Na era das fakes news, empresas devem reforçar a proteção de sua reputação

A batalha contra a disseminação de informações inverídicas requer uma estratégia abrangente, especialmente quando se considera os danos significativos que podem ser infligidos à reputação de empresas e líderes corporativos. No ambiente interconectado em que operamos, tais mensagens falsas têm um potencial de alcance e viralização exponencial entre a população, que muitas vezes as considera absolutamente verídicas.

Quando observamos um cenário no qual uma parcela de 62% dos cidadãos brasileiros não consegue distinguir notícias falsas, de acordo com uma pesquisa conduzida pela empresa de segurança cibernética Kaspersky, fica evidente o risco, ressaltando a necessidade urgente de práticas para combater a desinformação.

No âmbito corporativo, empresas e executivos devem compreender a importância de redobrar a vigilância, dado que a disseminação de notícias falsas envolvendo a organização pode resultar em danos catastróficos e potencialmente irreversíveis, caso não sejam controlados através de planos de gerenciamento de crises e respostas rápidas.

Segundo um relatório elaborado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), cerca de metade das empresas brasileiras já foram alvo de algum tipo de notícia falsa. Em consequência, 92% das empresas consultadas manifestaram preocupação quanto aos prejuízos que falsidades podem causar à sua reputação.

O que fazer nesse cenário?

Diante de todo esse contexto desafiador, a abordagem mais adequada é buscar o suporte de profissionais especializados capazes de desenvolver um plano estratégico eficaz para contenção e gerenciamento de crises. Lidar com a disseminação de desinformação não é uma tarefa simples, requer metodologia e o auxílio de ferramentas tecnológicas para ampliar o alcance dessas estratégias e alcançar os melhores resultados. Além disso, é fundamental que as empresas contem com a assistência e o conhecimento de uma equipe dedicada de assessores de imprensa e relações públicas.

Portanto, é essencial manter-se constantemente vigilante e monitorar a cobertura midiática da sua empresa, assim como os tópicos relacionados ao seu setor de atuação. O monitoramento contínuo, análises detalhadas, planejamento estratégico de comunicação e planos pré-estabelecidos para lidar com crises são elementos indispensáveis no mundo atual, onde a desinformação se propaga rapidamente. Ao adotar essas práticas, as empresas podem proteger de forma proativa sua reputação e manter a confiança do público em geral.

Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.