Inscrição no CadÚnico será exigido para concessão do Auxílio Brasil

A entrada em vigor do Programa Auxílio Brasil prevista para novembro, muitos brasileiros estão querendo saber como fazer para garantir esse benefício. Se você é um deles, saiba que uma das exigências já confirmadas até o momento é a inscrição no CadÚnico.

O CadÚnico corresponde a um banco de dados do Governo criado em 2001 pelo decreto n°3887. Seu objetivo é reunir informações que possam identificar as famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza. E, a partir disso, inclui-las em programas sociais visando garantir sua subsistência.

Inclusive, esta importante ferramenta serve de apoio para o Governo implementar políticas públicas que possam melhorar cada vez mais a condição social e financeira das famílias no Brasil. Ou seja, por meio do CadÚnico é possível obter informações como:

  • Composição do núcleo familiar
  • Características do domicílio
  • Formas de acesso a serviços públicos
  • Informações sobre cada componente da família dos cadastrados

Vale lembrar que o simples cadastro no CadÚnico não viabiliza seu acesso a todos os programas sociais. Isso porque cada programa possui seus pré-requisitos. O cadastro é apenas um meio de facilitar seu acesso a esses programas, mas a garantia só é feita mediante o atendimento dos requisitos de cada benefício.

Veja também:

Como fazer a inscrição no CadÚnico?

inscrição no cadúnico

De modo geral, a inscrição no CadÚnico é feita no Cras (Centro de Referência em Assistência Social). Ou seja, quem deseja participar do Auxilio Brasil ou então de qualquer outro programa, deve se dirigir até um Cras e fazer sua inscrição no Cadastro Único.

Além disso, a pessoa que for realizar o cadastro, ficará encarregada de informar seus dados e de toda a composição familiar. Ademais, o responsável pela inscrição no CadÚnico deverá ter 16 anos ou mais e apresentar os seguintes documentos no ato da inscrição:

  • CPF ou então Título de Eleitor
  • Comprovante de endereço
  • RG, CPF, certidão de casamento (se houver), bem como a certidão de nascimento dos integrantes da família
  • Carteira de trabalho
  • RANI para indígenas ou então quilombolas

Já tenho cadastro no CadÚnico e agora?

Se por ventura você já efetuou sua inscrição no CadÚnico, então é só manter os dados atualizados. Dessa forma, se atender aos requisitos do Auxilio Brasil, seu nome será automaticamente integrado para receber este benefício.

Vale lembrar que qualquer mudança na família, como o nascimento de filhos, mudança de endereço ou trabalho, precisa de atualização junto ao CadÚnico. Do contrário, haverá o risco de ter sua inscrição cancelada.

Quem pode se inscrever?

Basicamente, pode fazer a inscrição no CadÚnico qualquer pessoa que more sozinha ou viva em situação de rua. Além disso, os outros requisitos necessários para estar apto a se inscrever neste banco de dados são:

  • Apresentar renda de até meio salário mínimo por pessoal
  • Renda familiar de até 3 salários mínimos

As famílias que possuem renda superior a 3 salários mínimos, precisam estar cadastradas em programas sociais nas 3 esferas do governo para fazer sua inscrição.

Como saber se tenho inscrição no CadÚnico?

Existem 3 meios que você pode utilizar para saber se já está inscrito no CadÚnico. São eles:

  • Pelo site acessando “Meu CadÚnico” e preenchendo o formulário;
  • Pelo app Meu CadÚnico disponível para dispositivos iOS ou então Android. Nesse caso é só baixar o app e preencher o formulário eletrônico.
  • Pelo telefone 0800 707 2003. Depois que efetuar a ligação, você deve selecionar a opção 5. A ligação é gratuita e você pode entrar em contato por esta via de segunda a sexta, das 7h às 19h e aos finais de semana das 10h às 16h.

Portanto, agora que já sabe que a inscrição no CadÚnico é uma exigência para participar do Auxílio Brasil, não perca tempo. Faça logo a sua e garanta já o seu benefício!

Karina Matos

Formada em Enfermagem e Biologia pela UFPI, atuo como redatora de conteúdo para web há mais de 10 anos, amo o que faço, sou proativa e determinada. Desenvolvo conteúdos para diferentes nichos, sempre buscando aprimorar meus conhecimentos e técnicas para superar as expectativas, pois meu lema é "Não existe obstáculos quando há Foco, Força e Fé".