Saiba como cancelar uma compra no cartão de crédito

Algumas vezes pode acontecer de aparecer alguns valores indevidos na fatura do cartão de crédito, pode ser por uma fraude ou até mesmo uma compra que não foi intencional. Neste momento fica a dúvida, como cancelar uma compra no cartão de crédito?

Anúncios

Esse procedimento é possível, já que os bancos e instituições financeiras estão cada vez mais cientes dos problemas que podem acontecer no cotidiano. Mas vale ressaltar, que somente em algumas ocasiões esse processo pode ser realizado.

Neste artigo iremos fornecer todas as informações que podem te ajudar no momento de cancelar uma compra no cartão de crédito. Saiba como funciona este cancelamento, qual é o prazo, as compras podem realmente ser canceladas e muito mais, acompanhe!

Anúncios

Como funciona o processo de cancelamento?

Caso você fique desconfiado de qualquer lançamento no seu cartão de crédito, o mais indicado é entrar em contato com a empresa onde a compra foi realizada. Caso eles estejam de acordo com a sua reivindicação, eles mesmo podem fazer este processo de devolução. Porém, se eles discordarem é necessário entrar em contato com o órgão emissor do cartão.

Anúncios

Prazo para cancelar uma compra no cartão de crédito

Caso a compra tenha sido realizada em uma loja física, os clientes têm até 30 dias para cancelar a compra, apresentando o cupom fiscal. Caso esta compra tenha sido realizada através da internet, o cliente tem somente 7 dias para fazer a reclamação e solicitar o reembolso do valor da compra.

Assim que a sua reclamação for devidamente registrada, é muito importante acompanhar toda a situação do seu reembolso. Mas vale ressaltar que se a solicitação foi realizada através do banco, será necessário aguardar um período a mais, já que é necessário aguardar o tempo estipulado pelas bandeiras.

Quando é possível cancelar uma compra no cartão de crédito?

Existem diversas situações que permitem cancelar uma compra no cartão de crédito, sendo elas:

Anúncios
Anúncios

Arrependimento ou insatisfação

O CDC (Código de defesa do consumidor) permite que o produto adquirido através do telefone ou internet, pode ser devolvido até 7 dias após a realização da compra. Quem vendeu o produto, fica totalmente responsável pela solicitação do estorno para a administradora do cartão de crédito, caso isso não seja realizado, a compra pode ser cancelada sem maiores problemas.

Fraude

Caso você não reconheça alguma compra que está na sua fatura, é necessário comunicar imediatamente à operadora do seu cartão, pois ela irá entrar em contato com o responsável pelo lançamento e bloquear o seu cartão logo em seguida.

Compra não reconhecida

Neste caso, o lojista é obrigado a entrar com o pedido de cancelamento juntamente com a operadora, solicitando o estorno após a realização da compra indevida. Caso isso não seja feito, é possível cancelar a compra junto com a operadora, basta informar o motivo de cancelar uma compra no cartão de crédito.

Valor divergente

Caso você veja que existe uma diferença do valor que está na nota fiscal, poderá solicitar o estorno imediatamente, basta solicitar ao estabelecimento. Caso o estabelecimento não realize este estorno, é necessário entrar em contato com a operadora e explicar os motivos do cancelamento da compra.

Não recebimento do serviço ou produto

Caso algum produto não chegue no tempo que foi estipulado, o cliente tem todo o direito de realizar o cancelamento daquela compra e pedir devolução de todo o valor que já foi pago anteriormente.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima