Segundo lote do PIS/Pasep: veja quem pode receber

Beneficiários tem até o dia 28 de dezembro para receber o dinheiro.

O governo federal liberou nesta última semana o pagamento do segundo lote do abono do PIS/Pasep para os trabalhadores. Desta maneira, essas pessoas terão até o próximo dia 28 de dezembro para conseguirem retirar o valor.

No entanto, desde o dia 15 de março, milhares de trabalhadores deste segundo lote já começaram a sacar o dinheiro do PIS/Pasep. Além de ser um importante abono para essas pessoas, também ajuda a movimentar o comércio no dia a dia.

Quem tem direito ao segundo lote do PIS/PASEP?

Primeiramente, é importante lembrar que, neste segundo lote de saque do PIS/Pasep, não são todos os brasileiros que terão esse direito. Isso porque o governo paga o valor de forma escalonada e, desta maneira, existem datas específicas para cada um dos grupos.

Por exemplo, o PIS/Pasep liberado no dia 15 de março, se destina a um grupo específico. Desta maneira, no caso do PIS, vale para os trabalhadores que nasceram também no mês de março e abril.

Por sua vez, no caso do Pasep, vale para os trabalhadores que têm o número de inscrição com final 1. Os demais trabalhadores que têm direito ao benefício, podem sacar nos próximos meses, de acordo com o calendário que será divulgado pelo governo federal.

ANÚNCIOS

Agora, o próximo lote de pagamento de PIS/Pasep está previsto para abril, a partir do dia 17. Assim, como no lote atual, o prazo para sacar o dinheiro é até o dia 28 de dezembro.

Números do abono

Atualmente, de acordo com dados divulgados pelo governo federal, são 3,7 milhões de brasileiros que terão direito a sacar dinheiro neste segundo lote, o que dá mais de R$ 3 bilhões no total.

Mas, se for considerar todos os brasileiros com direito a receber PIS/PASEP, são mais de 22 milhões. Contudo, vale lembrar que há uma diferença entre PIS e PASEP.

ANÚNCIOS

Isso porque o PIS é destinado apenas aos trabalhadores da iniciativa privada. Por sua vez, o Pasep é voltado para os trabalhadores do serviço púbico. No entanto, a ideia do programa é a mesma e os valores também são os mesmos para essa essas pessoas.

Por fim, para receber o abono, tem que seguir algumas regras do governo. Primeiramente, precisa ter trabalhando com carteira assinada por ao menos cinco anos. Então, vai receber o valor proporcional ao ano anterior trabalhando, embora atualmente se esteja pagando o abono de 2021.

E, para ter direito, tem que ter trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada naquele ano. E o valor médio do salário tem que ser de, no máximo, dois salários mínimos vigentes. Então, mesmo que tenha ganho mais que isso em determinado mês do ano, vai receber o PIS/PASEP se a média geral não tiver chegar a isso.

Saiba mais: Caixa suspende consignado. Veja as alternativas de empréstimos.