Veja quem pode sacar o abono salarial em abril

Para saber a data do abono salarial considere a data de nascimento.

O abono salarial do PIS e do Pasep para abril já começa a ser pago na semana que vem, a partir do dia 17 de abril. Isso porque segue um calendário definido e pré-determinado pelo Governo Federal.

Assim, o abono salarial se torna um importante reforço de caixa para muitas famílias brasileiras, além do 13º salário, que vem no final do ano. Mas, no caso do PIS e Pasep, é sempre um valor equivalente a um salário mínimo, que determinados brasileiros recebem.

Como saber quando receber o abono salarial?

Agora, para saber quando vai receber, é importante considerar a data de nascimento. Por exemplo, quem recebe PIS e nasceu entre maio e junho, tem direito a receber esse valor agora a partir do dia 17.

Mas, no caso do Pasep, vai receber o trabalhador que tiver o número do benefício entre 0 a 3. Isso porque existe um calendário escalonado, onde cada um recebe em um determinado período do ano.

E, mesmo quem não saque o dinheiro agora, poderá fazer isso até o final do ano, no dia 28 de dezembro. Se não sacar o dinheiro antes, o valor volta para o governo e o cidadão perde o direito.

ANÚNCIOS

Além disso, o abono pago em 2023 é referente ao ano de 2021 e ainda não se sabe se, ainda este ano, vão pagar o valor de 2022. Isso porque a pandemia da Covid-19 atrasou o pagamento do PIS e Pasep para os trabalhadores, que ainda recebem com esse ‘delay’ de um ano.

Quem tem direito ao PIS E Pasep?

Primeiramente, também vale lembrar que nem todo mundo tem o direito ao PIS e Pasep. Isso porque são benefícios apenas para trabalhadores registrados em carteira a, pelo menos cinco, anos.

Além disso, só tem direito ao abono salarial quem trabalhou ao menos um mês em 2020 e que tenha um salário médio anual de até dois salários mínimos. Ou seja, mesmo que tenha eventualmente ganho mais que isso durante o ano, vai considerar a média dos 12 meses.

ANÚNCIOS

Caso contrário, os demais trabalhadores não terão direito a esse reforço de caixa, voltado a quem ganha menos. Agora em abril, são 1,4 milhão de trabalhadores que terão esse direito.

Por fim, o abono salarial do PIS e Pasep é o mesmo, com as mesmas regras. A diferença é que o PIS é voltado aos trabalhador da iniciativa privada, enquanto o Pasep é voltado ao trabalhador da rede pública.

Meta-descrição: O abono salarial do PIS e do Pasep válido para o mês de abril já começa a ser pago na semana que vem, a partir do dia 17. Isso de acordo com a tabela do governo.

Leia também: Bolsa Família. Veja o calendário de abril.