Empréstimo para construir ou reformar: Entenda se realmente vale a pena
Muitas pessoas tem como maior objetivo conquistar a tão sonhada casa própria. Algumas delas preferem começar uma construção do zero ao invés de comprar um imóvel que já esteja pronto. Quem já possui a sua casa ou comprou uma pronta recentemente, o desejo de realizar uma reforma é muito grande e um empréstimo para construir ou reformar pode ser de grande ajuda.
Para construir ou realizar uma reforma, é necessário ter um orçamento bem significativo e nem todas as pessoas possuem todo o dinheiro logo no começo. Nestes casos, recorrer a um empréstimo pode ser a primeira opção, mas será que realmente vale a pena?
Neste artigo iremos fornecer todas as informações sobre o empréstimo para construir ou reformar. Saiba como geralmente funciona esse empréstimo, vantagens e desvantagens e muito mais, acompanhe!
Como funciona o empréstimo para construir ou reformar
Primeiramente, é necessário deixar bem claro que existem diversas maneiras de conseguir um empréstimo neste caso, já que é uma das formas mais procuradas no mercado. Geralmente o valor do empréstimo precisa ser mais alto e por isso existem algumas linhas que são específicas, totalmente voltadas para esse tipo de necessidade. Conheça todas as principais características:
- O tempo de pagamento deste empréstimo pode chegar até 30 anos e todo o procedimento é realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação;
- Na maioria dos casos, os bancos costumam financiar até 80% do valor total da obra ou compra de imóvel;
- O crédito fornecido pode ser utilizado para adquirir um lote ou até mesmo para levantar a casa do zero;
- O valor total do pagamento da parcela do empréstimo para construir ou reformar não pode ultrapassar 30% de toda a sua renda;
- As taxas de juros costumam variar muito de um banco para o outro. Sendo assim, o mais indicado é realizar uma simulação para decidir qual é a melhor opção.
Vantagens e desvantagens do empréstimo para construir ou reformar
Existem algumas vantagens e desvantagens de optar por este meio de pagamento, para te ajudar nesse processo saiba quais são elas:
Vantagens
Assim que você fizer um empréstimo para construir ou reformar, será mais fácil de livrar do aluguel todos os meses, além de conseguir conquistar a casa de forma bem mais rápida, sem precisar esperar a conclusão da obra de uma construtora. Mantendo o foco na reforma ou até mesmo na construção, é possível conseguir ótimas opções de pagamento.
Desvantagens
Primeiramente, é necessário ter cuidado para não tomar nenhuma decisão precipitada e acabar se envolvendo em dívidas. Também não podemos esquecer que o empréstimo para construir ou reformar também conta com taxas de juros, que podem deixar esse empréstimo um pouco mais caro.
Enfim, vale a pena solicitar este tipo de empréstimo?
Se as reformas forem realmente muito complexas, pode ser mais vantajoso adquirir um terreno e iniciar uma construção, já que o valor disponibilizado para reformas costuma ser bem menor do que para a construção.
Sendo assim, o mais indicado é ter um orçamento bem detalhado de todo o procedimento para acabar não criando uma dívida desnecessária naquele momento. No fim, não importa se é reforma ou construção, o mais importante é seguir os planos do contratante e nada pode ser melhor do que adquirir a sua casa própria! Portanto, podemos dizer que este empréstimo vale muito a pena.