Atualização do CadÚnico será necessária para receber Auxílio Brasil
Com início em Novembro e prevendo atender cerca de 16 milhões de famílias, o Auxílio Brasil é o programa que o Governo criou para substituir o Bolsa Família. Mas, para receber Auxílio Brasil, será preciso fazer a inscrição ou atualizar sua inscrição no CadÚnico. Pelo menos é o que a MP 1061/2021 exige como critério para concessão deste benefício.
Saiba mais sobre este novo programa social. E veja também o que é necessário para você receber Auxílio Brasil a partir de Novembro deste ano.
Quero receber Auxílio Brasil, como faço?
Para quem deseja receber Auxílio Brasil a partir de Novembro, é preciso fazer inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico. Além disso, a família também deve obedecer aos seguintes critérios:
- A família deve apresentar renda mensal de meio salário mínimo por pessoa
- Apresentar renda mensal total de até três salários mínimos por família
Para quem já recebe o Bolsa Família não será necessário se preocupar com estes requisitos. Isso porque elas irão migrar automaticamente para o novo programa, conforme afirmou o Ministério da Cidadania.
Como fazer a verificação do cadastro?
Através do aplicativo Meu CadÚnico é possível verificar se a família já tem cadastro. Ou então se o mesmo precisa de atualização. Este app informa se o cadastro no CadÚnico encontra-se desatualizado ou se está em processo de análise. Além disso, por meio desse app também é possível realizar impressão de comprovantes.
Você pode baixar o aplicativo pelo App Store se o seu dispositivo for iOS. Ou então pode usar Google Play Store para dispositivos Android. Se não tiver acesso a internet, não tem problema!
Basta se dirigir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento CadÚnico. E solicitar essa verificação para saber como está o status do seu cadastro.
Como se cadastrar no CadÚnico para receber Auxílio Brasil?
Se você ainda não é inscrito no CadÚnico, então precisa fazer seu cadastro para conseguir receber Auxílio Brasil. Para isso, você precisa atender aos requisitos exigidos pelo programa.
Uma vez que cumpre com todos os requisitos, um membro da sua família deve repassar as informações junto ao CRAS. Você também pode fazer seu cadastro em um posto de atendimento CadÚnico.
Quem for repassar as informações fica conhecido como Responsável pela Unidade Familiar. E deve ter menino de 16 anos, Cadastro de Pessoa Física (CPF), titulo de eleitor e ser preferencialmente mulher.
Em algumas regiões o atendimento é feito somente por agendamento. Além disso, o responsável pela unidade familiar deverá levar documento de cada membro da família. São aceitos mínimo de 1 documento por pessoa e pode ser:
- RG
- CPF
- Certidão de Nascimento
- Título de Eleitor
- Carteira de Trabalho
Nos casos de pessoas indígenas é preciso ainda apresentar o RAIN, que é o Registro Administrativo de Nascimento Indígena.
Preciso atualizar meu cadastro para receber Auxílio Brasil. Como faço?
Se você passar 4 anos sem atualizar seu cadastro no CadÚnico corre o risco de ter seu registro excluído. Assim, poderá ficar de forma do banco de dados que o Governo utiliza para distribuir benefícios sociais à população carente.
Para que isto não acontece, é importante ficar atento ao status do seu cadastro no CadÚnico. Todos os anos, o Governo Federal revisa os dados, bem como solicita que a família corrija a situação em caso de informação desatualizada.
Diferentemente da verificação que pode ser feita também pelo app, a atualização só pode ser feita no CRAS. Mudanças de telefone, endereço, renda ou outros eventos que ocasionam nascimento, adoção ou falecimento precisam ser atualizados no seu cadastro CadÚnico.
Portanto, estas são as principais informações para quem deseja participar e receber Auxilio Brasil a partir de Novembro. Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!