Golpe da maquininha continua fazendo vítimas em entregas delivery 

Desde que a pandemia chegou, é comum que as pessoas façam pedidos de comida e itens de mercado para serem entregues em casa, por meio de aplicativos de delivery. Porém, é muito importante tomar cuidado com o golpe da maquininha.

Existem diversas fraudes que estão sendo aplicadas pelos entregadores, todas com o objetivo de ganhar dinheiro sem que o consumidor perceba. 

Em alguns casos, o golpe da maquininha é aplicado sem que o indivíduo perceba e em outros, o entregador convence o consumidor de que o pagamento não foi efetuado pelo aplicativo e que precisa receber o dinheiro. 

Golpe da maquininha: entenda e saiba se prevenir 

Esse golpe é aplicado de diversas formas nos consumidores. O golpe mais usado é referente a valores de compra incorretos. Sendo assim, ao adquirir o produto ou alimento pelo app, o cliente diz que deseja pagar na entrega. 

Porém, quando o alimento chega e ele vai pagar, o entregador coloca um valor muito superior ao preço do que foi pedido. Sem perceber, o consumidor coloca a sua senha e cai no golpe, perdendo grande quantidade de dinheiro. 

Outro golpe da maquininha que é muito usado, se refere a informações mentirosas que são passadas para o cliente. Neste caso, o entregador fala que houve erro no pagamento e que deverá receber novamente o valor. 

Acreditando no que o entregador diz e querendo resolver a situação, muitos consumidores caem neste golpe e acabam saindo no prejuízo. 

De acordo com informações divulgadas recentemente pelo Ifood, quando o pagamento é efetuado pelo Ifood, o consumidor jamais deve fazer um segundo pagamento para o entregador. Nestes casos, o ideal é recusar a compra e fazer uma denúncia pelo app. 

Para conseguir reportar a atividade suspeita ao Ifood, basta abrir o chat que fica dentro do aplicativo e informar o que aconteceu. 

Atenção ao golpe da maquininha quebrada

Outro golpe da maquininha que também é muito usado por entregadores é feito com uma máquina de cartão quebrada. 

Por meio deste golpe, o entregador vai receber o valor da entrega com uma máquina de cartão que foi propositalmente quebrada. Sendo assim, é possível colocar qualquer valor na tela, de forma que o consumidor não consegue ver quanto está sendo cobrado. 

Usuários do Ifood e da Rappi registraram este golpe, que já atingiu uma média de R$600 mil reais somente com fraudes. 

Como se prevenir de golpes 

Existem algumas formas importantes de se prevenir contra o golpe da maquininha. Veja como proceder:

  • É importante que você sempre confira o valor da maquininha antes de informar a sua senha pessoal. Assim, não corre o risco de pagar um valor que não está correto;
  • Antes de sair para pegar a entrega, verifique o valor exato que deverá ser cobrado pelo entregador;
  • Caso você tenha pago a sua compra diretamente pelo Ifood, jamais aceite pagar nada ao entregador;
  • Caso você tenha que inserir a sua senha em uma maquininha danificada, em que você não consegue ver os valores, não conclua o pedido. 
Thuanne

Redatora apaixonada pelo Marketing Digital e tudo o que este é capaz de transformar, estudante de Comunicação e desenvolvedora de conteúdo em constante processo de aprendizado.