Aposentados e pensionistas vão ter bônus antecipado do INSS; veja como vai funcionar
Além disso, os aposentados e pensionistas vão ajudar no aquecimento do mercado e do comércio
Aposentados e pensionistas vão ter bônus antecipado do INSS; veja como vai funcionar
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) vão receber um bônus extra ainda durante o primeiro semestre. Assim, vão poder ter um dinheiro a mais em um momento que, na verdade, não estava esperando.
Além disso, os aposentados e pensionistas vão ajudar no aquecimento do mercado e do comércio. Afinal de contas, vai ter mais dinheiro circulando e o consumo é quase sempre inevitável, além é claro de ajudar a pagar aquelas contas que estavam atrasadas e que os deixavam no sufoco.
Agora, com esse bônus extra, o governo vai gastar cerca de R$ 62 bilhões. Afinal de contas, são mais de 30 milhões de pessoas beneficiadas neste momento.
Aposentados e pensionistas mais abonados
Na prática, esse dinheiro extra já era um valor assegurado para os aposentados e pensionistas. Afinal de contas, se trata do 13º salário, que todos os beneficiários do INSS têm direito, normalmente o final do ano.
No entanto, em 2023, o governo optou por antecipar esses valores e, na prática, já começou a pagar no dia 25 de maio. Assim, para receber, vai depender do valor do benefício e também do número do benefício.
Pelo regulamento, os aposentados que ganham até um salário-mínimo, já começaram a receber no último dia 25. E, esse pagamento acontece até o dia 7 de junho, dependendo do NIS (Número de Identificação Social).
Depois, já vão receber a segunda parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas a partir do dia 26 de junho, indo até o dia 7 de julho.
Outros valores
Depois, os aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo, terão uma data um pouco diferente para receber. Neste caso, o pagamento da primeira parcela começa no dia 1º de junho, indo até o dia 7. Depois, na segunda parcela, vão receber entre os dias 3 e 7 de julho.
Para esses aposentados e pensionistas, também vale o número do NIS, mas são sempre dois números por dia a receber. Assim, vale ficar atento ao número de inscrição, para poder se programar.
Desde o início da pandemia da Covid-19, o 13º salário de aposentados e pensionistas foi antecipado. Em 2023, com o fim da pandemia, não havia previsão de antecipação. No entanto, o governo optou por manter as datas.
No entanto, no ano passado, os aposentados e pensionistas recebiam entre abril e maio. Agora, é entre maio e junho, considerando a primeira parcela do pagamento.
Saiba mais: Empréstimo rápido: Veja os cuidados que devemos tomar.