Portal de Economia e Finanças

Saiba quais são as dicas para evitar as dívidas no cartão de crédito

0

Possuir um cartão com bom limite de crédito, pode trazer diversas facilidades no dia a dia. Porém é necessário realizar o pagamento da fatura integral e sem atrasos para evitar o acúmulo de dívidas no cartão de crédito.

Publicidade

Realizar somente o pagamento do valor mínimo da fatura pode acabar sendo muito prejudicial, já que alguns juros são cobrados e no decorrer dos meses isso pode acabar virando uma grande confusão.

Publicidade

Saber utilizar o cartão de forma saudável é muito importante para manter a tranquilidade na sua vida. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a evitar as dívidas no cartão de crédito. 

Dicas para evitar as dívidas no cartão de crédito

dívidas no cartão de crédito

Os cartões de crédito já são um dos métodos de pagamento mais utilizados no mundo e por isso é muito importante saber como utilizar este serviço da melhor forma possível. Acompanhe as nossas dicas!

Pague o valor total da fatura

Todas as operadoras dos cartões de crédito oferecem a opção de pagamento mínimo da fatura, sendo assim você irá pagar somente uma pequena parte, deixando o restante em aberto para o mês seguinte.

Mas como já foi mencionado anteriormente, esta não é uma boa opção, pois o valor que fica em aberto está sujeito a taxas de juros que em alguns casos podem ser bem altas.

Publicidade

O mais aconselhado é realizar o pagamento total e se caso não conseguir, entre em contato com a instituição financeira ou banco explicando a sua situação. 

Se for preciso negocie a sua dívida, já que assim é possível que você consiga uma taxa de juros bem mais baixa. Esse é um ótimo método para evitar as dívidas no cartão de crédito.

Utilize o cartão conforme o seu orçamento possibilita

É preciso saber qual a quantia que está disponível para gastos mensalmente, esse é um passo muito importante para manter o equilíbrio da sua vida financeira. 

Deixe algum dinheiro separado para o pagamento das contas que já são fixas, como aluguel, cartão de crédito, alimentação, gasolina e outros. Isso é fundamental para evitar as dívidas no cartão de crédito.

Tendo controle sobre o dinheiro que entra e sai da conta, fica mais fácil entender quais são os gastos desnecessários e que precisam de um corte.

Utilize o seu cartão de crédito

A taxa de utilização do cartão é a relação do limite de crédito disponibilizado pelo banco e a quantia que você utiliza todos os meses.

Manter essa taxa em dia, é muito favorável para o seu perfil financeiro, além de aumentar o número do seu score. Portanto, se precisar de um empréstimo, é bem provável que seja aprovado.

Para quem não sabe, o score é uma pontuação que está de acordo com o perfil financeiro de cada um.  Quanto mais alto for o seu score, maior será a possibilidade de obter crédito no mercado, pois você será considerado um bom pagador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.