Vagas de Emprego Júnior Pleno e Sênior – Entenda a diferença!

Veja nesse artigo as diferenças entre vagas de emprego Júnior Pleno e Sênior e como funciona a remuneração nessas respectivas categorias!

Quem está buscando por vagas de emprego, certamente já ouviu falar sobre vagas de emprego Júnior Pleno e Sênior. São definições comuns dentro da maioria das empresas e servem para diferenciar o nível hierárquico.

Saber diferenciar essas três categorias é essencial para melhor traçar o perfil da vaga que você deseja. Mas você sabe o que significa exatamente cada um deles?

Fique conosco e compreenda as definições para vagas de emprego Júnior Pleno e Sênior. Boa leitura!

Veja também:

Descrição das diferenças entre vagas de emprego Júnior Pleno e Sênior

Certamente, na sua busca por um novo emprego, você já percebeu vagas que possuem dentro do anúncio o nível de senioridade.

Normalmente os níveis de senioridade são Júnior, Pleno e Sênior, e representa a maturidade profissional que o candidato apresenta. Além disso, esse tipo de classificação contribui para as empresas definirem a complexidade do cargo que está com a vaga aberta.

Para você que está em busca de um emprego é fundamental compreender qual a diferença entre vagas de emprego Júnior Pleno e Sênior. Abaixo trouxemos a classificação de cada um dos níveis de senioridade. Observe:

Júnior

Esta representa a primeira classificação entre os niveis de senioridade comuns em vagas de emprego nas grandes corporações. O profissional Júnior é o tipo que possui pouca experiência e recentemente se formou na faculdade, não passando de 5 anos da sua conclusão do curso.

Vagas com a classificação Júnior são para os profissionais que estão buscando se inserir no mercado e começar a trilhar uma carreira profissional.

É uma forma interessante de se colocar no mercado, pois geralmente os Juniores serão supervisionados por profissionais mais experientes, a fim de auxiliar esse novo profissional a construir sua carreira e autonomia.

Pleno

O Pleno é como se fosse um profissional intermediário, ele possui capacidades mais autônomas. Contudo, na hora das tomadas de decisões, ainda deve recorrer a profissionais de nível superior ao dele.

Uma classificação comum para identificar profissionais do nível Pleno, é a data de formação na faculdade, que geralmente fica entre 6 e 9 anos. Além disso, profissionais desse nível sempre contam com algum tipo de pós-graduação ou curso de MBA. O que já garante mais conhecimento na área de atuação.

Sênior

Por fim, o último nível entre as categorias de senioridade profissional é o Sênior. Trata-se do nível mais alto dentro das corporações, e se refere aos profissionais com experiência superior a 10 anos de atuação.

São profissionais que ganham mais autonomia e são capazes de tomar as decisões sozinhos, geralmente estão em posição de liderança dentro das empresas.

Emprego Júnior Pleno e Sênior – Como funciona a remuneração por nível de senioridade?

A classificação de senioridade acaba interferindo na remuneração de cada cargo. Os cargos de nível Júnior, por exemplo, são os que recebem remuneração mais baixa. Enquanto isso, o cargo de nível pleno seria um salário intermediário.

Já o cargo de nível Sênior, por sua vasta experiência, tem a remuneração mais alta, sobretudo quando comparado aos outros níveis. Assim é uma forma da empresa valorizar os profissionais com maior experiência e também uma estratégia para retenção de colaboradores.

Portanto, agora que já compreende a diferença em relação às vagas de emprego Júnior Pleno e Sênior, sem dúvida ficará mais fácil encontrar avaga que corresponda a sua experiência profissional.