Posso pagar as contribuições do INSS em atraso?

Veja quais segurados podem pagar suas contribuições inadimplentes do INSS

Anúncios

As contribuições das pessoas ao INSS são responsáveis ​​por garantir os direitos de aposentadoria e outros benefícios da Previdência Social.

Portanto, a partir do momento em que uma pessoa inicia uma atividade lucrativa oficialmente registrada em carteira assinada, ela deve começar a contribuir para o INSS.

Resumindo, a partir do momento que uma pessoa começa a trabalhar e ganhar dinheiro, ela tem que começar a contribuir para o INSS.

No entanto, não são apenas aqueles com carteira assinada que precisam fazer contribuições mensais ao INSS.

Isso porque, por exemplo, autônomos e MEIs também podem contribuir para a Previdência Social como contribuintes individuais.

A diferença aqui é que para os trabalhadores com carteira assinada, o empregador contribui automaticamente para o INSS.

Já nos demais casos a responsabilidade de contribuir para a Previdência Social fica por conta de cada pessoa.

Nesse sentido, uma dúvida muito comum por parte dos trabalhadores que contribuem ao INSS principalmente aqueles que contribuem de forma voluntária é com relação ao pagamento das contribuições em atraso.

Posso pagar as contribuições em atraso?

De acordo com o texto da lei, o segurado pode pagar as contribuições inadimplentes, mas somente aos seguintes contribuintes:

Contribuinte individual ou autônomo

Para os trabalhadores autônomos que trabalham de forma independente, eles podem pagar as contribuições vencidas a qualquer momento.

Para isso, é necessário respeitar o período de atraso. Isso porque se o prazo for superior a cinco anos, deve comprovar trabalho, assim como aqueles que estão atrasados ​​há menos de cinco anos e nunca contribuíram como pessoa física.

Vale lembrar que se o atraso for inferior a cinco anos e o contribuinte já estiver inscrito na classe ou atividade correspondente, não há necessidade de comprovação de atividade profissional remunerada.

Trabalhador rural

Os trabalhadores rurais que desejam pagar os atrasados ​​devem comprovar que exerceram atividades rurais dentro do prazo de pagamento.

Além disso, a legislação só exige compensação para o período posterior a 1991.

colaboradores opcionais

No caso de contribuintes facultativos, o mesmo se aplica àqueles que não exercem atividade profissional, mas ainda pagam INSS para garantir benefícios previdenciários.

Neste caso, os contribuintes facultativos podem fazer contribuições vencidas até um período de seis meses.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…