Saiba qual a melhor maneira de utilizar o 13º salário; dicas incríveis

O final do ano está chegando e, com ele, vem o tão esperado 13º salário para os trabalhadores em carteira assinada. Assim, vão ter esse dinheiro extra, que equivale também ao valor regular do salário que recebem mensalmente.

Inclusive, muitas empresas dividem o pagamento do 13º salário em duas partes, com a segunda sendo paga, no máximo, na primeira quinzena de dezembro. Contudo, o mais importante mesmo é saber como usar.

Neste post, vamos falar um pouco sobre algumas dicas de como e onde investir o dinheiro sempre bem-vindo do final de ano. E utilizar da melhor maneira possível.

Evite gasto por impulso no 13º salário

Com o final de ano chegando e mais dinheiro na conta, devido ao 13º Salário, é até normal que muita gente tenha aquele ‘impulso’ na hora de sair gastando. No entanto, esse é o momento também de saber segurar.

Primeiramente, de acordo com muitos economistas e especialistas, o trabalhador, caso tenha alguma dívida, deve buscar pagá-la e quitar aquele valor. Assim, vai até ficar sem o dinheiro extra, mas também vai se livrar de algo que pode gerar juros altos e mais problemas no futuro.

Depois, se pagar as dívidas e sobrar algum valor, uma dica é aplicar em um fundo de investimentos ou até mesmo na caderneta de poupança. Com isso, terá algum dinheiro guardado para usar em emergências no futuro.

Outro ponto importante para se usar o 13º Salário é para pagar as contas do início do ano. Por exemplo, em janeiro, vence IPVA, IPTU e, para quem tem filhos, o material escolar e rematrícula nos colégios.

Desta maneira, esse pagamento extra poderá, sim, ter essa serventia no dia a dia. E vai evitar um endividamento do cidadão.

Época de presentes

Mas, como final de ano também é época de Natal e de presentes, também é uma oportunidade de comprar algo especial para alguém. Se tiver com as finanças em dia, sem dívidas e ainda com um saldo na conta, poderá usar parte do 13º Salário para comprar algo especial para alguém que merece muito.

Por isso, se conseguir seguir essas dicas simples, vai ter até um melhor rendimento do seu 13º salário. Logo, vai evitar sufoco e também evitar problemas financeiros em um período dos mais complicados do ano.

Então, o 13º salário, para quem tem esse direito, é sempre bem-vindo e garante uma injeção de recursos para o trabalhador.

Saiba também: Pic Pay tem novidade na taxa. Entenda tudo. 

Keila Andrade

Jornalista especializada em textos em SEO.