QR Code: porque este método de pagamento se popularizou?

O cliente não precisa andar por aí com o cartão de crédito

Anúncios

Com a tecnologia muita coisa vem mudando no mercado financeiro. Se pagar com o cartão de crédito ou débito já foi uma grande revolução e deu praticidade, imagine não precisar mais dele? É isso que tecnologias de aproximação proporcionam, como o QR Code.

Há algum tempo era inimaginável utilizar o celular para gravar informações pessoais e depois repassá-las. Agora, você pode até carregar o celular e usá-lo para tarefas simples e fazer transferências, agendar saques, tirar extratos e fazer os pagamentos com aproximação.

É muito simples. Você precisa verificar se o local onde irá comprar possui a máquina compatível com o QR code e utilizar o aplicativo bancário para fazer o pagamento. Tudo é descontado direto na conta cadastrada, ou seja, o cliente deixa de usar com frequência o cartão de crédito/débito e passa a pagar com o celular.

Normalmente, para o comerciante também vale a pena, já que algumas máquinas não cobram taxas tão altas como as tradicionais. Por isso, usam estratégias de venda, como dar descontos para quem pagar com o QR Code. Pela facilidade, nas grandes cidades do país, pagar apenas com o QR Code já é muito popular.

Sempre que você ver aquele quadradinho em que aparecem alguns pixels, aquele local aceita o QR Code. É importante estar de olho, claro, se a empresa é confiável e se é seguro pagar desta forma. Isso porque nem sempre a propaganda corresponde ao serviço,então, ainda que seja muito seguro é importante perguntar muito.

Neste artigo separamos algumas facilidades do QR Code e os motivos que fazem esse tipo de pagamento estar se tornando popular. Se você não viu muito isso ser utilizado em sua cidade, saiba que caso seja comerciante, isso pode ser uma vantagem e uma economia para sua empresa.

 

 

Segurança nas transações

Dificilmente você sofrerá golpes utilizando QR Code. As transações são seguras e tudo fica registrado normalmente em seus extratos. Além disso, nem todos os estabelecimentos aceitam, só alguns, então será fácil perceber se é confiável ou não. Como é uma tecnologia nova, ainda não há registros de golpes, ou algum tipo de hackeamento. Então, já se torna mais seguro que anda por aí com a carteira cheia de informações pessoais.

 

Descontos em compras

Diferente do sistema NFC, que é o pagamento de aproximação, o QR Code é mais barato a se desenvolver,então menos dinheiro será investido, por isso as máquinas são mais baratas que outras. Mantê-las também custa menos, então muitos empresários e comerciantes oferecem pequenos descontos ao cliente que optar por pagar com QR Code. É vantagem para os dois lados.

 

Praticidade

Em casos de pagamento com aproximação, ou NFC, você precisa de um celular muito moderno e ainda sim do cartão de crédito ou débito. Tendo o QR Code, é só aproximar e digitar sua senha no celular e está feito. O QR Code prova que cada vez menos vamos ter que andar por aí com muitos papéis, documentos e cartões na carteira ou bolsa.

 

Menos dificuldades para lojistas

A primeira facilidade é que os problemas enfrentados com máquinas de cartões serão reduzidos, já que é uma tecnologia que promete um sistema constante. Além disso, as taxas chegam a ser 1% menores que as cobradas em máquinas tradicionais. O lojista também precisará esperar os tradicionais 30 dias para receber a grana: a tecnologia permite pagamento imediato ao empresário.

 

Tecnologia com investimento

Como é uma tecnologia em evolução, sofrerá muitas mudanças e investimentos que visam a popularização do uso. A expectativa da empresa responsável aqui no Brasil é que até o fim deste ano o QR Code já seja tão popular que se espalhe até por estados menos desenvolvidos do país.

A ideia é oferecer benefícios para que passem a utilizar o QR Code, como o cashback, que é sempre muito atrativo para clientes que utilizam muito cartões de crédito ou débito. Apostar em tecnologias novas é sempre uma boa ideia, já que elas estão em pleno desenvolvimento.

 

Carteiras digitais

Normalmente, quem opta por pagar com QR Code já utiliza outras formas de pagamento, como as carteiras digitais. Nas carteiras, você cadastra seus cartões de crédito e apenas escolhe descontar no limite de crédito ou débito, sem também precisar do cartão. Essas compras são feitas em aplicativos, e o iFood é um dos que aceitam essa modalidade.

Com aplicativos de carteira digital, você também tem mais praticidade e pode associar o seu QR Code nela. Cadastre suas contas e cartões no aplicativo e pronto, esqueça carregar os cartões de plástico.

 

Opções confiáveis

Grandes empresas como a Cielo e o Mercado Pago já disponibilizam para os clientes o pagamento com QR Code. O Mercado Pago, por exemplo, permite realizar até compras pelo celular, apenas informando no aplicativo o QR Code daquela compra ou transferência. Até mesmo dentro do aplicativo é possível fazer algumas compras com desconto, isso claro, dependendo do que está disponível. Normalmente opções para colocar crédito no celular e conseguir descontos em algumas redes de fast food.

Neste link, você consegue entender melhor como gerar QR Codes para agilizar seus pagamentos. Isso também vale para a Cielo.

 

Por que eu deveria migrar para o QR Code?

Essa opção é indicada para quem quase nunca sai de casa com documentos, têm facilidade com aplicativos e tecnologias e possui um celular que tenha uma boa memória para armazenar esse tipo de aplicativo. Quem não quer ter dor de cabeça para realizar pagamentos, parar de carregar cartões e documentos, recomendamos que, aos poucos, você passe a utilizar o QR Code.

Antes disso, pesquise na sua cidade os locais que possam aceitar esse método. Como é novo, nem todos os comerciantes terão a máquina de QR Code, mas você também pode começar a popularizar isso e facilitar a sua vida, mas também dos empresários e lojistas. Lembrando que como é uma prática nova, muitos lojistas até oferecem descontos para atrair as pessoas.

 

 

 

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…