Saiba como emitir e consultar seu CPF online e grátis

Publicidade

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) se tornou um documento obrigatório desde 1968, após o Decreto-Lei 401 de 30 de dezembro. Todo cidadão, que more ou não no país, é obrigatório portar o número do cadastro em seus documentos e ele guarda muitas informações sobre você, que você pode saber ao consultar seu CPF online e grátis.

Como é um documento indispensável, saber o CPF é fundamental para muitas atividades, seja ela fazer uma compra online ou emitir a sua carteira de trabalho para ingressar no mercado de trabalho.

Publicidade

Quer saber um pouco mais sobre o CPF, como emitir esse tipo de documento e como consultar o seu cadastro online e grátis, caso necessite? Então acompanhe nosso artigo.

Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Como fazer o seu CPF e consultar o seu status online e grátis

O CPF diz respeito a um tipo de cadastro existente no país com o objetivo de manter o controle das pessoas físicas de nacionalidade brasileira.  Esse cadastro é uma forma de organização interna do país, e o órgão responsável pela emissão dos CPFs é a Receita Federal do Brasil.

Publicidade

Como há milhares de pessoas em um único território, é imprescindível que haja um controle por meio de números de registros, pois muitas dessas pessoas possuem o mesmo nome. Por essa razão, o registro é organizado por meio de 11 dígitos, e essa sequência de números te representará por toda a vida.

Como já mencionado, o CPF começou a ser vigente em 1968, após o CIC deixar de existir. Com a aprovação do Decreto-Lei 401, o cadastro tornou-se obrigatório a todas pessoas acima de 12 anos.

Atualmente, os pais providenciam a emissão do CPF dos seus filhos ainda bebês, o que é possível.

Publicidade

Sabe-se que o documento é um tipo de controle, então entende-se que o mesmo serve para diversas atividades, como o monitoramento no país, ou seja, é por meio do CPF que o governo identifica a ausência de declaração de renda, por exemplo, e também é por ele que empresas conseguem saber se você é um bom pagador ou não.

Como emitir o CPF?

Agora que já falamos da importância do CPF, tanto para o cidadão quanto para os órgãos governamentais, vamos compreender como emitir esse documento.

Sabendo que é um cadastro obrigatório a todos e qualquer cidadão brasileiro, você precisa emiti-lo, e para isso é necessários alguns outros documentos e etapas, confira abaixo:

Publicidade

Para pessoas menores de 18 anos

Os documentos necessários para emissão do CPF são:

  • RG (RNE, no caso de estrangeiros) ou Certidão de nascimento;
  • Documentos do responsável (RG ou CPF);
  • Título de eleitor (se houver)
  • Documentos que comprove a tutela (caso necessário)

Para pessoas maiores de 18 anos

Nesse caso, os documentos necessários para realizar o cadastro são:

  • RG (ou RNE);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Título de eleitor.

Como cadastrar o CPF?

Primeiramente é preciso recolher todos os documentos listados acima. Posteriormente, você pode se dirigir a algum órgão governamental para que atendentes responsáveis façam seu cadastro junto a Receita Federal e emitam seu CPF.

Outra forma de emitir um novo CPF é acessando o site da Receita Federal do Brasil. Além do serviço online ser rápido e gratuito, o site tem explicações sobre todas as etapas do cadastro. No momento que concluir o processo, o número de inscrição será gerado para impressão.

Como consultar seu CPF online e grátis

Como vimos ao longo do artigo, a utilização do CPF é fundamental para que a Receita Federal consiga monitorar a renda do país.  A inserção do CPF em notas fiscais também é importante, pois evita a sonegação de impostos pelas empresas, sem falar nas vantagens oferecidas aos consumidores.

Se você utiliza seu CPF em todas atividades, e tem dúvida que como anda seu nome e cadastro no mercado, preste atenção nesse passo a passo e saiba como consultar seu CPF online e grátis.

Passo a passo para consultar seu CPF online e grátis

O primeiro passo é acessar o site do Serasa Consumidor e se cadastrar na página.

Para o cadastro são necessários documentos e informações pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento, telefone, e-mail e nome da mãe. Para concluir o cadastro, o site solicitará uma senha de pelo menos 8 caracteres, contendo letras minúsculas e maiúscula, números e caracteres especiais (@#/>).

Após finalizar, é preciso acessar o e-mail que você disponibilizou no cadastro, e confirmar a sua solicitação.

Pronto! Seu cadastro estará concluído. A partir desse momento você poderá consultar seu CPF de forma online e gratuita, observando suas vantagens ou possíveis fraudes e dívidas que foram feitas em seu nome no mercado.

CPF na nota fiscal – importante ou desnecessário?

Em muitos casos quando estamos em lojas ou mercados evitamos colocar o CPF na nota fiscal, não é mesmo? Normalmente a corriqueira frase “não precisa, muito obrigada” é dita aos atendentes.

Apesar disso, você sabe a importância do CPF na nota fiscal?

De certa forma, o CPF na nota fiscal faz com que a Receita Federal tenha controle das declarações de renda, e consequentemente, evita sonegação de imposto, pois ao colocar o número, o imposto ICMS referente a compra ou venda é recolhido pelo órgão responsável.

Além disso, a inserção do número do documento em momentos de compras trazem benefícios aos consumidores.

Em muitos estados do país foram criados programas que possibilitam descontos em tributos, assim como oportunizam a concorrência por prêmios, ou até mesmo retorno em dinheiro ao cadastrado.

Para ter direito a essas vantagens é preciso se cadastrar no site do programa de benefícios do seu Estado.

A partir do momento que fizer o cadastro, não esqueça de colocar seu CPF em notas fiscais, pois todas essas notas darão direito a concorrer aos prêmios e vantagens disponíveis no site.

Quer mais conteúdo? 

Deixe um comentário