Cartão Picpay: 10 coisas que você precisa saber sobre o rival da Nubank

Em 2019, o aplicativo de pagamentos on-line PicPay anunciou seu cartão de crédito digital. Desde o anúncio do lançamento, começou uma comparação ao cartão Nubank, em razão de características parecidas nos dois cartões. Nesse artigo vamos ver o porquê da comparação. Aqui você verá 11 o que precisa saber sobre o cartão PicPay, o rival do Nubank.

Advertisement

Hoje, as fintechs estão em alta por proporcionar mais facilidades para o consumidor. Elas não têm as grandes estruturas de bancos conhecidos, e operam basicamente on-line. Com isso, solicitar crédito, cartões e fazer transações bancárias se tornou muito mais fácil e rápido.

Na esteira desse desenvolvimento surgiram algumas empresas que se consolidaram rapidamente. A PicPay é uma delas, oferecendo um aplicativo que permite criar uma carteira virtual com o smartphone. Para realizar pagamentos, enviar ou emprestar dinheiro basta baixar o app.

Advertisement

Portanto, desde o nascimento a PicPay buscou inovação. Então, sem enrolação, vamos falar sobre a novidade de agora, que é o PicPay Card. Conheça esse cartão digital lendo as 11 coisas que você precisa saber sobre o novo rival do Nubank.

1. Sem anuidade e sem taxa

Grande parte dos banco cobram taxas para a utilização do cartão, que muitas vezes são bem altas. Essa característica, contudo, está diminuindo com a ascensão de bancos digitais. O PicPay é um desses bancos, que seguem a linha de outras empresas de sucesso do ramo, como Nubank, Inter e Neon.

Por isso, a maior promessa da PicPay, e a razão da comparação com Nubank, é o fato de a empresa não cobrar anuidade e nem taxa de utilização ou de adesão. Portanto, é uma excelente oportunidade no mercado para usuários terem um cartão mais econômico.

2. Cashback

Uma das maiores qualidades do cartão PicPay é o cashback de 5%. Ou seja, os valores que você gastar mensalmente com o cartão lhe renderão créditos para novas compras. Se você gastar mil reais, por exemplo, você terá o direito a mais 50 reais de crédito.

Trata-se de uma excelente oportunidade para quem mais utiliza o cartão nas

Advertisement
compras. A modalidade, no entanto, não funciona em casos de pagamento de boleto, transferência para outras pessoas e recargas de celular.

3. Também é débito

O PicPay Card é um cartão de crédito que também funciona como débito. Quando você recebe dinheiro pelo app, pode utilizá-lo rapidamente com o próprio cartão. A função débito permite que todo tipo de pagamento seja feito com seu saldo no PicPay e de maneira rápida.

4. O PicPay card veio para mudar os hábitos de pagamento

A PicPay se posiciona claramente sobre os hábitos de pagamento do consumidor. Ela deseja participar de uma mudança, uma transição para o digital. Por isso, criou medidas para fazer o cliente poder utilizar pagamentos totalmente on-line e pelo celular.

O objetivo, segundo a direção da empresa, é sempre entregar uma melhor forma de pagamento. Além de dinheiro, cartão e cheque era preciso contar com um meio rápido e seguro. O cartão então passa por essas transformações, rumo à mudança de comportamento.

5. 1 milhão de usuários em 2019

O cartão PicPay vai funcionar com base em uma lista de espera, muito parecida com a do rival Nubank. O cartão será enviado em lotes. No primeiro mês, setembro, foram emitidos 50 mil cartões. A empresa revelou que 1 milhão de cartões seriam enviados até o começo de 2020. Ao todo, o aplicativo tem 12 milhões de usuários.

6. Como o PicPay Card lucra

Com cashback e zero anuidade, muitas pessoas perguntam como o PicPay vai lucrar. O dinheiro vem do crédito rotativo, aquele dinheiro utilizado quando o cliente não paga o valor total da dívida. Nesses casos, a empresa do cartão realiza o pagamento total, como se fosse um empréstimo. Na próxima fatura, o cliente paga para a própria empresa o valor rotativo com juros.

Além disso, o PicPay Card utilizará taxas sobre as parcelas do cartão. Como poderá ser dividido em 12 vezes a sua conta, o dinheiro do lucro da empresa virá disso. Ou seja, a não cobrança de taxas e anuidades é uma vantagem real apenas para quem costuma pagar sempre o valor total em dia.

7. Rendimento na conta

O dinheiro que você depositar na sua conta irá render como um investimento. Na verdade se trata justamente disso, pois o PicPay promete pagar 100% do CDI. Essa taxa é o valor utilizado para as transações entre bancos, e costuma regular o mercado financeiro.

8. Utilização total do celular

Um dos objetivos do PicPay ao criar seu cartão é fazer com que os usuários utilizem o smartphone para realizar as transações. Como o objetivo é fazer todas as transações migrarem para o celular, não há um segundo cartão, de débito, incluído.

O cliente terá seu cartão físico, mas esse será útil apenas para locais que ainda não aceitam o pagamento via QR Code.

9. Bandeira Mastercard

O cartão digital é o produto da PicPay, mas você pode solicitar um cartão físico que possui a bandeira Mastercard. Esse cartão suporta pagamentos via NFC, o conhecido contactless, quando você aproxima da máquina e realiza o pagamento. Para valores até 50 reais não será preciso senha.

10. Pagamento via QR Code

Os pagamentos poderão ser realizados via QR Code porque o cartão de crédito é integrado aos sistemas operacionais mais conhecidos. Tanto iPhone e Android facilitarão o pagamento em estabelecimentos participantes.

Além disso, o cliente ainda poderá fazer seu pagamento em locais que utilizem as máquinas da Cielo.

11. Rapidez no pedido

Para realizar a solicitação do cartão e entrar na fila de espera, o cliente só precisa entrar no site e realizar sua inscrição. Você deve escrever o nome completo, o CPF, o telefone e seu e-mail.

Em seguida é preciso aceitar os termos de Política de Privacidade para entrar na lista. O cadastro passará para uma análise de crédito e em seguida a empresa entrará em contato quando o cartão estiver liberado.

Então para solicitar seu cartão entre no site https://www.picpay.com/card e siga as instruções.

Você procura pelo primeiro cartão de crédito? Veja 5 dicas de ouro para acertar na escolha.

Recomendados Para Você:

Mônica Pereira

Mônica Pereira

Formada em Jornalismo pela UNIGRAN (Dourados), atualmente sou repórter e produtora de televisão.