Como tirar o PIS pela primeira vez

O PIS corresponde a um cadastro fundamental para todos os brasileiros que trabalham de carteira assinada. Afinal, é através dele que é possível solicitar os benefícios trabalhistas em vigência no Brasil. Contudo há muitas pessoas que têm dúvida sobre como tirar o PIS pela primeira vez.

Anúncios

Basicamente, o PIS fornece uma combinação de números únicos que possibilitam o recolhimento de encargos trabalhistas feitos pelo trabalhador. Além disso, o número do PIS dá acesso a programas trabalhistas e benefícios oferecidos pelo governo.

Quer saber mais informações de como tirar o PIS pela primeira vez? Então continue sua leitura e veja agora como tirar o PIS de forma simples e segura. Confira!

Veja também:

Definição de Programa de Integração Social – PIS

como tirar o pis
Conceito de pessoa procurando emprego pela internet

O número do PIS, está ligado ao fundo de amparo ao trabalhador criado pelo Governo. Em síntese, ele se destina a trabalhadores de empresas privadas, onde é feito uma reserva de encargos que seguem as diretrizes da legislação Trabalhista.

Em 1976, o PIS e o PASEP se tornaram únicos. Contudo vale destacar que o PASEP é diferente do PIS por se tratar de uma reserva destinada ao trabalhador do serviço público.

Depois que houve essa unificação o programa passou a ser chamado de PIS/PASEP. Mas, o objetivo continuou o mesmo, ou seja, reunir fundos para amparar trabalhadores do setor público e privado.

No geral, há dois bancos responsáveis pela administração desses programas. O PIS é  de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, enquanto que o PASEP é do Banco do Brasil. 

Entenda como tirar o PIS pela primeira vez

Fazer o cadastro do PIS não é uma obrigação do trabalhador. Ou seja, é o empregador quem deve se responsabilizar pela criação do cadastro, que é feito mediante a admissão do funcionário.

No entanto, o cadastramento acontece somente nos casos em que o funcionário não possui PIS, nem cadastro do NIS. Quando o trabalhador possui carteira de trabalho, ele já será inscrito automaticamente. O mesmo acontece no caso do NIS, caso ele possua o Cartão Cidadão.

Faça como mais de 143.907 pessoas

Cadastre-se e Receba nossos conteúdos diretamente no seu E-MAIL.

Marketing por

Quando a pessoa é admitida para um emprego, ela deve informar sua inscrição de PIS ou NIS caso tenha. Até mesmo para que não seja feito um novo cadastramento.

Hoje em dia, não é emitido um documento que garanta esse cadastro. Qualquer dúvida em relação ao PIS, é possível consultar no:

  • Extrato emitido do FGTS
  • Carteira de trabalho
  • No Cartão Cidadão.

Além disso se, preferir também pode ir até a Caixa Econômica Federal, e então solicitar o seu número de cadastro. A solicitação deve ser feita mediante a apresentação de documento de identificação com foto. Você também pode fazer essa consulta no portal Meu INSS, usando o número que corresponde a seu CPF.

Dessa forma, consegue acessar seus dados de cadastro, que ficam salvos no Governo Federal.

Já sabe como tirar o PIS? Aprenda agora como fazer o saque

Os rendimentos do PIS, podem ser sacados através da conta individual do trabalhador quando possui saldo positivo.

Para sacar basta ir até uma agência da Caixa ou correspondentes, com o Cartão Cidadão e documento de identificação, que pode ser:

  • CNH;
  • RG;
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros;
  • Identidade Militar;
  • Passaporte brasileiro.

Portanto, agora que já sabe como tirar o PIS pela primeira vez, verifique se você já não possui o cadastro e se tem saldo ativo, caso não tenha, providencie junto ao seu empregador seu PIS.

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo