Perdeu acesso do Caixa Tem? Saiba o que fazer

Muitas pessoas não sabem o que fazer quando perdem o acesso. Veja como resolver!

Dados de 2021 mostram que mais de 35 milhões de brasileiros acessaram produtos e transações financeiras de forma gratuita através do Caixa Tem, a poupança digital do banco. Desde sua criação, a opção é disponibilizada sem custos em qualquer celular, sendo somente necessário o download nas lojas de aplicativos.

Em resumo, o Caixa Tem é uma conta digital onde é permitido receber valores, transferir, fazer Pix, verificar dados de benefícios (como o PIS/Pasep), etc. Como é uma conta digital, o cliente tem número de conta e agência para receber qualquer valor. Os saques podem ser realizados em lotéricas ou agências da Caixa.

Portanto, agora que você tem esse breve resumo, é hora de saber mais sobre as possibilidades com o Caixa Tem e o que fazer se tiver problemas. Descubra ainda como baixar o aplicativo, fazer o cadastro e facilitar suas transações bancárias sem sair de casa. Vamos lá!

 

Para que serve o Caixa Tem?

A criação do Caixa Tem se deu em 2020, quando o governo federal criou o Auxílio Emergencial. Os valores eram para ajudar com as perdas da pandemia, que fechou comércios e deixou muita gente sem renda. Para facilitar os pagamentos, a Caixa criou a poupança digital de forma universal, até mesmo para beneficiar aqueles que não tem conta no banco.

A ideia era evitar aglomerações nas agências, por isso, aqueles que cumpriram os critérios tiveram suas contas digitais abertas de forma automática, podendo assim, receber os valores e movimentar a conta sem burocracia. Assim, o Caixa tem se tornou a conta oficial para quem recebe benefícios importantes.

 

Auxílio Brasil

Para os beneficiários do Auxílio Brasil, que voltou a ser chamar Bolsa Família, a conta principal de pagamento é do Caixa Tem. Portanto, se você é um novo beneficiário e não tem conta na Caixa, deve baixar no seu celular o aplicativo para receber os valores de forma rápida e no dia correto, especificado, sempre, nos calendários divulgados pelo governo federal.

 

Saque extraordinário do FGTS

Já ouviu falar dessa opção? É quando em período extraordinário e definido pelo governo federal, os contribuintes do FGTS podem sacar até mil reais das contas do Fundo. Para quem não tem relacionamento com a Caixa, a recomendação é baixar o aplicativo da conta digital, onde o dinheiro também cai de forma automática. Assim como outros benefícios, este também segue um calendário prévio, e por enquanto, o novo governo não divulgou novas datas para o saque.

 

Benefício de Prestação Continuada

Beneficiários do BPC, que são idosos e pessoas com deficiência, também podem receber preferencialmente através da poupança digital os seus valores, que são baseados no salário mínimo. É importante cumprir critérios para conseguir este benefício, que é bem específico e não direcionado a maioria dos brasileiros.

 

Como ter acesso ao Caixa Tem?

Ainda que pareça simples, o download e utilização do Caixa Tem pode ser complicado para muitos usuários. Então, preparamos esse passo a passo, onde você verá exatamente como ter acesso a sua poupança digital.

  • Primeiramente, procure na sua loja digital o aplicativo. Para celulares Apple, baixe na Apple Store e aqueles que tem sistema operacional Android, busque pela Google Play e digite o nome Caixa Tem
  • Escolha o aplicativo mais seguro e com certificação, para não cair em golpes. Aguarde o término do download, e acesse o aplicativo, que pedirá um cadastro.
  • Com documentos pessoais em mãos, informe seus dados e aguarde a aprovação, que é rápida. Lembre de anotar sua senha, agência e número de conta. É somente com essas informações que será possível acessar a conta.
  • Para smartphones que possuem funcionalidades, como leitura de impressão digital ou rosto, opte por essas opções para ter um acesso mais seguro, e de forma mais rápida.

Perdi o acesso. O que fazer?

Muitas pessoas ficaram dias ou meses sem acessar o aplicativo, esquecendo as credenciais ou até mesmo como movimentar a conta digital. Então, acompanhe a seguir o que fazer se não se lembrar do seu login, já reforçando que não é preciso ir até uma agência bancária para resolver a situação.

 

Esqueci a senha, e agora?

Acesse o aplicativo Caixa Tem e busque pelo campo “Esqueci minha senha”. Insira seu CPF e responda às perguntas quanto a “não ser robô”. As informações para redefinir a senha serão enviadas para o e-mail de cadastro.

 

 

Perda de acesso do e-mail

Muitas pessoas nem se lembram em qual e-mail cadastrou a conta Caixa Tem. Neste caso, é preciso ir até uma agência da Caixa com documentos pessoais e informar o que acontece. É lá que os procedimentos mais seguros serão feitos para retomar sua conta digital.

 

Validação da conta

Para validar a conta, é preciso acessar também o aplicativo. Se haver algum bloqueio na conta, não é preciso ir na agência, somente informar dados pessoais e escolher procedimentos seguros, como impressão digital e análise facial. Então, opte por essa alternativa para não perder sua poupança digital Caixa Tem.

 

Tenha um smartphone

É importante deixar claro que somente smartphones dão acesso ao aplicativo, portanto, para evitar ir presencialmente até a agências, tente investir em um celular com bom espaço de armazenamento para movimentar sua conta sem problemas. Existem opções baratas e acessíveis para vários tipos de renda, e é um investimento para não ficar sem benefícios importantes.

 

E os benefícios, como acessar?

O primeiro passo é procurar pelo CRAS do seu município, para que o Cadastro Único seja realizado. Sendo aprovado, você já será direcionado rapidamente para o benefício que se encaixa no seu caso, recebendo em poucos dias se acaso os critérios forem cumpridos. A análise é feita por assistentes sociais, e o dinheiro de cada benefício cai na conta somente nas datas pré-estabelecidas.

Se você já possui o CadÚnico, não deixe de verificar se ele está atualizado. Cadastros sem atualizações por dois anos tem benefícios cancelados de forma automática, então, mantenha seus dados em dia e aproveite os programas de transferência de renda. A regra não é válida para o saque do FGTS.

 

CAIXA TEM - INFORMAÇÕES: