número que será o seu código de segurança do cartão é definido no momento em que o seu cartão for emitido, sendo criado a partir de uma regra de algoritmos criptográficos, responsáveis por gerarem números aleatórios.

Veja também:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
OUTROS CARTÕES
   

É comum que o algoritmo utilize números que estão no próprio cartão de crédito, podendo variar entre 3 e 4 dígitos de acordo com a emissora e o programa utilizado.

Dicas para você se manter seguro em compras online

Utilize o cartão virtual para compras online

É possível dizer que grande parte das fintechs estão oferecendo cartões virtuais ao abrir uma conta digital, isso porque com ele é possível ter uma maior segurança na hora de realizar compras na internet.

Tamanha é a vantagem de se ter um cartão desse tipo que até mesmo os bancos tradicionais estão disponibilizando esse recurso como uma maneira de atrair um maior número de clientes.

O cartão virtual pode ser criado e excluído quantas vezes o usuário desejar, assim tendo a criação de novo números, como o próprio número do cartão, validade e o código de segurança.

É aconselhável utilizá-lo quando você irá realizar compras em sites que você não possui muita confiança, pois dessa maneira você poderá excluir o cartão logo depois de sua compra ser aprovada e não ter perigo do seu cartão ser utilizado por terceiros.

Procure realizar compras em sites que tenham certificado

Todos os sites seguros possuem um cadeado do lado de seu link, isso significa que foi realizada a compra do certificado de segurança, ou seja, todos os dados que você colocar ali estarão criptografados, evitando que terceiros tenham acesso.

Não realize compras em computadores públicos

Como várias pessoas utilizam esses computadores, é possível que alguma má intencionada tenha realizado o download de algum programa de captura, assim podendo ter acesso a todos os dados que foram inseridos naquele computador.

Por isso, é muito importante que ao utilizar um computador em que várias pessoas tenham acesso, não realizar o login em sites importantes, nem mesmo realizar compras utilizando o seu cartão de crédito.

Troque as senhas de maneira frequente

Caso você tenha tido a necessidade de utilizar os seus dados em algum computador público, é importante que você realize a troca de todas as senhas que foram colocadas lá.

Além disso, é importante utilizar padrões de senha mais complicados, evitando a utilização de datas de aniversário ou nome de pessoas que você gosta, pois isso pode facilitar e muito o roubo dos seus dados.

Tenha cuidado com a reputação do site e com os preços muito baixos

É comum nos empolgarmos ao ver preços realmente baixos, no entanto é necessário tomar cuidado com isso, pois muitos golpistas fazem toda interface de um site parecer confiável.

Então, antes de realizar a compra em qualquer site que esteja com o preço de um produto muito abaixo do valor de mercado, desconfie e entre no Reclame Aqui para ver qual é a reputação.

No Reclame Aqui você terá acesso a diversas informações referentes ao site, inclusive se os problemas relatados pelas pessoas foram resolvidos de maneira eficiente e rápida.

Mantenha o seu antivírus atualizado

Por fim, lembre-se de manter sempre o antivírus de seu computador atualizado, pois ele é fundamental para manter todos os seus dados em segurança, sejam eles do computador ou do smartphone.

Através desses softwares é capaz de detectar tentativas de invasão aos seus dispositivos e ataques.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam como encontrar o código de segurança do cartão de crédito e também para o que ele serve. Lembre-se de deixar a sua opinião através dos comentários.