Saque-aniversário já começou; saiba tudo

Novo governo fala em acabar com os saques

A alternativa para milhares de trabalhadores receberem parte dos valores do FGTS todos os anos começou em 2019, quando o governo de Jair Bolsonaro tinha a intenção de que os saques feitos pelos brasileiros fosse injetado na economia. Desde então, mais de 28 milhões de brasileiros usaram o benefício.

Primeiramente, os valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço são de cada trabalhador por direito, mas há inúmeras regras para que seja acessado. Isso significa que, por exemplo, somente brasileiros que querem dar entrada em financiamentos imobiliários ou que foram demitidos sem justa causa podem sacar.

Para muitos trabalhadores, há altos valores acumulados que não podem ser acessados, e foi somente através da liberação que saques diretamente do Fundo foram permitidos, fazendo com que os valores caiam diretamente na conta bancária de cada um.

Com o anúncio da probabilidade de fim desse benefício, vamos trazer todos os detalhes sobre os saques, que começaram normalmente baseado no mês de aniversários daqueles que estão sob o regime da CLT, ou que um dia estiveram. Saiba sobre o calendário, as novidades e como realizar seu saque.

 

Saque-aniversário, como funciona?

A modalidade pode ser autorizada pelo aplicativo do FGTS, e o trabalhador pode optar pelo saque rescisão ou saque-aniversário. Assim que essa for a escolha, no início de cada mês de aniversário você receberá parte do valor do seu FGTS, sem limite definido. No próprio aplicativo é possível saber quanto cairá em conta, sempre no primeiro dia do mês de aniversário.

Quando um trabalhador opta pela modalidade, acaba perdendo alguns benefícios, como por exemplo, o saque quando há demissão sem justa, o que é direito dos trabalhadores brasileiros. O benefício é que você escolher pelo saque-aniversário e cancelar a qualquer momento, tanto em uma agência da Caixa quando pelo aplicativo do FGTS.

Para muitos casos, os depósitos serão feitos no aplicativo Caixa Tem, uma poupança digital criada pela Caixa para facilitar os saques de brasileiros que não informaram suas contas-correntes, por exemplo. É só baixar o aplicativo de mesmo nome, que é gratuito, realizar o cadastro e movimentar a conta, que funciona como qualquer outra.

 

Calendário divulgado

Como dissemos anteriormente, os saques são realizados através do mês de aniversário, portanto, cada trabalhador segue um calendário pré-estabelecido pelo governo federal, e a boa notícia, é que os saques já começaram.

 

Mês de nascimento Período de pagamento
Janeiro 2 de janeiro a 31 de março
Fevereiro 1º de fevereiro e 28 de abril
Março 1º de março a 31 de maio
Abril   3 de abril a 30 de junho
Maio 2  de maio a 31 de julho
Junho 1º de junho a 31 de agosto
Julho 3 de julho a 29 de setembro
Agosto 1º de agosto a 31 de outubro
Setembro 1º de setembro a 30 de novembro
Outubro 2 de outubro a 29 de dezembro
Novembro 1º de novembro a 31 de janeiro de 2023
Dezembro 1º de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024

 

Empréstimo do saque-aniversário

Outra modalidade segura e que ajudou financeiramente milhares de brasileiros foi o empréstimo do saque aniversário. Inicialmente, poucas instituições financeiras aderiram a modalidade e como a procura foi grande, hoje, muitos dos maiores bancos ofertam o empréstimo do saque-aniversário.

Basicamente, quem optou pelo saque-aniversário pode realizar grandes empréstimos (a depender do valor acumulado no Fundo) sem burocracia, por correspondentes bancários.  Com uma taxa de juros considerada baixa, em média de 1,79% ao mês, essa opção evita que o brasileiro coloque a mão no bolso para pagar parcelas relacionadas ao empréstimo.

Isso porque as parcelas são descontadas direto no Fundo, e as maiores fatias saem no mês do seu aniversário. Ainda sim, os valores acumulados ficam bloqueados, como garantia, até o fim do pagamento do empréstimo. O empréstimo é chamado de adiantamento de valores, e hoje é possível adiantar 5, 7 ou 10 parcelas do seu saque.

Entre as desvantagens, está a de não conseguir sacar o valor referente a demissão, já que os valores estão bloqueados e você ainda é optante do saque-aniversário. Além disso, se quiser utilizar para entrada de financiamento imobiliário, por exemplo, saiba que boa parte estará com ícone de cadeado, ou seja, bloqueado.

Os benefícios estão em não pagar parcelas com a renda mensal e o trabalhador recebe o valor completo em menos de 24 horas. Além disso, pode continuar abastecendo o Fundo com depósitos, porque os novos valores não serão considerados ao longo do processo, somente quando há parcelas sendo descontadas.

Outra vantagem é que esse empréstimo não exige nome limpo, ou seja, é a única modalidade que permite negativados tendo acesso a grandes valores sem análise ou qualquer preocupação, sendo uma alternativa para aqueles que querem sair das dívidas e realizar sonhos sem complicação.

 

O fim do saque-aniversário

Com um novo governo instalado, iniciou-se a discussão sobre vários assuntos colocados em pauta pelo antigo governo, entre eles, o saque-aniversário, lançado pela gestão anterior. O novo Ministro do Trabalho informou que deve suspender os saques, mas não trouxe prazos ou alternativas para quem é usuário.

Aos principais órgãos de imprensa, o Ministro Luiz Marinho confirmou que irá propor ao presidente Lula a suspensão do saque-aniversário, para, principalmente, manter o Fundo que para ele, seria uma espécie de poupança dos brasileiros. Destaca-se que para a antiga gestão, o saque se tornou uma alternativa para melhorar a economia e girar mais dinheiro no país.

A orientação de especialistas é que os que já podem sacar realizem a operação, já que não há informações sobre quando o saque será cancelado. Ainda que seja especulação, se caso a presidência da república autorizar o pedido, os trabalhadores terão poucos dias para retirar os dinheiros das contas.

Será preciso, também, trazer alternativas para os que já estão no calendário, mas que podem sofrer sem os saques, ou seja, aqueles que tem data de nascimento mais ao fim do ano. Continue de olho nas nossas notícias e aguarde atualizações sobre esse tema polêmico.

Aguarde…

CAIXA TEM - INFORMAÇÕES: