Saque triplo do PIS – Veja se você tem direito

Confira nesse artigo todos os detalhes sobre o saque triplo do PIS e descubra se você pode receber este valor!

Anúncios

O PIS e o Pasep são benefícios sociais pagos a trabalhadores formais e a servidores públicos. São direitos que estão ligados a tempo de serviço. Recentemente, muito se tem falado do saque triplo do PIS. Mas, diversas dúvidas ainda existem envolvendo esse assunto.

O saque triplo do PIS é um valor pago que segue critérios para liberação. E nem todos os trabalhadores sabem se possuem direito ou não.

Se você é uma deles, então acompanhe esse artigo e confira mais detalhes sobre o PIS e como irá funcionar o saque triplo do PIS.

Veja também:

Como vai acontecer o saque triplo do PIS?

O saque triplo do PIS se refere aqueles valores que o trabalhador não sacou em 2020 e 2019. Desse modo, estes serão adicionados ao valor referente ao PIS 2022, se tornando um pagamento triplo. Basicamente, o saque triplo será concedido para aquelas pessoas que não quiseram ou então não sabiam que podiam sacar no período citado.

Além disso, o Banco Caixa Econômica, fez a liberação de saques de anos passados, valores referentes a 1970 e 1988. Assim, quem tem direito a saque neste período, pode retirar agora em 2022.

Como realizar o saque triplo do PIS?

As pessoas que atendem aos requisitos podem receber os valores do saque triplo. Mas, para isso, é necessário providenciar a requisição formal do pagamento para emissão do benefício. O pedido pode ser feito de 2 formas:

  • Presencialmente, no Ministério do Trabalho ou agências da Caixa Econômica;
  • Através do e-mail, mandando uma mensagem para o seguinte endereço: [email protected] Onde o “uf” deve ser substituído pela sigla do estado em que você reside.

Para fazer a solicitação você precisa ter os seguintes documentos com você:

  • CNH ou RG;
  • Comprovante de endereço;
  • CPF.

Quando irá acontecer o saque triplo do PIS?

Os valores referentes ao saque do PIS no período de 1970 a 1988, 2019 e 2020, podem ser sacados neste ano de 2022. Enquanto isso, o valor referente a 2021, por conta da Pandemia, só será pago em 2023.

O saque pode ser feito até o dia 29 do último mês de 2022, sendo que o período de solicitação para resgate é o mesmo. No entanto, o valor do PIS referente a 2022, pode ser requisitado até março.

Como fazer a consulta e saque triplo do PIS?

A consulta pode ser realizada através de dois canais: no telefone ou então por meio do app da carteira de trabalho.

  • O telefone de consulta do PIS triplo é o número 158;
  • O app da carteira de trabalho pode ser baixado na loja de apps do seu smartphone e está disponível para IOS ou então Android.

Requisitos

O saque triplo não está disponível para todos os trabalhadores. Sendo assim, é importante conhecer os critérios que habilitam o saque.

A princípio, os requisitos para receber os valores de 2022 são:

  • Ter cadastro de ao menos 5 anos na base de dados do PIS/Pasep;
  • Possuir carteira assinada de ao menos 30 dias no ano anterior a liberação do benefício;
  • Não ter recebido salários que sejam superiores a 2 salários-mínimos vigentes;
  • Estar com todos os dados do e-Social preenchidos corretamente.

Esses critérios também servem para a concessão dos benefícios que não foram sacados nos períodos anteriores.

Portanto, agora que já compreende o que compõe o saque triplo do PIS os critérios para liberação e como consultar os valores, veja se há saques disponíveis para você e faça a solicitação.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…