Quais as implicações e consequência de ter o nome sujo?

Publicidade

Infelizmente, o nome sujo é algo muito comum para a grande maioria dos brasileiros. Porém, mesmo com o número de negativados sendo altíssimo, ainda há diversas dúvidas em relação às suas reais consequências.

Possuir o nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC ou o SERASA, pode acarretar uma série de empecilhos para o consumidor. Por isso que, a fim de evitar essas complicações, é fundamental obter o conhecimento necessário sobre este assunto.

Publicidade
Publicidade

Dessa maneira, neste artigo, iremos mostrar todas as consequências que um nome negativado pode trazer para você e como essa situação pode ser revertida de forma prática e efetiva.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
       

Quais as implicações e consequências de ter o nome sujo?

nome sujo
O que acontece se você ficar com o nome sujo?

Por que ocorre a negativação do nome?

O CPF ou CNPJ fica negativado quando um dever financeiro não é pago no prazo estipulado. Após esse atraso, os credores passam a incluir o nome da pessoa ou instituição devedora para o cadastro de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito.

Publicidade

Após o seu nome ter se “sujo”, o devedor ficará cadastrado no órgão de proteção ao crédito até que o valor seja devidamente quitado. Essa informação fica, inclusive, disponível para consulta no mercado.

Dessa maneira, outras pessoas ou empresas podem conferir a sua situação pelas informações do SERASA ou no SPC, identificando quais dívidas estão em aberto e se possui alguma irregularidade.

Consequências do nome sujo

1. Maior dificuldade para conseguir um crediário

Uma das principais consequências do nome negativado é a dificuldade em adquirir crédito aprovado. Propostas de crediários, cartões de crédito, empréstimos e finanças provavelmente serão rejeitadas.

2. Diminuição do Serasa Score

A pontuação do Serasa Score implica diretamente na aprovação de financiamentos, empréstimos, cartões, entre outros.

Por isso, caso você esteja nessa situação, a dica é procurar renegociar a dívida o mais rapidamente possível, para que sua pontuação possa subir de novo.

Veja também:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
       

3. Dificuldade para empresas

Empresas com restrições no CNPJ podem encontrar diversas restrições ao fazerem compras a longo prazo, ou até mesmo na hora de arrendar um imóvel.

4. Outras opções suspensas

Além da dificuldade em conseguir novas opções de créditos, é muito comum os bancos suspenderem o cheque especial, bem como o recebimento do talão de cheques.

Como limpar o nome?

Para que um nome saia dos órgãos de proteção ao crédito, é preciso que a dívida seja quitada. Por isso, é fundamental o contato com um credor para que o pagamento seja devidamente negociado e pago.

Busque negociar as dívidas em aberto. Em alguns casos, o parcelamento é uma boa maneira de aliviar as pendências financeiras. A partir do pagamento da primeira parcela, o nome já será retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

Evitando o nome sujo

Obter o nome negativado é uma péssima experiência para qualquer indivíduo. Por isso, organizar as suas finanças e possuir controle de suas dívidas sempre será a melhor maneira de encarar atrasos e consequências financeiras.

Você pode conferir se o seu nome está sujo clicando aqui.

Então, gostou de saber mais sobre as implicações do nome sujo? Aproveite para ler outros artigos em nosso blog e não deixe de escrever a sua opinião nos comentários abaixo.