Suporte FGTS: Telefone e central de atendimento, saiba como funciona!

Muitas pessoas precisam tirar dúvidas sobre o seu FGTS e não sabem por onde o suporte acontece, pois a Caixa Econômica Federal dispõe de diversas ferramentas de contato.

Anúncios

Pensando em você, trouxemos esse texto com os principais canais de atendimento da Caixa para que você consiga tirar todas as suas dúvidas referente ao seu FGTS. Confira:

Conheça os principais canais de atendimento da Caixa e o suporte FGTS

Suporte FGTS
Saiba como conseguir o suporte do FGTS e tirar todas as suas dúvidas!

Canais Digitais

Como cada vez mais as pessoas desejam realizar as coisas através dos meios digitais, é importante você saber que a Caixa disponibiliza alguns meios para tirar dúvidas e realizar solicitações.

Aplicativos

A Caixa oferta diversos serviços do Governo Federal, então ela possui uma grande lista de apps que podem te ajudar nas mais variadas horas, clique aqui para conferir.

Um dos apps é justamente o do FGTS, que foi criado com o objetivo de tornar a vida do trabalhador mais fácil, sem precisar recorrer as agências para tudo.

Através do app é possível realizar a solicitação de saque, indicar a conta do banco em que você deseja receber o valor, fazer upload de documentos necessários e ainda realizar o acompanhamento de cada uma das etapas do processo.

Para ter acesso a esse aplicativo é necessário que o trabalhador tenha um celular Android, pois ele está disponível para esse sistema de maneira gratuita.

Internet Banking

Outra maneira de conferir como anda a sua conta da Caixa Econômica Federal é através do Internet Banking, ou seja, o seu banco na internet que fica aberto 24 horas por dia e você pode acessá-lo de qualquer lugar do mundo.

Através do site será possível realizar consultas, pagamentos, transferências, investimentos, simulações de financiamentos, empréstimos, suporte FGTS e diversas outras atividades.

Ele é responsável por trazer comodidade, segurança, acessibilidade e praticidade na vida de seus clientes.

Pontos de atendimento Caixa

Se você preferir tirar as suas dúvidas referente ao seu FGTS através dos pontos de atendimento presenciais da Caixa, porém não sabe qual é o mais próximo de você, nós temos uma solução.

É possível você encontrar a agência mais próxima de sua casa clicando aqui, você deverá apenas identificar qual tipo de atendimento deseja, o estado em que mora e a cidade.

Saiba que todas as agências da Caixa estão trabalhando em horário especial desde o dia 18 de agosto de 2020, sendo ele das 8h às 13h.

Conheça a rede de atendimento

Por conta de sua grande relação com o governo federal, é de suma importância que a Caixa esteja presente na maior quantidade de município do país, por isso conta com uma grande rede de atendimento.

Atualmente são:

  • Mais de 4.200 pontos de atendimento;
  • 8 mil correspondentes Caixa Aqui espalhados pelo país;
  • Existem empresas credenciadas pela Caixa que oferecem produtos e serviços 24 horas por dia;
  • A agência digital da Caixa consegue atingir todos os lugares do Brasil;
  • Possui 8 unidades caminhão que atendem por todo território nacional;
  • Possui 3 embarcações que funcionam como uma agência;
  • Canais de autoatendimento e conveniência com mais de 55 mil terminais;
  • Mais de 13 mil lotéricas.

Dúvidas frequentes sobre o FGTS

Como são definidos o valor e o índice da distribuição?

Para saber qual é o valor, é necessário multiplicar o saldo da conta existente em 31/12/2018 pelo índice de distribuição de resultado aprovado, então realizar a divisão entre o índice 100% de lucro do FGTS no ano de 2018 pelo saldo total das contas vinculadas.

O titular da conta tem outros benefícios?

Aqueles trabalhadores que possuem baixa rende são beneficiados com descontos nos financiamentos habitacionais, no momento em que desejarem adquirir a sua própria casa e no programa Pró-cotista.

Quais são os documentos necessários no caso de demissão sem justa causa?

São necessários os seguintes documentos:

  • Documento de identificação pessoal com foto;
  • Número do PIS ou Pasep ou NIS ou NIT;
  • TRCT, TQRCT/THRCT (para as rescisões formalizadas até 10/11/2017);
  • É necessário apresentar a CTPS Original juntamente com duas cópias para as recisões de contrato a partir do dia 11/11/2017;
  • Termo da audiência e conciliação na Justiça do Trabalho, que esteja homologado pelo juízo do processo, tendo o reconhecimento da dispensa sem justa causa;
  • Termo de conciliação emitido pela Comissão de Concilição Prévia;
  • Sentença do Juízo Arbitral;
  • Atas das assembleias gerais ou do Conselho de Administração.

Quem faz o depósito e qual o valor deve ser depositado?

A pessoa responsável por realizar o depósito é o empregador ou tomador de serviços, não sendo nunca de responsabilidade do trabalhador.

O valor a ser depositado mensalmente na conta do FGTS do trabalhador deve ser correspondente a 8% do salário bruto pago, no caso de contrato de Aprendizagem o percentual é reduzido para 2%.

Se a pessoa trabalhar como doméstica o recolhimento é correspondente a 11,2%, sendo 8% a título de depósito mensal e 3,2% de antecipação do recolhimento recisório.

Em hipótese alguma o empregador deve descontar do salário o valor do FGTS, pois esse é um custo que deve ser arcado pelo empregador.

Como saber se os depósitos do FGTS estão sendo feitos regularmente?

Para o trabalhador saber se os depósitos estão realizado de maneira correta existem diversas maneiras, que podem ser bem rápidas e práticas.

É possível realizar a adesão ao serviço de SMS que informa o saldo do seu FGTS, podendo ser adquirido através do site da Caixa.

Outra maneira de saber se os depósitos estão sendo realizados corretamente, é através do recebimento bimestral do extrato do FGTS que chegará no endereço do trabalhador de dois em dois meses.

Caso o empregador não esteja realizando o depósito da maneira exigida é necessário contá-lo e se não houver mudanças, entrar em contato com a Delegacia Regional do Trabalho, sendo este o órgão responsável pela fiscalização das empresas.

Agora que você já está bem informado sobre o suporte do FGTS, está na hora de compartilhar com seus amigos para que eles também descubram quais são os principais canais de atendimento da Caixa Econômica Federal!

Patrocinados:

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo