Seguro fiança locatícia: Tudo que você precisa saber sobre o assunto
Para quem não sabe, o seguro fiança locatícia substitui o fiador, oferecendo diversas vantagens para o proprietário do imóvel, como danos causados no imóvel, recebimento do aluguel e diversos outros encargos se o inquilino não cumprir o acordo de locação.
Para fazer a contratação é necessário comprovar uma renda mensal de até 3 vezes o valor do aluguel em questão, mas é muito comum que as seguradoras aceitem o acúmulo dos ganhos das pessoas que também moram naquela casa e não somente do responsável pelo imóvel.
Essa modalidade tem crescido muito no país nos últimos anos, já que oferece garantias mais simples e diferentes das tradicionais. Somente no ano de 2020 esse tipo de seguro já arrecadou cerca de R$800 milhões. Neste artigo iremos fornecer todas as informações sobre o seguro fiança locatícia, acompanhe!
Como funciona o seguro fiança locatícia
Esse serviço pode ser contratado para aluguéis de imóveis comerciais, residenciais e não residenciais (escritórios, consultórios).
Com o seguro fiança locatícia a necessidade um fiador é dispensada e também evita que o inquilino comprometa as suas economias para conseguir pagar os três primeiros meses de aluguel, o que acontece na maioria dos casos como garantia para o locador.
Mas é muito importante ressaltar que isso não exime o inquilino de cumprir com os seus pagamentos. A seguradora que realizou o pagamento do aluguel e outros encargos vai buscar obter um reembolso total do que foi gasto neste processo e em casos específicos a cobrança pode ser até judicial.
Vantagens oferecidas pelo seguro fiança locatícia
Neste caso, tanto a imobiliária como os inquilinos podem contar com diversas vantagens, confira:
Imobiliária
- Diversos corretores de seguros que são especializados neste ramo já realizam esse tipo de trabalho, com uma coleta dos documentos, preenchimento da ficha cadastral e envio da documentação para a seguradora, com isso a imobiliária não terá mais nenhum custo;
- Não é realizada nenhuma análise de cadastro, esse processo é responsabilidade somente da seguradora, eliminando todos os riscos da imobiliária;
- Possibilidade de obter assistência jurídica da seguradora em casos de necessidade;
- Ter certeza do recebimento do aluguel em questão, garantindo a regularidade no recebimento da taxa cobrada para administração do imóvel.
Inquilino
- Não é necessário ter um fiador;
- Evita o pagamento do caução (O pagamento adiantado de no mínimo três meses de aluguel);
- Oferece muito mais agilidade na aprovação do contrato de aluguel;
- Possibilidade de obter descontos progressivos nas renovações do seguro;
- Parcelamento do prêmio;
- Diversas seguradoras oferecem coberturas exclusivas para o inquilino, como limpeza da caixa d’ água, descontos em transportadoras para a realização da mudança, assistência 24 horas, pequenos reparos e diversos outros;
- Possibilidade de contar com a assistência jurídica da seguradora caso seja realmente necessário.
Esperamos ter ajudado com todas as nossas informações sobre o seguro fiança locatícia que vem se popularizando cada vez mais entre os brasileiros. Estamos sempre em busca de oferecer conteúdos de alta qualidade para todos os nossos leitores.