Alienação fiduciária: Veja o que é, como funciona e suas vantagens

Para quem ainda não sabe, a alienação fiduciária é uma modalidade de garantia usada em casos de financiamentos e empréstimos. Através dela, o vendedor transfere o seu bem para o credor, o que gera uma relação de confiança entre os envolvidos, oferecendo mais confiança de que o pagamento será realizado.

Esse é um modelo bem comum entre os brasileiros e se você está em busca de conseguir um financiamento ou empréstimo, com certeza já ouviu falar desse termo.

Neste artigo iremos oferecer todas as informações sobre a alienação fiduciária. Entenda o que é, como funciona, todas as suas principais vantagens e muito mais, acompanhe!

O que é alienação fiduciária?

De uma forma mais simples, podemos dizer que é uma espécie de garantia aplicável em algumas operações financeiras. Como já foi mencionado anteriormente, o devedor irá transferir o seu bem para o credor até que a quitação seja realizada.

Na alienação fiduciária quem tem a posse do bem é o devedor, podendo utilizar seu bem sempre que achar necessário. Já o credor, será o proprietário e pode tomar o bem caso o devedor não pague a sua dívida.

Um exemplo que pode ser de fácil entendimento, é quando você realiza a compra de um veículo financiado, neste caso o bem pode ser utilizado no cotidiano, mas no documento irá constar alienação em nome de alguma financeira ou banco que realizou o financiamento.

Como funciona um empréstimo com alienação fiduciária?

Os dois tipos mais comuns no mercado são os empréstimos com garantia de veículos e com garantia de imóveis, confira:

Imóvel

Essa modalidade de empréstimo é muito popular no Brasil já que as taxas de juros são bem mais acessíveis. Através dessa modalidade, é possível adquirir até mesmo 50% do imóvel que foi oferecido como garantia, com parcelas que podem chegar a 240 meses.

O que garante esse empréstimo é a alienação fiduciária. Sendo assim, é necessário realizar um registro no cartório para deixar o imóvel em nome da instituição financeira até que o pagamento seja completamente realizado.

Assim que você quitar a sua dívida com o banco, o imóvel volta para o seu nome de uma forma muito simples e rápida.

Veículo

Essa modalidade é muito parecida com o empréstimo com garantia de imóvel, a única diferença é que o seu veículo ficará como garantia até que o pagamento seja realizado.

Na maioria das vezes, todas as empresas que oferecem esse tipo de serviço fornecem até 90% do valor do veículo oferecido como garantia, o pagamento pode ser realizado em até 96 meses.

Vantagens oferecidas pela alienação fiduciária

A alienação fiduciária oferece uma série de vantagens, acompanhe:

  • O cliente pode contar com um serviço bem menos burocrático;
  • O devedor irá ficar na posse do bem até que a dívida seja devidamente quitada;
  • Juros bem mais acessíveis do que em outras operações financeiras, como é o caso dos financiamentos.
Thuanne

Redatora apaixonada pelo Marketing Digital e tudo o que este é capaz de transformar, estudante de Comunicação e desenvolvedora de conteúdo em constante processo de aprendizado.