Quer investir? Saiba como fugir de golpes

Investir tem se tornado a escolha de muita gente nos últimos anos, mas, infelizmente golpistas se aproveitam disso

Anúncios

Com a tecnologia e a facilitação de acesso, muita gente decidiu entrar para o mundo dos investimentos financeiros. Não só aqueles oferecidos por bancos, mas também várias corretoras disponibilizam opções que se encaixam em cada perfil, desde iniciantes até os mais experientes nessas transações.

Um exemplo de investimento acessível é a bolsa de valores. Por mais que pareça distante, pessoas simples passaram a viver desses rendimentos pelo simples fato de estudar mais sobre o assunto e se preparar para isso, tornando esse tipo de risco sua renda mensal. Outros tipos também existem, como fundos imobiliários, aplicações de renda fixa e etc.

Anúncios
Anúncios

Claro que você pode ser mais básico e entrar em outros tipos de investimento, que nem são chamados disso, como as vendas pela internet. Plataformas como a Hotmart não pedem um valor inicial, mas para se tornar um afiliado lucrativo, você precisa gastar com conhecimento e divulgação.

CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO CAIXA SIMPLES

*Você permanecerá neste mesmo site

Só que sem orientação ou estudo, você pode acabar entrando em ciladas, como os golpes financeiros. Uma pesquisa divulgada pelo G1 aponta que 11% dos brasileiros já caíram em golpes relacionados aos mais diversos tipos de investimento, sejam pirâmides ou promessas infundadas de conhecidos.

Se está pensando em entrar para o mundo de investimentos, você precisa se preparar para os riscos, só que perder dinheiro é normal. O que não é comum é perder esse valor por causa de golpes. Preparamos esse artigo pensando em pessoas que pretendem ingressar nesta área, mas que precisa fugir dos golpes e aplicar bem aquela grana que juntou há anos.

 

Anúncios
Anúncios

Como começar a investir?

Antes de tudo, você precisa ter dinheiro. Existem corretoras que sugerem investimentos até cpm R$ 30,00, o que permite o acesso de muita gente que não tem muita grana, mas um bom histórico financeiro. Para começar, pesquise muito boas corretoras que se encaixam no seu perfil.

Para saber se é ou não uma boa empresa, procure por dicas na internet e vídeos de pessoas que deram certo escolhendo aquela corretora. Caso queira investir por conta própria, ainda sim precisa pesquisar muito para ter a segurança necessária. Então, antes de tudo, estude muito.

Não estamos falando de faculdade. Você tem a internet em suas mãos, então use o Google e leia tudo que puder sobre o assunto para não ser passado para trás. Assim, escolha o investimento e mergulhe de cabeça.

 

Quais as principais maneiras de cair em golpes?

Até mesmo empresas idôneas podem te fazer perder dinheiro. Quando se lida com investimentos, um mínimo erro pode fazer todos os planos irem por água abaixo, ainda que não envolve desonestidade. Por isso, separamos as principais maneiras que alguém usa para aplicar negociações falsas, de acordo com CNDL, SPC Brasil e Sebrae.

 

Pirâmide

Segundo essas instituições, na maioria das vezes, o esquema de pirâmide será a escolha dos golpistas para levar seu dinheiro. Há alguns anos, muita gente acabou até ganhando dinheiro com o Telexfree, você lembra? Só que no fim das contas, era um esquema de pirâmide, o que é crime.

Para ter certeza que é uma pirâmide, você precisa identificar alguns pontos: se uma empresa, ou representante chega e te oferece uma espécie de investimento, onde para ganhar você precisa investir um valor e ainda convidar várias pessoas. Quanto mais gente, mais você cresce na pirâmide.

Só que nem sempre esses esquemas irão envolver só dinheiro. Até mesmo produtos podem ser vendidos em esquema de pirâmides, quanto mais gente você indica para vender aquele produto, será da mesma forma.

 

Golpe de seguradoras

Nesta modalidade, o golpista pede pagamentos de taxas e juros daquele investimento, onde depois você receberá uma quantia. Normalmente, esse golpista já fraudou a seguradora e agora quer levar você para o mesmo problema. Para identificar, quando receber a proposta, pesquise a procedência.

As pessoas vão te acessar por telefone ou até mesmo redes sociais com propostas incríveis de ganho fácil. Pegue o nome da empresa, tudo o que tiver de informação e pesquise a fundo. Logo perceberá que é um golpe.

 

Ações

Ainda baseado na pesquisa, o que as pessoas costumam cair em terceiro lugar são ações fraudulentas. Esses golpes, infelizmente, estão fazendo cada vez mais pessoas caírem justamente por causa do boom de investir no mercado de ações. Os golpistas até abrem empresas, constroem uma reputação e começam a aplicar os golpes.

Normalmente, são as empresas golpistas que procuram pelo cliente. Aí já é importante observar: dificilmente uma corretora idônea iria procurar clientes dessa forma, o máximo que eles fazem para retenção é fazer propagandas e divulgações em meios de comunicação.

Se gostou da proposta, pesquise tudo que puder sobre a empresa e peça um tempo para pensar. Se não, já dispense e procure locais que já são conhecidos e confiáveis para investir no mercado de ações.

 

 

Fundos antigos

Pessoas que estão precisando muito de grana costumam cair neste golpe, porque, fragilizadas, tratam esse tipo de situação como a luz no fim do túnel. Esses “fundos que você não sabia que tinha” sempre aparecem, seja por telefone ou por outro meio. O golpista vai te pedir pagamento de taxas e despesas para liberar um certo fundo que você não sabia que tinha, ou que aquele parente morto pagou sem você saber.

Para realizar o saque que você não sabia que tinha direito, a vítima deposita uma grande quantia em dinheiro, aguardando, claro, receber muito mais por isso. Depois disso o golpista some e você descobre que não tinha nada por direito.

Escapar disso é muito fácil, porque dificilmente uma quantia grande estará perdida, ou algum parente seu terá pago sem o seu conhecimento. Esses fundos não existem e as propostas são para você cair em um golpe horrível.

 

Então, como não cair em golpes?

Dizendo não para propostas muito simplistas. Desconfie e estude sempre para não ficar refém de nenhum golpe, principalmente se chegar por telefone, ou qualquer outro meio de acesso a você.

 

 

 

Anúncios
Rolar para cima