Planejar a aposentadoria: Saiba como viver com mais tranquilidade

Em algum momento da nossa vida, iremos dar um tempo no trabalho e aproveitar para descansar. Mas mesmo sem trabalhar é necessário ter um certo conforto financeiro, para conseguir viver bem sem depender de um emprego, o ideal é planejar aposentadoria desde cedo.

Anúncios

Não estamos falando sobre a aposentadoria pelo INSS, já que em algum momento isso vai acontecer, por idade ou até mesmo tempo de serviço. Mas saiba que você não precisa esperar até lá, já que a idade estabelecida pode ser bem alta e atualmente muitas pessoas trabalham sem carteira assinada.

Neste artigo iremos te ajudar a planejar aposentadoria, sem ficar tão dependente destes fatores. Saiba qual processo seguir em determinada idade e consiga ter uma vida bem mais confortável, acompanhe!

Anúncios

Planejar aposentadoria: Até os 30 anos

Guardar dinheiro para a sua aposentadoria dos 20 aos 30 anos pode ser um objetivo bem difícil, já que ainda falta muito tempo. Mas graças aos investimentos que são realizados ao longo prazo, estes podem ser considerados os melhores anos para estabelecer uma base bem sólida para a aposentadoria.

Anúncios

Começando desde cedo, a aposentadoria pode chegar bem mais rápido do que você imagina. Aos 20 anos, as pessoas estão começando a entrar no mercado de trabalho e o ideal é conseguir economizar uma vez o seu salário anual até completar os 30 anos.

Por exemplo, se você ganha R$36 mil por ano, é necessário ter economizado esse valor até completar 30 anos. Busque sempre desenvolver um bom planejamento financeiro, para conseguir atingir todos os seus maiores objetivos.

Planejar aposentadoria: Até os 40 anos

Assim que você atingir os 30 anos, o ideal é conseguir economizar até 3x o seu salário anual. Se você ainda não tiver começado a se preocupar e planejar aposentadoria, esse é o momento de começar a levar mais a sério.

Anúncios
Anúncios

Essa década dos 30 aos 40 pode ser considerada muito marcante, já que o poder aquisitivo começa aumentar, mas as demandas financeiras também, como é o caso do aluguel, filhos e etc.

Planejar aposentadoria: Até os 50 anos

O grande desafio desta década é não assumir gastos grandiosos que podem dificultar todo o planejamento da aposentadoria. Muitas pessoas utilizam os 50 anos para dar um grande impulso final nas suas economias. Porém, este já é o momento de saber como está a sua reserva para aposentadoria.

Faça uma estimativa de todo o dinheiro que está guardado para a sua aposentadoria, tenha em mente a idade que deseja aposentar. Caso algo ainda não esteja perfeito, saiba que ainda existe um tempo para se organizar, ajustando as finanças para ter uma aposentadoria bem tranquila.

Planejar aposentadoria: Dos 60 anos em diante

Neste momento, a aposentadoria já está mais perto do que nunca. Dependendo de qual foi o seu planejamento durante toda a vida, este já é o momento de se aposentar. Com uma idade mais avançada, é normal que alguns gastos sejam menores, como é o caso dos filhos, casa.

Muitas pessoas ainda estão trabalhando nesta idade, aproveite bem os últimos anos de trabalho para garantir que a sua aposentadoria será bem tranquila. Faça as contas e veja como está o planejamento da sua aposentadoria e a partir dos 70 anos, você já pode curtir a sua vida, sem se preocupar com dinheiro.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima