5 dicas para usar cartões de crédito de forma responsável

Os cartões de crédito não são apenas para comprar coisas. Afinal, eles também podem ajudá-lo a construir uma boa avaliação de crédito – se você usá-los de forma responsável. 

Anúncios

Portanto, aqui estão 5 dicas sobre como usar um cartão de crédito com sabedoria e manter a dívida do cartão de crédito no mínimo.

1. Pague o saldo devido a cada mês até a data de vencimento

cartões de crédito

Pagar o saldo devido a cada mês até a data de vencimento para evitar encargos com juros ou pagar pelo menos o pagamento mínimo devido para evitar taxas de atraso. 

Portanto, resista à tentação de gastar mais do que você pode pagar em um determinado mês. 

Não “morder mais do que você pode mastigar” é a base para como usar a responsabilidade de um cartão de crédito.

2. Evite não efetuar os pagamentos das faturas dos cartões de crédito

Pague sua conta todos os meses na hora certa. Nos meses em que você preferir pagar menos do que o saldo total, pague o máximo que puder sobre o pagamento mínimo devido. 

Se você não puder aumentar seus pagamentos mensais ou quiser reduzir seu saldo rapidamente, use menos seu cartão.

3. Use o cartão com cautela

Especialmente no início, use seu cartão de crédito somente para as compras necessárias. 

O que são compras necessárias? Coisas como sua conta de telefone celular, contas de internet e de cabo, livros para a faculdade e outras despesas de faculdade.

Gastos excessivos podem levar a pagamentos mensais que são mais do que você pode pagar. Considere que um dia você pode precisar de seu cartão de crédito para uma situação de emergência. Monitore suas compras com sabedoria e compre somente aqueles itens que você precisa, não quer.

De acordo com o Departamento de Proteção Financeira ao Consumidor, as empresas de cartão de crédito podem alterar os termos de sua conta a qualquer momento. 

Elas são obrigadas a avisá-lo devidamente, mas você deve estar extra vigilante no caso de perder um aviso por escrito que elas possam enviar ou “letras miúdas” no seu extrato de conta. 

Portanto, sempre reveja seu extrato imediatamente e monitore regularmente seu saldo, limite de crédito e crédito disponível também.

4. Use os cartões de crédito como uma ferramenta orçamentária

À medida que você se tornar mais confortável ao usar e pagar seu saldo a cada mês, tente usar sua conta como uma ferramenta de orçamento. 

Sendo assim, ao verificar a atividade de sua conta on-line ou através de seus extratos mensais de cobrança, você poderá ver exatamente quanto gastou no final do mês. 

Se você for capaz de pagar o saldo devido a cada mês até a data de vencimento, você está a caminho de se tornar um usuário responsável por cartões de crédito.

5. Proteja-se contra fraudes com cartão de crédito

Fraude e roubo de cartão de crédito são riscos inerentes a ter um cartão de crédito, mas os riscos podem ser mitigados por sua vigilância. 

Sempre denuncie fraude ou atividade suspeita em seu cartão imediatamente à operadora do cartão. Monitore suas declarações, seja online ou em papel. Informe e substitua imediatamente os cartões perdidos ou roubados. 

Entenda a política de segurança do emissor e as características de segurança do cartão e como o emissor protege as informações pessoais de seus clientes.

Gostou do nosso artigo sobre como usar cartões de crédito de forma responsável? Então aproveite e comece ainda hoje a organizar melhor as suas finanças!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Patrocinados:

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo