5 dicas para reduzir suas dívidas

Veja neste artigo algumas dicas essenciais para reduzir suas dívidas e ter mais grana livre para o seu dia a dia.

Contrair dívidas pode ser incrivelmente estressante, pode afetar sua liberdade financeira e sua capacidade de economizar. 

Para reduzir suas dívidas, você precisa criar um roteiro de redução de dívidas. Para ajudá-lo, tente estas sete dicas de endividamento.

Saiba como reduzir suas dívidas com estes passos

1 . Crie um orçamento

Quando você está tentando reduzir suas dívidas, a primeira coisa que deve fazer é criar um orçamento. Usando um orçamento, você pode ver onde você pode economizar dinheiro

Você também pode usar um orçamento para separar seus gastos em categorias e eliminar quaisquer compras não essenciais. Para ajudá-lo a criar o orçamento perfeito, tente algum aplicativo de finanças pessoais.

Estas ferramentas funcionam ligando suas contas, criando categorias e oferecendo dicas.

2 . Reduzir despesas 

Uma vez criado o orçamento perfeito, você pode descobrir como pode reduzir as despesas. Quando você estiver procurando reduzir suas despesas mensais, as seguintes perguntas podem ser úteis.

  • Eu preciso de todos os itens em que estou gastando dinheiro?
  • Eu poderia economizar trocando de fornecedor de gás/internet/telefone?
  • Minha conta mensal de mercearia é mais alta do que precisa ser?
  • Posso melhorar minhas metas de economia?

Quando você estiver mais atento às suas finanças, você evitará os erros comuns de dinheiro e reduzirá os gastos excessivos.

3. Tente o método da bola de neve da dívida

O método da bola de neve da dívida significa que você começa com a menor dívida, e depois trabalha gradualmente para a maior. Comece fazendo o pagamento mínimo em cada conta. 

Pague o máximo possível em direção à menor dívida. Quando você tiver pago a menor dívida, você enfrenta a segunda menor, e assim por diante. 

Com alguma sorte, este método o ajudará a fazer algum bom progresso com suas dívidas.

4. Tente o método da avalanche de dívidas

Um dos métodos mais populares de redução da dívida é o método da avalanche da dívida. 

Para usar este método, é necessário colocar suas dívidas em ordem. Você deve começar com o débito que tiver a maior taxa de juros e trabalhar para baixo. 

Em seguida, certifique-se de que você faça o mínimo mensal para todos os seus pagamentos. 

Uma vez feito isso, pague para a dívida com a taxa de juros mais alta. Continue pagando para ela a cada mês até que ela seja paga. Aplique a próxima taxa de juros mais alta, e continue a partir daí.

5. Use uma transferência de saldo

Se você tem dívida de cartão de crédito, você pode transferir o saldo para outro cartão. Por exemplo, se uma de suas contas tem uma taxa de juros alta, você pode mover o saldo para um cartão com taxa de juros baixa. 

Primeiro você deve descobrir quais cartões exigem que você pague juros sobre o saldo. Pense sobre o valor que você gostaria de transferir. Solicite um cartão de transferência de saldo, escolhendo um cartão que ofereça 0% de taxa.

Dúvidas sobre como reduzir suas dívidas? Deixe abaixo nos comentários!

 

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing, empreendedorismo e finanças. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!