Poupança tem o pior rendimento e chega a perder até para a inflação

De acordo com os especialistas, deixar dinheiro na poupança não é uma boa opção há muito tempo. Mas sem dúvida alguma, as pessoas que deixaram para investir no ano de 2020 perderam muito mais, afinal a poupança tem o pior rendimento em 18 anos.

Publicidade

Além disso, o rendimento da poupança apresentou uma queda muito grande, sendo apresentada como a segunda maior queda, desde o ano de 1994. Um fato que deixou os brasileiros preocupados e pensando em como investir o seu dinheiro.

Publicidade
Publicidade

Entenda porque a poupança tem o pior rendimento e quais são os motivos para não investir na poupança no ano de 2021. Acompanhe o nosso artigo e veja todas as informações.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
 
CARTÃO SEM ANUIDADE

Poupança tem o pior rendimento

Poupança tem o pior rendimento

Publicidade

No dia 12 de janeiro (terça-feira) o IBGE lançou a informação dos índices de inflação do Brasil, que chegou ao valor de 4,52% no ano de 2020. Essa foi a maior taxa desde o ano de 2016.

Porém a poupança apresentou um rendimento negativo no ano de 2020 com uma perda de -2,90%. Lembrando que é o segundo ano consecutivo onde o rendimento da poupança fica abaixo do valor da inflação.

O histórico da poupança já não é tão confiável assim, já que desde o ano de 1994 esta já é a quinta vez que os investidores perdem dinheiro optando por utilizar a poupança.

Para quem ainda não sabe, o rendimento da poupança está diretamente ligada a todas as taxas de juros do Brasil. A poupança rende cerca de 70% da taxa Selic e atualmente a taxa está apresentando o seu menor nível histórico, chegando ao valor de 2%, o que acaba afetando muito o rendimento dos investimentos feitos na poupança e por isso, a poupança tem o pior rendimento da atualidade.

Motivos para não investir na poupança

Existem diversos motivos para não realizar investimento na poupança, veja quais são eles.

Veja também:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
OUTROS CARTÕES
   

Baixo rendimento

A performance da poupança não é nada interessante, nos últimos anos a poupança tem o pior rendimento, deixando as pessoas com uma rentabilidade negativa, mostrando que essa não é uma boa opção.

Um péssimo investimento a curto prazo

A poupança não rende todos os dias do mês, rendendo somente a cada 30 dias. Sendo assim, se você desejar resgatar o seu dinheiro no período de menos de um mês a sua rentabilidade será de 0%. 

A poupança pode ser facilmente corroída pela inflação

O atual cenário em que estamos vivendo passa por uma instabilidade absoluta, tanto política como econômica, o que prejudica muito o controle da inflação. Sendo assim, é muito comum que as pessoas que deixam o seu recurso na poupança acabam perdendo dinheiro.

Existem diversos investimentos tão seguros quanto a poupança

Existem alguns mitos no mercado financeiro e com certeza a segurança da poupança é um deles. Além disso, é possível ter acesso a diversas outras formas de guardar o seu dinheiro.

Letras de Crédito Imobiliários/do Agronegócio, CDB e Letras de Câmbio são outros investimentos que contam com a mesma proteção, mas que oferecem uma rentabilidade muito maior.