13º salário antecipado para maio; veja se o seu nome está na lista

Milhões de aposentados e pensionistas começam a se beneficiar desse valor

O 13º salário é um abono dos mais esperados pelos trabalhadores, tanto da iniciativa privada quando da iniciativa pública. Além disso, também é muito esperado pelos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Normalmente, esse benefício, garantido pela Constituição Federal, é pago em duas parcelas, no segundo semestre. Então, uma parte vem em novembro e, a outra, no início de dezembro, garantindo assim aquele dinheirinho extra para comprar os presentes de Natal.

No entanto, em 2023, alguns grupos de trabalhadores vão receber a primeira parcela do 13º terceiro antecipada, já a partir de maio, até o meio do ano. No entanto, a segunda parcela continua dentro da data prevista.

Veja se o seu nome está na lista do 13º salário antecipado

Agora, é importante também destacar que nem todos os grupos vão receber o 13º salário de forma antecipada. Isso porque esse privilégio será destinado a apenas alguns grupos de pessoas.

Na prática, serão pouco mais de 30 milhões de brasileiros beneficiados para receber o valor antecipado. Tudo porque, na última semana, o governo federal anunciou um decreto antecipando esse pagamento tão esperado.

ANÚNCIOS

Contudo, vale lembrar que esse decreto de antecipação do 13º salário vale apenas para os aposentados e pensionistas do INSS. Enquanto isso, as demais categorias seguem recebendo normalmente no final do ano.

E, com essa decisão, o governo vai gastar agora, segundo os dados divulgados oficialmente, pouco mais de R$ 62 bilhões. Na prática, era um valor que sairia apenas no final do ano originalmente.

Quantidade de beneficiados

Então, pouco mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas começam a se beneficiar desse valor antecipado, entre maio e junho. Assim, poderá antecipar também algumas despesas e, principalmente, guardar o dinheiro para aplicar e deixar rendendo em uma caderneta de poupança ou outra renda fixa.

ANÚNCIOS

Na verdade, a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas não chega a ser uma novidade. Afinal de contas, começou já em 2020, durante a pandemia da Covid-19.

Isso porque, naquele ano, se vivia uma grave crise sanitária e, também financeira. Assim, antecipar o 13º salário dos aposentados e pensionistas foi uma forma encontrada de tentar minimizar esses problemas.

Então, isso se seguiu também para os anos de 2021 e 2022, sempre através de decreto presidencial. Para 2023, ainda não existia uma garantia de que novamente haveria antecipação, o que acabou se confirmando através de decisão do presidente da República no último dia 4 de maio deste ano.

Saiba mais: Veja como ter direito a internet gratuita.