Aposentadoria do INSS: Saiba como pedir revisão para aumento de valor

Muitas das pessoas que são beneficiárias pela aposentadoria do INSS não sabem que existe a possibilidade de aumentar os valores dos benefícios recebidos.Já outros beneficiários sabem que podem, contudo não sabem como e é por isso que deve estar atento a alguns pontos imprescindíveis.

Publicidade

O principal ponto que as pessoas devem ficar atentas é saber identificar se a sua aposentadoria pode ganhar reajuste no valor, pois muitas vezes acontecem falhas na hora que foi realizada a análise e todo contribuinte tem direito a uma revisão.

Publicidade

Algumas das falhas mais comuns estão em torno de documentos errados ou informações desencontradas, ambas interferem bastante no valor final.

Embora sejam pontos importantes, não precisa ficar preocupado, pois todos os pontos são fáceis de ser analisados novamente, é importante que você saiba que existem diferentes tipos de análise, então conheça algumas delas a seguir:

O que é pedido de revisão?

INSS2
É possível pedir revisão da Aposentadoria do INSS.

O pedido de revisão é um procedimento solicitado ao INSS com a finalidade de corrigir quaisquer erros que estão presentes na concessão do benefício, podendo ser solicitado diretamente em um agência do INSS ou por meio da justiça, algo que será melhor explicado no decorrer deste artigo.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
   
APROVAÇÃO NO CARTÃO
   
CARTÃO PARA NEGATIVADO
   
CARTÃO SEM ANUIDADE

Como saber se minha aposentadoria do INSS está errada?

Para ter conhecimento se a aposentadoria está com um valor errado é necessário conferir a data de concessão e a memória de cálculo da aposentadoria, nesses documentos estarão informados quais os parâmetros foram utilizados na análise realizada pelo INSS, inclusive os salários que foram computados.

Publicidade
Santander BR

Esses documentos podem ser solicitados no site do INSS, no aplicativo (que está disponível para dispositivos IOS e Android) ou até mesmo pelo telefone 135.

Conheça alguns pontos para revisão que podem aumentar o valor de seu benefício

Existem diversos tipos de revisão que podem ser solicitados pelos beneficiários do INSS, algo que pode ser confuso, então é necessário ter atenção e nós vamos te explicar o melhor possível.

Revisão após ação trabalhista

Existem casos que existe uma ação trabalhista em questão e após o procedimento ser concluído dando alterações no período de serviço e afins, o contribuinte já poderá pedir a revisão do benefício.

Esse procedimento é muito comum nos casos em que as empresas não haviam registrado ou que as contribuições não tenham sido pagas pelo empregador, contudo essa revisão só pode ser realizada após o trabalhador ter realizado uma ação na justiça e ganho ela.

Revisão dos auxílios

Os auxílios mais conhecidos pelas trabalhadores são os auxílio doença, invalidez e pensão por morte, onde poderá ser solicitada uma revisão, no caso de observar algum erro na do cálculo final.

Revisão do teto

O INSS já fez uma revisão de teto do benefício de várias pessoas e algumas vezes alguns contribuintes ficaram de fora, então se você ficou de fora, pode entrar na justiça para que o seu benefício também seja revisto e quem sabe você ganhe algum dinheiro a mais.

Além disso existem casos em que é necessário entrar direto na justiça, pois nem forma revisados e não possuem previsão de ser.

Revisão do buraco negro

Durante um período, o INSS foi responsável por cometer alguns erros em relação a correção de valores de concessão por conta da inflação, então as pessoas que receberam o benefício entre 5 de outubro de 1988 e 4 de abril de 1991, estavam com um valor menor do que o previsto, dessa maneira é necessário articular uma mudança para receber os valores que estão faltando.

Revisão da vida toda

Algo que acontece no INSS é que ele calcula o valor que você contribui desde a vigência do plano real, dessa maneira pode acontecer de existir divergência na questão dos valores, então ao entrar na justiça o contribuinte pode solicitar a revisão do valor de sua contribuição por toda a vida.

Dois empregos

Muitos dos trabalhadores possuem dos empregos para conseguir se sustentar, dessa maneira o cálculo é realizado de uma maneira diferente, então caso você tenha se aposentado antes da reforma da previdência, é importante que você entre com um pedido de revisão.

Onde pedir a revisão?

A realização do pedido de revisão pode ser feita tanto em uma agência do INSS quanto na Justiça, quando realizados no INSS são sem qualquer custo para o trabalhador. Os pedidos realizados na justiça, caso os valores ultrapassem a 60 salários mínimos, deve ser feito através do Juizados Especiais e não é necessário possuir advogado, somente se houver recurso a ser solicitado.

Para valores que ultrapassam 60 salários mínimos é necessário fazer através da Justiça Federal e será preciso a contratação de um advogado desde o princípio.

Qual é o prazo para solicitar revisão da aposentadoria?

O prazo para que você consiga solicitar a revisão da aposentadoria é até 10 anos no INSS ou na justiça, começando a contar a partir da data do primeiro pagamento da aposentadoria ou pensão.

Quais são os documentos necessários?

Os documentos necessários são RG, CPF e aqueles que comprovem o que você está solicitando, por exemplo, para a comprovação de salários não inclusos é preciso apresentar holerites e recibos.

É necessário enviar uma carta com o meu pedido?

Saiba que esse procedimento não é obrigatório, contudo poderá auxiliar na questão rapidez com que a análise será realizada.

Na carta o segurado deve descrever de maneira detalhada o porquê está solicitando a análise e quais foram os motivos que o levaram a crer que existia algum erro no cálculo do seu benefício.

Caso você precise, o INSS disponibiliza para consulta um modelo da carta que pode ser utilizado pelo segurado.

Qualquer outras dúvidas que surgirem durante os procedimentos poderá ser ajudado através do site do próprio INSS.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam como fazer a revisão dos benefícios recebidos pelo INSS, lembre-se de deixar sua opinião nos comentários, pois ela é muito importante para nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.