As pequenas empresas são responsáveis por 72% dos empregos gerados no Brasil

Segundo a Agência Brasil, as pequenas empresas apresentaram um saldo positivo de 2.094.812 empregos registrados, o que representa 71,8% dos postos de trabalho criados no Brasil. 

O montante é quase três vezes maior que o das médias e grandes empresas, que contrataram 717.029 trabalhadores entre julho de 2020 e julho de 2021.

Segundo uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Ministério da Economia.

Somente em junho de 2021, as micro e pequenas empresas informaram 871.197 admissões, contra 654.801 demissões – um saldo positivo de 216.396 empregos gerados. 

Além disso, este montante representa 70% de todos os empregos no país. 

Sendo assim, as médias e grandes empresas tiveram 663.993 admissões, contra 596.048 demissões – um superávit de 67.945 postos de trabalho, 21,9% do total criado no Brasil.

Também segundo a pesquisa, os serviços – um dos segmentos mais severamente atingidos pela pandemia da COVID-19 – foi o que criou o maior número de vagas de emprego. 

Entretanto, em junho, as empresas do setor abriram 87,2 mil novos postos de trabalho.

Seguidas pelas empresas do comércio, com 63,2 mil; a indústria manufatureira, com 30,9 mil; a construção civil, com 26,4 mil; e a agricultura, com 5,9 mil.

As micro e pequenas empresas de todos os setores apresentaram um resultado positivo, ao contrário do que aconteceu com as médias e grandes empresas, que fecharam 6 mil postos na construção civil, por exemplo.

Abrir uma pequena empresa vale a pena?

pequenas empresas

As pequenas empresas têm sido uma ótima opção para as pessoas que sonham em empreender no Brasil ou que precisam de uma renda extra.

Assim como citado anteriormente, essa é uma grande oportunidade de crescimento, já que muitos pequenos empreendedores estão se rentabilizando atualmente no Brasil.

Portanto, se você deseja abrir o seu próprio negócio, este pode ser um ótimo momento para você.

Entretanto, não deixe de se preparar e planejar a sua empresa, antes de abri-la.

Crie um plano de negócio e se possível, busque o aconselhamento de um consultor financeiro para evitar possíveis problemas.

Com certeza, vale muito a pena abrir uma empresa e trabalhar para si mesmo!

Gostou do nosso artigo sobre pequenas empresas no Brasil? Aproveite e compartilhe com os seus familiares e amigos!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

 

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing, empreendedorismo e finanças. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!