6 motivos para pagar as contas antes do vencimento

É difícil, mas pagar os boletos com antecedência pode gerar economia

Anúncios

A maioria das pessoas paga mais de um boleto por mês, ainda que viva sozinho ou tenha outras pessoas como dependentes financeiramente. Normalmente, corremos para pagar, pelo menos na data de vencimento e fugir assim, dos juros e também de dívidas indesejadas que inviabilizam nosso nome.

Já existem pessoas que tornam o pagamento das contas uma religião, ou seja, rotineiramente, assim que o pagamento ou alguma renda está acessível, os boletos são as prioridades, principalmente aqueles que oferecem descontos para pagamentos á vista ou antes da data.

Quem costuma fazer isso com frequência, dar desconto para pagamentos antes do prazo são as universidades particulares. A mensalidade custa um valor determinado, mas pagando antes o estudante consegue um desconto muito grande, o que ao fim do curso fará diferença.

Coloque na ponta do lápis quantas vezes você esqueceu de pagar uma conta por pura displicência? Podem ter te cobrado um juros pequeno, mas se isso já é rotina você já está pagando tantos juros que não vale mais a pena. Organização é importante, assim como o planejamento.

________________
________________

É com ele que adquirimos ferramentas para economizar, pouco a pouco. Através e um bom planejamento, conseguimos, por exemplo, definir datas para nossas contas que condizem com as datas de pagamento. Um boa dica para aprender a deixar tudo nos conformes, é definir datas que sejam próximas da data do seus rendimentos.

Separamos alguns motivos para você perceber a importância de pagar as contas antes da data do vencimento, as vantagens e como adotar essa prática. É importante observar quais empresas oferecem o desconto a vista ou de pagamento antecipado.

 

1 – Melhorar seu Score

Se você não sabe o que é score, acesse este link que vai te explicar tudo sobre esses pontinhos “sagrados”. Quando essa pontuação está alta, o cliente pode ter o mundo em suas mãos (brincadeira!), mas o acesso a objetivos financeiros é muito mais facilitado, principalmente relacionado a investimentos e pedidos de cartões de crédito.
Quando você paga o boleto com antecedência, e seu nome permanece sempre limpo, existe a pontuação do score. Só que quem paga antes da data do vencimento, como orientamos aqui, cresce cada vez mais no ranking, podendo pleitear muitas coisas no futuro através da boa pontuação, como facilitação de abertura de contas, crediário, pedidos de cartão, investimentos e financiamentos.

 

2 – Economia de dinheiro

Muitas empresas incentivam a prática de pagar boletos e parcelas antes do vencimento através de descontos ou vantagens para os clientes. Se você é cliente do cartão de crédito e conta digital Nubank, consegue um bom desconto em pagamento antecipado de parcelas, ainda que a fatura não esteja fechada.

Entenda melhor neste link. A taxa de desconto varia diariamente, mas você pode antecipar até 9 parcelas da sua fatura com desconto no final. Então, é preciso ficar sempre de olho no aplicativo para conseguir boas vantagens e antecipar o pagamento de algumas compras feitas e liberar o limite consequentemente.

 

3 – Libere limites mais cedo

Se você é usuário de cartão de crédito, sabe da importância de ter sempre um bom limite de crédito disponível. Quanto mais gastamos, mais vamos perdendo o valor total. Quem já é acostumado, já aguarda a data de fechamento da fatura para comprar no dia certo e ter logo todo o valor de volta.

Só que esse cálculo pode ser melhor. Sabemos que nem todas as compras no cartão de crédito são fruto de parcelas, são compras pequenas que poderiam ter sido feitas com outros meios, até o cartão de débito. Se conseguir, separe este valor da sua fatura e pague antes da data de vencimento.Vai valer a pena.

 

4 – Não perca nenhuma chance

Ainda falando de fatura de cartão de crédito, a antecipação de parcelas te deixa sempre pronto. Digamos que existe aquela compra que você deseja muito e estava esperando o momento certo para gastar seu limite de crédito nela. Chegou a hora e você não tinha limite o suficiente.

Se tivesse pagado com antecipação, estaria sempre pronto para quando precisar do limite de crédito. Ainda que usamos o cartão porque ele tem a funcionalidade de parcela, cuide dele. Gaste com o necessário e sempre priorize a quitação.

 

5 – Tranquilidade em empréstimos

Agora a dica é para quem paga longas parcelas de empréstimo. Sabemos o quanto esse tipo de dívida nos deixa presos, por isso, algumas instituições oferecem quitações de várias parcelas por um preço menor do que estamos acostumados a pagar uma a uma. É importante agarrar essas oportunidades.

Normalmente elas aparecem para pagamentos antecipados. Por isso é importante estar organizado financeiramente, ainda que esteja pagando dívidas. A reserva de emergência existe para urgências, mas para chances boas de quitação. Quando aparecer, esteja preparado!

 

6 – Evitar endividamento

Dificilmente você verá alguém que paga de forma antecipada envolvido em dívidas, isso porque ainda que por algum motivo ele tenha entrado em um empréstimo, por exemplo, essa pessoa dará um jeito de quitar o máximo de parcelas que puder com uma certa pressa.

Sendo assim, você já aprendeu como colocar sempre suas contas em primeiro lugar. Uma outra dica é tentar liquidar o valor total de um empréstimo, por exemplo. Digamos que no fim do ano você recebeu um bônus, que é exatamente o valor devido.Compensará muito pagar o valor total do que continuar parcelando.

 

Algumas desvantagens

Como nada é perfeito, claro que existem alguns problemas em pagar tudo antes da hora. Só que esses problemas não podem ser previstos, na maioria das vezes. O maior deles, é precisar daquele dinheiro que foi usado para pagar um boleto que só vencia muito tempo depois.

Uma outra situação é utilizar mal um dinheiro que está sobrando. Ainda que tenha boletos e você pode pagar, por que não pegar aquela sobra de grana e investir? Atualmente, investir dinheiro e fazer parcerias com corretoras sem sido o boom para a vida financeira das pessoas e você pode estar perdendo tempo.Pense nisso!

 

 

 

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo