Auxílio gás vai ter pagamento extra; confira como vai funcionar

ANÚNCIOS

O auxílio gás é um programa do Governo Federal que, de certa forma, funciona paralelamente ao Bolsa Família. Então, é um trabalho de transferência de renda para as famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade.

Agora, a expectativa é que o programa seja ‘turbinado’ com um auxílio extra. Por enquanto, o auxílio gás é um benefício que se paga a cada dois meses, no valor médio de um botijão de gás de 12 quilos.

Durante um determinado período, se pagava apenas metade do valor do gás, mas o governo aumentou durante a pandemia da Covid-19. Afinal de contas, muitas pessoas perderam os seus empregos naquela época.

CONHEÇA MAIS BENEFÍCIOS:

DINHEIRO ESQUECIDO

Auxílio gás e o CadÚnico

Primeiramente, o cidadão que quer ter direito ao auxílio gás precisa ser inscrito no CadÚnico (Cadastro Único), do governo federal. Isso porque é uma forma de o Estado ter um controle das pessoas que, realmente, precisam de algum tipo de assistência emergencial.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO SEU E-MAIL:

E, como o botijão de gás dura, em média, dois meses, as famílias ganham o dinheiro neste período. Assim, vão poder fazer a comida, já que a alimentação é algo essencial.

Contudo, com o alto preço do gás de cozinha, principalmente nos últimos cinco anos, ele se tornou inviável para muitas famílias. Assim, o auxílio é uma forma de amenizar os problemas financeiros das pessoas.

Atualmente, mais de 30 milhões de brasileiros recebem o Bolsa Família e, muitos deles, também recebem o auxílio gás.

Na espera pelo bônus

Agora, os beneficiários também aguardam a aprovação do Congresso Nacional de um decreto do governo que prevê um pagamento de mais 50% do valor do botijão de gás para as pessoas.

Então, é uma forma de garanti que essas famílias também não sofram com o aumento normal do preço do gás de cozinha durante o ano.

Com isso, passa a ser importante para garantir que aquele dinheiro do vale gás poderá ser usado para os seus devidos fins. Afinal de contas, com o período inflacionário, fica mais difícil conseguir pagar por todos os produtos.

Por fim, o auxílio gás é um dos muitos programas de transferências de renda que existem no país. No entanto, nem todos eles são da esfera federal, já que alguns estados e municípios também contam com programas de benefícios para as famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade, garantindo uma melhora deles com essa ajuda tão importante no dia a dia.

Saiba Mais: Aposentados e pensionistas vão ter bônus extra.