Cartão Picpay: 10 coisas que você precisa saber sobre o rival da Nubank

Em 2019, o aplicativo de pagamentos on-line PicPay anunciou o seu novo cartão de crédito digital. Desde o anúncio do lançamento, foi criada uma comparação ao cartão do Banco Nubank, em razão de características bastante similares entre os dois cartões de crédito. Neste artigo, vamos ver por que essa comparação foi feita. Aqui você verá, ainda, 11 características sobre tudo o que precisa saber sobre o cartão PicPay, o principal rival do Nubank.

Hoje, as fintechs (startups que trabalham na otimização e inovação do setor financeiro) estão em alta. Isso acontece porque elas proporcionam mais facilidades para o consumidor. Elas não possuem as grandes estruturas físicas de bancos conhecidos e tradicionais, umas vez que operam basicamente on-line. Com isso, atividades como solicitar crédito, cartões e fazer transações bancárias se tornaram muito mais fáceis e rápidas.

Na esteira desse desenvolvimento, surgiram algumas empresas que se consolidaram rapidamente no mercado financeiro. A PicPay é uma delas. Hoje, a companhia se tornou o maior aplicativo de pagamentos do Brasil.

O que é o aplicativo da PicPay?

A PicPay oferece um aplicativo que permite criar uma carteira virtual, apenas com o smartphone. A tecnologia pode ser utilizada para realizar pagamentos, enviar ou emprestar dinheiro. Para isso tudo, basta baixar o app.

Além disso, por meio do aplicativo, é possível acessar outros serviços, como recarga de celular e de cartão de transporte, assim como crédito para jogos e pagamentos de boletos e contas. O objetivo da PicPay foi quebrar barreiras e burocracias e permitir que todos os clientes tivessem liberdade com o seu próprio dinheiro.

Publicidade

Para crescer ainda mais, a PicPay deseja aumentar sua presença pelo Brasil. Seja em caixas eletrônicos 24h, para saques sem burocracias ou taxas, seja pela ampliação do número de estabelecimentos que aceitam pagamentos via QR Code.

Dessa forma, desde o nascimento até hoje, a PicPay buscou sempre por inovação. Então, sem enrolação, vamos falar sobre a novidade de agora, que é o PicPay Card. Conheça esse cartão digital lendo as principais características que você precisa saber sobre o novo rival do Nubank.

Publicidade

11 características principais do PicPay Card

Confira, a seguir, as principais particularidades do PicPay Card e como ele se difere de outros cartões de créditos tradicionais.

1. Cartão de crédito sem anuidade e sem taxas

Grande parte dos bancos cobra taxas para a utilização de cartões. Além disso, muitas vezes, elas são bem altas. Essa característica, contudo, está diminuindo com a ascensão de bancos digitais pelo Brasil e pelo mundo. O PicPay é um desses bancos, que seguem a linha de outras empresas de sucesso do ramo, como Nubank, Inter e Neon.

Por isso, a maior promessa da PicPay, e a razão da comparação com Nubank, é o fato de a empresa não cobrar anuidade e nem taxa de utilização ou de adesão a seu cartão de crédito. Portanto, é uma excelente oportunidade no mercado para usuários terem um cartão mais econômico.

A ausência da cobrança de taxas e anuidade gera transparência dos bancos com os seus clientes. Afinal, eles são capazes de controlar os seus gastos, sem ter que contar com o desconto tradicional (que, normalmente, nem se sabe para onde vai ou quanto se paga).

Fora isso, o cliente também não paga nada pela adesão, nem para receber o seu novo cartão em casa ou ativá-lo para uso.

2. Cashback

Uma das maiores qualidades do cartão PicPay é o cashback de 5%. Ou seja, os valores que você gastar mensalmente com o cartão lhe renderão créditos para novas compras. Se você gastar mil reais, por exemplo, você terá o direito a mais 50 reais de crédito.

Trata-se de uma excelente oportunidade para quem mais utiliza o cartão nas compras. A modalidade, no entanto, não funciona em casos de pagamento de boleto, transferência para outras pessoas e recargas de celular.

3. O PicPay Card também tem a modalidade débito

O PicPay Card é um cartão de crédito que também funciona como débito. Quando você recebe dinheiro pelo app, pode utilizá-lo rapidamente com o seu próprio cartão. A função débito permite que todo tipo de pagamento seja feito com seu saldo no PicPay e de maneira rápida.

Essa medida facilita muito o momento da compra dos clientes. Afinal, ele pode usar, durante as compras presenciais, qualquer valor que tiver na sua carteira PicPay.

O valor presente na carteira digital será usado também para pagar a fatura do cartão de crédito. Mas caso não haja dinheiro na hora do pagamento, a PicPay facilita a vida de muita gente e permite a opção “Adicionar dinheiro”, para ninguém ficar na mão.

4. O PicPay card veio para mudar os hábitos de pagamento

A PicPay se posiciona claramente sobre os hábitos de pagamento do consumidor. Ela deseja participar de uma mudança, uma transição para o digital. Por isso, criou medidas para fazer o cliente poder utilizar pagamentos totalmente on-line e pelo celular.

O objetivo, segundo a direção da empresa, é sempre entregar uma melhor forma de pagamento. Além de dinheiro, cartão e cheque era preciso contar com um meio rápido e seguro. O cartão então passa por essas transformações, rumo à mudança de comportamento.

A PicPay ainda disponibiliza uma forma extremamente inovadora de pagamento: contactless. Ao optar por essa forma de pagamento, o cliente precisa apenas aproximar o seu cartão PicPay Card da maquininha do vendedor.

Assim, garante segurança e praticidade ao consumidor. O contactless é oferecido tanto para cartões de débito, como de crédito.

5. 1 milhão de usuários em 2019

O cartão PicPay vai funcionar com base em uma lista de espera, muito parecida com a do rival Nubank. O cartão será enviado em lotes. No primeiro mês, setembro, foram emitidos 50 mil cartões. A empresa revelou que 1 milhão de cartões seriam enviados até o começo de 2020. Ao todo, o aplicativo tem 12 milhões de usuários.

6. Como o PicPay Card lucra

Com cashback e zero anuidade, muitas pessoas perguntam como o PicPay vai lucrar. O dinheiro vem do crédito rotativo, aquele dinheiro utilizado quando o cliente não paga o valor total da dívida. Nesses casos, a empresa do cartão realiza o pagamento total, como se fosse um empréstimo. Na próxima fatura, o cliente paga para a própria empresa o valor rotativo com juros.

Além disso, o PicPay Card utilizará taxas sobre as parcelas do cartão. Como poderá ser dividido em 12 vezes a sua conta, o dinheiro do lucro da empresa virá através dessa forma. Ou seja, a não cobrança de taxas e anuidades é uma vantagem de verdade, mas apenas para quem costuma pagar sempre o valor total da fatura sempre em dia.

7. Rendimento na conta

O dinheiro que você depositar na sua conta irá render como um investimento. Na verdade se trata justamente disso, pois o PicPay promete pagar 100% do CDI. Essa taxa é o valor utilizado para as transações entre bancos, e costuma regular o mercado financeiro.

8. Utilização total do celular

Um dos objetivos do PicPay ao criar seu cartão é fazer com que os usuários utilizem o smartphone para realizar as transações. Como o objetivo é fazer todas as transações migrarem para o celular, não há um segundo cartão, de débito, incluído.

O cliente terá seu cartão físico, mas esse será útil apenas para locais que ainda não aceitam o pagamento via QR Code.

Além disso, é pelo aplicativo que o cliente acessa todos os seus gastos e pode fazer pagamentos. O celular se tornou a nova carteira das pessoas.

9. Bandeira Mastercard

O cartão digital é o produto da PicPay, mas você pode solicitar um cartão físico que possui a bandeira Mastercard. Esse cartão suporta pagamentos via NFC, o conhecido contactless, quando você aproxima da máquina e realiza o pagamento. Para valores até 50 reais não será preciso senha.

A bandeira é reconhecida no mundo todo e o cartão PicPay Card também tem o modo internacional (apenas na função crédito). Isso é válido para compras físicas, assim como presenciais. O dono do cartão deve apenas ativar o “modo viagem”, no seu aplicativo.

10. Pagamento via QR Code

Os pagamentos feitos pelo PicPay Card poderão ser realizados via QR Code. Isso porque o cartão de crédito é integrado aos sistemas operacionais mais conhecidos. Tanto iPhone e Android facilitarão o pagamento em estabelecimentos participantes.

Além disso, o cliente ainda poderá fazer seu pagamento em locais que utilizem as máquinas da Cielo.

11. Rapidez no pedido

Para realizar a solicitação do cartão e entrar na fila de espera, o cliente só precisa entrar no site e realizar sua inscrição. V deve escrever o seu nome completo, o seu CPF, o seu telefone de contato e seu e-mail.

Em seguida, é preciso ler e aceitar os termos de Política de Privacidade para entrar na lista de espera. O cadastro passará para uma análise de crédito e, depois, a empresa entrará em contato, quando o cartão estiver liberado. O cliente, como falamos, pode receber em casa o cartão, sem pagar por isso.

Então para solicitar seu cartão entre no site e siga as instruções.