Como consultar e descobrir o RG pelo CPF

Já aconteceu de você precisar do seu RG e não estar com ele? Ou até mesmo por ele ter sido furtado ou perdido?

Publicidade

Saiba que agora os seus problemas acabaram, pois nós vamos te mostrar outra maneira de ter acesso ao seu RG, utilizando apenas o seu CPF. Confira:

Publicidade
Publicidade

Aprenda como conseguir os dados do seu RG utilizando o CPF

rg
Aprenda como saber os dados do seu RG através do CPF!

O que é RG e CPF?

O RG é a sigla para Registro Geral, popularmente conhecido como Carteira de Identidade, sendo extremamente necessária para todos os cidadãos do país.

Recomendado para você:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
SER APROVADO NO CARTÃO
 
SEM CONSULTA SPC SERASA
 
CARTÃO SEM ANUIDADE
 

É recomendado que esse documento seja feito ainda enquanto é criança, de preferência, não muito tempo após o nascimento, pois ele é utilizado para muitas finalidades.

Publicidade

Já CPF, é a sigla para Cadastro de Pessoa Física, sendo um documento muito necessário para realizar a abertura de conta em bancos, fazer declaração do imposto de renda e muitas outras finalidades.

Como realizar a consulta do RG pelo CPF?

A consulta do seu RG utilizando o seu CPF se dá através do site do INSS, sendo necessário entrar no Meu INSS, lá você encontrará diversos dos seus dados apenas fazendo o login.

Caso você ainda não tenha o seu login nessa plataforma, é possível realizar o registro nesse momento.

Assim que você estiver no site, clique no ícone de uma pessoa, localizado no canto esquerdo superior, então aperte em “Login”, informando os seus dados cadastrados.

Dessa maneira irá se abrir uma nova aba, chamada “Cidadão.br”, sendo necessário informar alguns dados pessoais e responder 5 perguntas que são baseadas nas informações que constam em seu cadastro.

Veja também:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
OUTROS CARTÕES
   

É importante você ter em mãos a sua Carteira de Trabalho da Previdência Social ou Guia de Recolhimento à Previdência Social.

Na primeira página você deverá inserir o seu CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular e o nome da mãe, então clique em “próximo”, assim podendo acessar a página do INSS.

Para encontrar o seu CPF, é necessário abrir a aba de “Extrato Previdenciário”, clicando em “Dados” terá acesso as informações do seu RG.

Como fazer a segunda via do RG

Caso você tenha sido roubado ou perdido a segunda via do RG, é necessário fazer a segunda via, um processo que muitas pessoas acabam adiando por conta do custo e das longas filas enfrentadas.

No entanto, saiba que algumas das cidades do Brasil oferecem uma maneira de entrar no sistema online do UAI, sendo esse o órgão responsável por fazer o RG, e realizar um agendamento com hora marcada, sendo atendido rapidamente.

Quando a pessoa é roubada, não existe a necessidade de realizar o pagamento da taxa para emissão da segunda via, contudo se você não se encaixa nessa situação será necessário realizar o pagamento de entorno de 72 reais.

Aquelas pessoas que são menores de 16 anos precisam levar:

  • 2 fotos 3×4 recentes;
  • Guia DAE impressa;
  • Comprovante de pagamento da guia;
  • Certidão de nascimento original ou cópia autenticada;

Além desses documentos, é necessário estarem acompanhados dos seus responsáveis legais, que também precisam apresentar o documento de identificação.

Para aquelas pessoas que possuem mais de 16 anos são necessários:

  • 2 fotos 3×4 recentes;
  • Guia DAE impressa;
  • Comprovante de pagamento da guia;
  • Certidão de nascimento original ou cópia autenticada.

Se a pessoa for casada é necessário levar a certidão de casamento original ou cópia autenticada, no caso de uma pessoa divorciada é necessário apresentar a certidão de divórcio.

Na hora de fazer a identidade é possível incluir alguns outros documentos, como:

  • CPF;
  • PIS;
  • PASEP;
  • CNH.

Conheça alguns documentos que possuem aplicativos

Com a tecnologia cada vez mais avançada, é possível encontrar alguns dos principais documentos utilizados através das lojas de aplicativos e aqui, nós citaremos alguns deles.

Carteira de Trabalho Digital

Desde o dia 24 de setembro de 2019 é possível ter acesso a sua carteira de trabalho no seu celular, realizando o download através da Play Store ou App Store.

Então, não é mais necessário que o trabalhador aprensente a sua carteira física quando for contratado, pois o contratante poderá localizar os dados através do CPF do trabalhador.

Mesmo que o objetivo do aplicativo seja substituir a impressa, é importante que você guarde a sua original, pois podem existir divergências nos dados, sendo bom estar precavidos.

Carteira Digital de Trânsito

Desde dezembro de 2018, está disponível para download o aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação, em que é possível além de ter acesso ao documento do motorista, ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento (CRVL).

Então, desde que o seu documento esteja na validade, você poderá apresentá-lo no caso de alguma blitz e ela deverá ser aceita, contudo não existe a obrigatoriedade de aceitarem no exterior, fique atento!

Saiba que caso você realize o cadastro de outra CNH no mesmo aplicativo, a cadastrada primeiro será excluída do aparelho, pois só é permitido um documento por celular.

e-Título

Em outubro de 2020, o e-Título ficou em bastante evidência por conta das eleições municipais, sendo uma ferramenta muito útil por conta do coronavírus, já que os dados ficam mais legíveis e já possui a foto no próprio aplicativo.

No e-Título estão disponibilizados diversos dados, como por exemplo:

  • O número do título de eleitor;
  • Nome completo;
  • Foto de identificação;
  • Zona eleitoral;
  • Seção em que se vota.

Além disso, é possível ver qual local é a sua zona eleitoral usando o Maps e também fazer a justificação do porque da ausência.

Pessoa Física

O CPF também já conta com a sua versão digital e pode ser acessado através do aplicativo Pessoa Física, que também está disponível de maneira gratuita nas principais lojas de aplicativos.

Com esse aplicativo é possível solicitar a primeira via do documento ou até mesmo requerer a segunda, além de usuários suspensos poderem regularizar a sua situação.

Agora você já aprendeu como conseguir os dados do seu RG apenas informando o seu CPF, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam esse truque, Além disso, conte para nós se você já tinha ouvido falar nisso!

Deixe um comentário