6 motivos para optar pelo cartão de crédito

Nem sempre utilizar o cartão de débito é a melhor escolha

Anúncios

Dados do SPC apontam que pouco mais de 52 milhões de pessoas possuem cartão de crédito no país, mas, ter cartão de crédito não é a mesma coisa que usar com frequência. Muita gente opta pelo cartão para emergência e raramente gasta. Outras pessoas usam para qualquer tipo de gasto.

Não dá pra saber qual perfil é o certo, depende das responsabilidades e objetivos de cada cliente. Ainda sim, ter o cartão de crédito e utilizá-lo com uma certa frequência é o que fará ele ser realmente útil a longo prazo. Normalmente, cartão de crédito são usados para grandes compras, mas não precisa ser assim.

Basicamente, seja qualquer bandeira ou marca do seu cartão de crédito, um uso frequente e a longo prazo sempre te trará benefícios, como descontos, maior limite e outras vantagens por ser um cliente antigo e ativo, por exemplo. Por isso, preparamos algumas dicas.

São apenas seis motivos para que você sempre opte pelo cartão de crédito em algumas situações. Existem muito mais, mas os principais iremos te mostrar neste artigo. Você olhará para seu cartão de uma outra forma quando descobrir algumas vantagens que pode conquistar com o cartão de crédito.

 

1 – Acumular milhas

Quem viaja muito já sabe o quanto as milhas ajuda no plano de conhecer vários países e estados. Existem cartões que oferecem ainda mais milhas do que o normal, dependendo claro, de cada compra. Normalmente os cartões tradicionais oferecem uma milha por ponto, mas dependendo do seu perfil financeiro, você conseguirá um cartão de crédito que ofereça muito mais.

 

2 – Grandes compras

Nem sempre é vantajoso gastar uma grande quantia de dinheiro em uma compra, já que você possui um limite de crédito no cartão que te dá a opção de parcelar e economizar dinheiro vivo. Além disso, algumas lojas oferecem vantagens para o cliente que optar pelo cartão de crédito em compras.

 

3 – Segurança

Em quase nenhuma situação você vai ser passado para trás utilizando o cartão de crédito, a não ser que encontre uma máquina clonada ou algo do tipo. É muito seguro pagar no crédito e até mesmo para o empresário é uma vantagem, já que ele recebe o dinheiro na hora ainda que seja uma compra parcelada.

Por isso que quando existe atraso de fatura, quem cobra a gente é a administradora do cartão de crédito ou o próprio banco. Muitos comerciantes até preferem essa modalidade do que outras justamente por causa da certeza de que irá receber o dinheiro de uma forma ou de outra.

 

4 – Poder de compra

Muitas empresas ou comércios que oferecem alguns serviços preferem a certeza do pagamento com cartão de crédito. Por isso, só vendem mediante pagamento em cartão de crédito, funciona como uma espécie de calção. Um exemplo são as locadoras de carro, que só liberam veículos através do pagamento com cartão. Uma parte sempre é devolvida no fim do uso.

 

5 – Outros benefícios

Cada compra nunca é em vão. Isso porque ainda que você não esteja interessado em milhas, com certeza seria interessante acumular pontos para trocar por objetos, como eletrodomésticos. Quem usa o cartão com frequência já faz planejamentos de compras pensando nesses gastos, que são também muito seguros.

Os benefícios variam de cartão de crédito para cartão de crédito, por isso você precisa pesquisar muito antes de escolher a bandeira e o banco ou fintech que irá te oferecer esse cartão de crédito, principalmente se eles dão mais que tiram. Quando dissemos isso, é porque muitos cartões a abusam nas taxas, o que não é interessante para o consumidor.

 

6 – Pagamento que cabe no bolso

Ainda que muita gente se enrole no cartão de crédito, não é um “bicho de sete cabeças” utilizar essa modalidade. Grande parte dos cartões oferecem um prazo até maior do que 30 dias para pagamento da fatura, outras oferecem parcelamentos bons para que você não se enrole.

Só que para esse pagamento realmente caber no bolso, o usuário precisa saber do seu limite. Não só de crédito, mas o financeiro mesmo! Isso porque muitas pessoas acreditam que cartão de crédito é uma renda extra e gastam muito mais do que podem pagar mensalmente, compromentendo a renda para isso, o que é muito triste.

 

 

É preciso cuidado!

Uma das dívidas que mais persegue o consumidor brasileiro é a do cartão de crédito, porque quando a gente percebe, ela já está muito grande, ocupando parte do nosso orçamento. Quanto mais atrasamos, mais os juros são extremamente abusivos e nos penduram por um bom tempo.

Optar pelo cartão de crédito em algumas situações é muito eficaz, porém, em outras, nem tanto. Um exemplo são as pequenas compras. Quem gasta dessa forma, quase todo dia com pequenas compras, quando a fatura chega, toma aquele susto! Isso porque principalmente quem tem pouco tempo de cartão de crédito não tem noção e gastos.

Então, nossa dica é escolher o cartão de crédito sim, mas observar e pensar muito antes de tomar qualquer decisão de compra. É importante ter claro na mente que a conta sempre chega, independente se você pode pagar ou não. Tenha cuidado e cautela com esse tipo de gasto!

 

Como escolher o melhor cartão de crédito?

Nossa dica é que sua prioridade seja um cartão de crédito que cobre poucas taxas, ou nem cobre, por exemplo, a anuidade e taxas de manutenção. Escolha também aqueles que sejam “mais jovens”, ou seja, os cartões de crédito oferecido pelas fintechs, como Nubank, Digio, etc.

Esses cartões de crédito, normalmente, serão mais acessíveis e também cobrarão menos taxas do que os de grandes bancos, porque eles querem, justamente, mais clientes. Para quem está no primeiro cartão de crédito, optar por esses é um ótimo início da sua vida financeira.

Caso você não sinta confiança, então escolha os bancos privados, com Bradesco ou Itaú, porque também não irão abusar de você nas taxas. Podem até cobrar algumas, mas não te trará surpresas.

 

 

Patrocinados:

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo