PIX: Nubank e Inter liberam pré-cadastro. Aprenda como fazer!

Publicidade

O Pix, novo método de pagamentos anunciado pelo Banco Central no início deste ano, já está dando o que falar.

A boa notícia é que alguns bancos digitais, como o Nubank e o Inter, começaram a liberar um pré-cadastro para os correntistas que quiserem usar o recurso em seu lançamento.

Publicidade

Se você ainda não sabe o que é o Pix e quer descobrir como pode fazer esse pré-cadastro pelo app do seu banco, continue lendo este artigo, pois vamos explicar tudo direitinho.

O que é o Pix?

pix
Saiba mais sobre o Pix, autorizado pelo Banco Central.

O Pix será o novo sistema de pagamentos eletrônicos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil.

Publicidade

Depois da moda trazida pelos aplicativos de pagamentos instantâneos e carteiras digitais, o governo brasileiro resolveu criar um sistema próprio e unificado, para trazer mais agilidade aos pagamentos e transferências realizados digitalmente.

Em junho deste ano, o BCB divulgou que quase 1000 instituições bancárias já haviam confirmado adesão ao recurso, dentre elas a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, Itaú, Santander, Nubank e Inter.

Se você quiser saber mais detalhes sobre o Pix, temos um outro artigo completo sobre ele neste link.

Publicidade

Quais são as vantagens do Pix?

  • Ao contrário dos TEDs e DOCs que funcionam apenas em horário comercial, o Pix vai funcionar de segunda a domingo e 24h por dia, inclusive aos feriados. Além disso, os pagamentos serão praticamente instantâneos, levando cerca de 20 segundos para o dinheiro sair de uma conta e chegar à do destinatário
  • Por ser desenvolvido pelo Banco Central, até mesmo os bancos tradicionais – como Caixa, Banco do Brasil e Itaú – estarão participando do sistema
  • O serviço será gratuito
  • Também estará disponível para pessoas jurídicas
  • O procedimento é bem simples, bastando que a pessoa tenha uma chave (pode ser o CPF, e-mail, telefone celular, etc.) registrada no Pix por meio de algum banco participante e a informe para quem quiser fazer o pagamento

Ele já está funcionando?

Não, o Pix foi anunciado no início deste ano pelo Banco Central do Brasil e só deve começar a operar, de fato, a partir do dia 16 de novembro de 2020.

Entretanto, os cadastros no sistema serão liberados já no dia 05 de outubro. Sendo assim, alguns bancos participantes estão realizando um pré-cadastro com os correntistas, solicitando CPF (ou CNPJ), e-mail e telefone, que devem ser os dados utilizados para gerar uma chave do Pix.

Quando chegar o dia 05 de outubro, portanto, bastará que o cliente confirme ou edite as informações enviadas, agilizando o processo de cadastramento no sistema.

Publicidade

Como fazer o pré-cadastro no Nubank?

O Nubank está liberando o pré-cadastro aos poucos para os correntistas e, em breve, todos conseguirão fazê-lo.

Você pode verificar na sua caixa de entrada se recebeu algum e-mail do banco sobre esse assunto e, caso tenha, basta seguir os passos descritos na mensagem.

Também pode dar uma olhada no aplicativo do Nubank, seguindo os passos:

 

  1. Vá até o menu do app, clique em “Configurar conta” e veja se a opção “Pix” está disponível
  2. Se estiver, serão mostrados o seu CPF, e-mail e telefone
  3. Você poderá escolher se quer registrar todos esses dados como chaves do Pix ou apenas um deles.
  4. Depois que finalizar, um código será enviado por SMS para que você o digite na tela e faça a verificação de segurança.
  5. Pronto! Agora basta esperar o dia 05 de outubro para que o Nubank confirme seu cadastro no Pix

Como fazer o pré-cadastro no Banco Inter?

O Banco Inter está liberando o pré-cadastro no Pix desde o mês de agosto e praticamente todos os correntistas já podem realizar o procedimento.

Assim como o Nubank, o Inter enviou e-mails para os clientes avisando sobre a liberação. Porém, caso você não tenha recebido, ainda pode verificar no seu app se o pré-cadastro está disponível:

  1. Faça o login no app do Banco Inter
  2. Na tela inicial, verifique se há algum banner informando sobre o pré-cadastro do Pix. Caso tenha, clique nele
  3. Será mostrado o seu CPF que será registrado como chave do Pix. Se ele estiver correto, basta clicar em “Li e concordo com os Termos e Condições” e depois em “Confirmar”
  4. Pronto! Basta esperar o dia 05 de outubro para o Banco Inter confirmar seu cadastro no Pix e, se desejar, registrar novas chaves usando outros dados (telefone e e-mail)

Quer mais conteúdo? 

Deixe um comentário