Banco Central deseja substituir o uso do dinheiro físico no Brasil

Você sabia que o Banco Central tem o desejo de substituir o uso do dinheiro físico no Brasil? A ideia é que a tecnologia ganhe cada vez mais espaço e que a Moeda Digital do Banco Central seja criada. 

A ideia de substituir o uso do dinheiro físico foi anunciada recentemente em um evento feito pelo Banco Santander. De acordo com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, a equipe do Banco Central já está trabalhando na ideia e na criação da Moeda Digital.

Porém, esta não foi a única novidade anunciada nos últimos tempos. No ano passado, o Banco Central anunciou o PIX, um sistema de pagamento que revolucionou de forma intensa o sistema monetário brasileiro. 

Banco Central pensa em substituir o uso do dinheiro físico

Embora já tenha falado sobre o assunto em dezembro de 2020, o presidente do Banco Central fez uma nova menção à criação de uma moeda digital que pode acabar substituindo o dinheiro físico.

A notícia foi anunciada em uma conferência Latino Americana no Banco Santander e a ideia faz parte de um sistema de modernização, juntamente com o PIX e com o Open Banking. 

Engana-se quem pensa que a ideia é recente. De acordo com informações do Banco Central, criar uma moeda digital é um assunto que vem sendo tratado desde o ano de 2016. 

Vale lembrar que ao substituir o uso do dinheiro físico, é possível oferecer muito mais segurança aos cidadãos, assim como proporcionar um sistema mais acessível e inclusivo. 

Moeda Digital do Banco Central 

No ano de 2020, foi criado um grupo com o objetivo de estudar a criação de diversos tipos de moedas digitais que já foram criadas por outros Bancos Centrais. 

Na medida em que o estudo foi avançando, o Banco Central brasileiro chegou à conclusão de que embora boa parte das transações sejam feitas de maneira virtual, o papel moeda ainda é predominante. 

De acordo com Roberto Campos Neto, a Moeda Digital do Banco Central seria a versão digitalizada do real. Porém, a ideia não é a de fazer com que a Moeda digital substitua 100% da moeda física de uma só vez. 

O investimento em tecnologia é de suma importância para que o sistema monetário possa avançar e uma das provas disso é a chegada do PIX. Desde que o PIX chegou ao mercado, diversas transações passaram a ser feitas sem custo, a qualquer dia e em qualquer horário. 

Sistema monetário e investimento em tecnologia 

Além da criação do PIX e do anúncio da moeda digital, o Open Banking é outra novidade que foi anunciada pelo banco central. Por meio desse sistema, os dados de todos os cidadãos são compartilhados por meio de um compartilhamento de sistemas. 

Porém, para ter acesso é necessário ser uma instituição financeira regularizada e autorizada pelo Banco Central. 

Entre as vantagens do serviço, podemos citar a possibilidade de ter mais competitividade entre as instituições bancárias, além de menores taxas para os cidadãos. A segurança também é um dos diferenciais.

Thuanne

Redatora apaixonada pelo Marketing Digital e tudo o que este é capaz de transformar, estudante de Comunicação e desenvolvedora de conteúdo em constante processo de aprendizado.