Portal de Economia e Finanças

Bolsa Família: aprenda a ativar o Caixa Tem e pagar contas pelo celular

0

Uma das principais mudanças no Bolsa Família em 2021 é a possibilidade de gerenciar o benefício pelo próprio celular, com o aplicativo Caixa Tem.

Publicidade

A novidade tem sido liberada aos poucos para os beneficiários e foi criada para que as pessoas possam movimentar o dinheiro sem precisar ir até uma agência física do banco, evitando uma possível contaminação ou transmissão do novo coronavírus.

Publicidade

Se você recebe o Bolsa Família, mas ainda não sabe como acessar o Caixa Tem e controlar o seu dinheiro pelo celular, continue lendo este artigo. Vamos ensinar, passo a passo, como fazer isso.

Caixa Tem: o que é?

O Caixa Tem é um aplicativo que foi lançado pela Caixa Econômica Federal em 2020, já no contexto da pandemia, para que os beneficiários do auxílio emergencial pudessem controlar pelo próprio celular o dinheiro recebido, sem precisar ir presencialmente às agências bancárias e, dessa forma, evitar a transmissão do novo coronavírus.

É como se fosse um caixa eletrônico dentro do seu celular. No aplicativo, o titular da conta consegue ver o saldo, pagar boletos, contas de água e luz, transferir valores para outras contas bancárias e muito mais.

Em 2021, os beneficiários do Bolsa Família também poderão usar o app para movimentar o dinheiro do benefício.

Neste outro artigo, falamos de forma mais detalhada sobre os recursos do Caixa Tem. Vale a pena dar uma lida.

Publicidade

Como criar uma conta no Caixa Tem? É tudo gratuito?

Sim, é tudo gratuito. Você não paga nada para usar os recursos do aplicativo Caixa Tem. Ou seja, não são cobradas tarifas caso você, por exemplo, transfira o dinheiro do Bolsa Família para a conta de outro banco ou pague algum boleto dentro do app.

A criação da conta – chamada de Conta Poupança Social Digital – é feita automaticamente pela Caixa Econômica para os beneficiários do Bolsa Família, com base no número do NIS. Isso quer dizer que você não precisa ir a nenhuma agência física e nem levar documentos para abrir essa conta que será usada no aplicativo do Caixa Tem. Tudo o que você precisa fazer é saber em qual data a sua conta será liberada e, depois, ativá-la no aplicativo.

Na tabela a seguir, veja em qual mês a Caixa liberou (ou irá liberar) a Conta Poupança Social Digital, de acordo com número final do NIS presente no cartão do Bolsa Família.

 

Dezembro de 2020 Conta liberada para beneficiários do Bolsa Família com NIS final 9 ou 0
Janeiro de 2021 Conta liberada para beneficiários do Bolsa Família com NIS final 6, 7 ou 8
Fevereiro de 2021 Conta liberada para beneficiários do Bolsa Família com NIS final 3, 4 ou 5
Março de 2021 Conta liberada para beneficiários do Bolsa Família com NIS final 1 ou 2, e para grupos sociais específicos (indígenas, quilombolas, agricultores familiares, etc.)

Posso continuar usando o cartão para sacar o Bolsa Família?

Sim, pode. A movimentação do Bolsa Família pelo aplicativo do Caixa Tem é apenas um recurso a mais para os beneficiários. Porém, se a pessoa não tiver um aparelho celular ou preferir continuar usando o cartão do Bolsa Família nas agências bancárias para sacar o dinheiro, não há problema.

Como acessar minha conta no Caixa Tem?

Em primeiro lugar, verifique o número final do NIS presente no seu cartão do Bolsa Família e depois confira na tabela acima se a sua conta já foi liberada pela Caixa Econômica Federal.

Caso tenha sido, siga os seguintes passos:

  1. Baixe o aplicativo do Caixa Temna loja de aplicativos do seu celular. No Android, a loja de aplicativos se chama “Play Store”. Já no iPhone, é a “App Store”.
  2. Depois de instalado, abra o aplicativo do Caixa Tem.
  3. Uma janela com algumas informações deve aparecer. Leia e depois clique no botão “Ok, vamos lá”.
  4. O aplicativo irá solicitar o seu CPF. Digite-o e clique em “Continuar”. É através do seu CPF que o app irá verificar se realmente há uma Conta Poupança Social Digital criada em seu nome para receber o Bolsa Família.
  5. Depois que a sua conta for encontrada no sistema, uma outra janela com novas informações irá aparecer. Leia e clique no botão “Continuar”.
  6. A tela principal do aplicativo vai aparecer. Clique no botão “Entrar”.
  7. Caso apareça uma tela de verificação, basta fazer o que for pedido e depois clicar em “Verificar”. Após isso, clique no botão “Próximo”.
  8. O aplicativo deve pedir a sua senha. Digite a mesma senha do seu cartão do Bolsa Famíliae depois clique no botão “Entrar”.
  9. Pronto! O Login será feito e você já poderá acessar a sua conta no Caixa Tem.

Liberar acesso no Caixa Tem

Antes de conseguir pagar boletos ou transferir o dinheiro no Caixa Tem, é preciso que você libere o acesso aos recursos da conta. O procedimento é bem simples, confira:

  1. Depois que você fez o login com seu CPF e senha do cartão do Bolsa Família no aplicativo do Caixa Tem, irão aparecer as funções da conta.
  2. Clique na opção “Liberar acesso”.
  3. Uma mensagem aparecerá na tela. Clique no botão “Toque aqui para realizar seu primeiro acesso”.
  4. Selecione a opção “Enviar via SMS” e depois clique no botão “Enviar código”
  5. Um código será enviado via SMS para o número do celular cadastrado. Você vai precisar pegar esse código, digitá-lo no aplicativo do Caixa Tem e depois clicar em “Enviar”.
  6. Por fim, na próxima tela, será necessário dar um nome qualquer ao seu dispositivo, apenas para identificá-lo quando fizer login na sua conta. Pode ser “Meu Celular”, por exemplo. Após digitar, clique em “Continuar”.
  7. Pronto! O acesso foi liberado e você já pode usar todos os recursos do Caixa Tem.

Consultar Bolsa Família pelo Caixa Tem

Depois que o acesso foi liberado, você pode clicar na opção “Bolsa Família”, no menu principal da sua conta no Caixa Tem, e verificar se você está realmente cadastrado, qual é o seu saldo, quando receberá as próximas parcelas e o calendário completo do Bolsa Família 2021.

Pagando contas com o dinheiro do Bolsa Família no Caixa Tem

Com sua conta ativada e acesso ao Caixa Tem liberado, você pode usar o saldo do Bolsa Família para pagar contas e boletos direto pelo aplicativo, sem precisar sair de casa.

Para fazer isso, faça login na sua conta no aplicativo do Caixa Tem e depois selecione a opção “Pagar suas contas”. Após isso, clique no botão “Digitar código de barras”.

Vamos supor que você tenha uma conta de luz para pagar. Basta pegar o número do código de barras do boleto da conta e digitar no aplicativo. Depois, clique no botão “Continuar”, espere aparecer o valor da conta e, caso esteja tudo certo, clique em “Sim, realizar pagamento”, e aguarde a confirmação.

Lembrando que é necessário ter saldo na sua conta do Caixa Tem para conseguir pagar.

Caso prefira, a Caixa explica neste vídeo o passo a passo para pagar contas pelo Caixa Tem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.