Receita Federal faz alerta para golpe na restituição do Imposto de Renda

Infelizmente golpes fazem parte da rotina do brasileiro, e é necessário ficar atento a alguns, principalmente com os que a Receita Federal faz alerta.

Anúncios

O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 (IRPF) é no dia 31 de maio. Como todos os anos, a restituição dos valores pagos a mais em impostos também será feita. Porém, é importante ter cautela, já que alguns criminosos estão se passando pelo órgão para lesar as pessoas que estão prestando contas ao Fisco.

A Receita Federal emitiu uma nota para alertar os contribuintes sobre a prática de um novo golpe. Entenda como funciona e saiba como se proteger. 

Imagem: Pixabay

Golpe da restituição do IR 2022

O novo golpe está sendo aplicado por meio do e-mail. Neste caso, os criminosos enviam mensagens se passando pela Receita Federal para convencer os contribuintes a confirmar um falso cadastro para recebimento da restituição do Imposto de Renda 2022.

Todo cuidado é pouco, afinal, esses criminosos podem ser convincentes. Para dar maior credibilidade, eles usam o logotipo da Receita Federal e o adesivo comemorativo de 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br.

O contribuinte recebe um e-mail e quando abre a mensagem se depara com um link malicioso para visualização de um falso comprovante de recebimento da restituição do IR. Os criminosos informam os dados para recebimento da restituição via Pix. Não há informações sobre o número de pessoas que receberam e-mail falso e sobre quem foi prejudicado.

Como se proteger contra esse tipo de golpe

Algumas dicas simples podem protegê-lo contra esse tipo de golpe. A primeira delas é ter cautela com esses e-mails. Sempre que receber algo do tipo, pesquise e verifique se as informações são verídicas por meio do site oficial do órgão ou outros canais oficiais do governo. 

É importante lembrar que a Receita Federal nunca envia e-mails ou alertas para os contribuintes com mensagens que possuam links para acesso de algum conteúdo. 

“Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br”, afirma a Receita Federal. 

  • O pagamento de tributos federais é sempre será feito por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF);
  • O pagamento de impostos normalmente não é feito por meio de depósitos ou transferências bancárias, a não ser que a Receita Federal mude essa situação.

Por fim, se você recebeu esse e-mail, saiba que se trata de um golpe. Exclua a mensagem e denuncie o e-mail. Se preferir, pode buscar ajuda na  Delegacia de Polícia Civil Especializada mais próxima de você para fazer uma denúncia.

Sobre a restituição do Imposto de Renda 2022

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 deve ser feita até o dia 31 de maio. Neste mesmo dia começam os pagamentos da restituição dos impostos pagos a mais durante o ano fiscal. O dinheiro poderá ser recebido via Pix. Confira abaixo as datas de pagamento de acordo com cada lote:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 29 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

A prioridade no pagamento acontece para as pessoas acima de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave, além de contribuintes que possuem como maior fonte de renda o magistério. 

Após o pagamento para o grupo prioritário, a restituição será paga de acordo com a data em que a declaração foi enviada.

Deixe seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida e até a próxima! 

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo