Saiba como funciona a perícia médica do INSS e como solicitar a sua!

Descubra neste artigo como funciona a perícia médica do INSS e saiba como fazer a sua de forma simples e prática!

Anúncios

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, é o órgão público responsável pela aposentadoria e outros benefícios de todo segurado da Previdência Social.

Isso significa que todo trabalhador contribuinte tem alguns direitos salariais garantidos caso aconteça alguma eventualidade, como doença, acidente ou até mesmo em casos de gravidez, velhice ou morte.

Porém, para que tudo aconteça de forma correta e idônea, não basta simplesmente alegar que direito e receber seu benefício de forma automática. Para algumas situações, é exigida a perícia médica do INSS.

Vamos a partir de agora explicar melhor o funcionamento desta perícia, bem como ensinar como fazer a solicitação da sua, se necessário.

O que é perícia médica do INSS?

A perícia médica do INSS é a responsável por certificar se as condições alegadas pelo segurado são verdadeiras. Ela é executada por um profissional médico do INSS que indicará se há ou não incapacidade para a continuidade do trabalho.

Essa incapacidade pode ser temporária, definitiva, parcial ou total e a partir da definição dada pelo profissional da saúde designado é que o segurado saberá se tem direito ou não aos benefícios do Instituto.

Faça como mais de 143.907 pessoas
Cadastre-se e Receba nossos conteúdos diretamente no seu E-MAIL.

As incapacidades podem dar origem a alguns tipos de benefícios, sendo eles:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • LOAS.

Cada qual tem suas características e peculiaridades, não sendo possível confundi-las de forma alguma. Para tanto, passar pela perícia médica do INSS é indispensável sempre que uma solicitação de benefício é feita.

Entenda quando a perícia médica do INSS deve ser feita

Muitas são as circunstâncias que podem levar uma pessoa a necessitar passar pela perícia médica do INSS, porém, todas referem-se à confirmação da concessão, prorrogação, interrupção ou pagamento de algum benefício.

A perícia só ocorreu após 15 dias de afastamento, sendo esses primeiros suficientemente comprovados apenas pelo atestado médico particular.

Passado esse período, se houver necessidade maior de interrupção do trabalho, o parecer do perito do INSS se faz obrigatório.

Após a perícia médica do INSS, quando comprovada a situação de incapacidade, o benefício indicado passará a ser pago de acordo com o determinado.

Como solicitar a perícia médica do INSS

A solicitação da perícia deve ser feita por você, no próprio portal do INSS. Com login devidamente feito, o segurado deve clicar em Agendar Perícia, onde irá optar por Perícia Inicial ou Perícia de Prorrogação.

Todos os dados solicitados devem ser preenchidos e, assim, será agendada a perícia. O contribuinte deverá se apresentar na data marcada munido dos seguintes documentos:

  • Documento pessoal com foto;
  • Documentos médicos originais;
  • Em caso de representação ou procuração, se faz necessário apresentar termo de curatela, de representação ou procuração legal somados aos documentos originais do interessado.

Em uma média de até 45 dias após a perícia, no próprio sistema, a resposta já deve estar disponível. Busque por Resultado de Benefício por Incapacidade para saber se seu benefício foi ou não concedido.

Os benefícios do INSS são direito de todo contribuinte. Se você se encaixa em algum dos casos previstos, não hesite na busca por seus direitos. Agende sua perícia e regularize sua situação frente ao INSS.

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo