Ainda não recebeu a segunda parcela do auxílio? Entenda o motivo aqui

Se você solicitou o seu auxílio emergencial de R$600,00, já recebeu a primeira parcela, mas nada de a segunda prestação entrar na sua conta, saiba que todos os brasileiros aprovados no programa estão com o mesmo problema.

Anúncios

É que o governo disse ter sido surpreendido pela quantidade de solicitações e está enfrentado vários tipos de problemas para conseguir os recursos prometidos e analisar os milhões de pedidos no aplicativo da Caixa Econômica Federal.

Para saber exatamente o que está acontecendo e se há previsão de quando a segunda parcela do auxílio será paga, continue lendo o artigo.

Auxílio emergencial: pagamento da segunda parcela foi adiado

Quem acompanha o nosso site, viu que postamos há algumas semanas um artigo explicando direitinho quem teria direito ao auxílio emergencial criado pelo governo durante a pandemia do novo coronavírus e como seria o calendário de pagamentos.

O governo brasileiro divulgou que o benefício seria dividido em três parcelas. De acordo com a Caixa, a primeira já foi paga a mais de 50 milhões de brasileiros, mas ainda há quem não a recebeu.

Quanto à segunda parcela, o calendário previa que o pagamento começaria a ser feito a partir do dia 27 de abril. O governo chegou até mesmo a anunciar que iria antecipar o processo para o dia 23 de abril, porém, na véspera, emitiu nota dizendo que não seria possível.

O fato é que já estamos chegando à metade do mês de maio e nada do pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial.

Qual o motivo do atraso?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o banco já está pronto para começar a pagar a segunda parcela do auxílio, mas depende da divulgação do calendário do governo.

O governo federal, por sua vez, informou que o número de inscritos no programa emergencial foi muito superior ao esperado e que isso acabou atrasando o processo de análise de cadastros e pagamento da primeira parcela, que ainda não foi totalmente concluído.

Além disso, o Ministério da Cidadania informou que há dificuldades legais e orçamentárias para o pagamento da segunda parcela e que seria necessário aguardar a conclusão do pagamento da primeira prestação do auxílio aos brasileiros aprovados no programa.

As filas gigantescas formadas nas portas das agências bancárias e a descoberta de fraudes no recebimento do “coronavoucher” também foram dadas como justificativa para o adiamento.

E então quando será feito o pagamento da segunda parcela?

Após negar que adiantaria o pagamento para o dia 23 de abril, o ministro Onyx Lorenzoni disse que o calendário da segunda parcela seria divulgado até o final de abril. Porém, não aconteceu.

Depois, a promessa foi de que as datas seriam oficialmente reveladas no dia 08 de maio, mas também não foi cumprida.

Sendo assim, ainda não há previsão oficial de quando o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial vai, de fato, começar. No entanto, devido à intensa pressão popular, a tendência é que em breve o governo divulgue informações mais precisas.

Beneficiários do Bolsa Família

Os únicos que não terão alteração no calendário de recebimento da segunda parcela do auxílio emergencial serão os beneficiários que estão recebendo o auxílio em substituição ao Bolsa Família pelo período de 3 meses.

O pagamento será feito entre os dias 18 e 29 de maio e a ordem irá depender do número final do NIS impresso no cartão do Bolsa Família.

Consultar situação do auxílio emergencial

Outra reclamação muito comum entre os solicitantes era a demora na análise do pedido ou a ausência de justificativa quando o auxílio era negado.

Buscando contornar a situação e mostrar mais transparência, a Dataprev e o Ministério da Cidadania lançaram um portal de consulta para que o cidadão possa saber se poderá receber o auxílio e acompanhar o processo de análise e solicitação.

Para acessar o portal, basta clicar neste link.

Patrocinados:

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo