Como descobrir se um Banco é verdadeiro e autorizado pelo Banco Central?

Saiba como verificar se um banco ou instituição financeira é autêntico e autorizado pelo banco central.

Anúncios

Com o surgimento de novos bancos digitais e diversas ofertas, muitas vezes nos perguntamos se as instituições que oferecem os produtos realmente existem.

Até alguns anos atrás, só conhecíamos bancos mais “tradicionais” como Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e algumas outras opções.

Porém, com o passar dos anos e o avanço da internet, agora é possível acessar diversos bancos digitais que muitas vezes nunca ouvimos falar.

Além disso, às vezes acabamos recebendo novas ofertas e propostas de instituições financeiras que acabamos desconhecendo.

________________
________________

Nesse sentido, à medida que novos bancos e novos produtos forem sendo lançados, eventualmente seremos tentados a aceitá-los, sejam empréstimos, cartões de crédito ou condições especiais.

Porém, antes de se deparar com qualquer conselho super tentador, para evitar possíveis golpes e fraudes, na dúvida, as regras são claras, não faça isso!

Como determinar se uma instituição financeira é genuína

A primeira e mais importante regra que você deve seguir é quando tiver dúvidas sobre a autenticidade desta cotação, deste produto, desta instituição financeira ou banco, não faça isso!

Se você não sabe disso, o primeiro passo é pesquisar se a instituição financeira é genuína e autorizada pelo banco central.

Uma boa forma de pesquisar se uma instituição bancária é genuína é por meio do Sistema Consultivo do Banco Central, que permite determinar se a instituição está autorizada a operar no Brasil. Veja como verificar se um banco está autorizado a operar no site do banco central:

visite o site do Banco Central;

Digite o nome do banco ou instituição financeira no campo Nome da instituição e clique em Pesquisar. Campos adicionais a serem preenchidos são opcionais.

Uma lista dos nomes dos bancos ou instituições financeiras que você está procurando informações aparecerá na tela. Se autorizado, aparecerá, se não, não aparecerá nada.

Você também pode pesquisar por segmento, nome da instituição, CNPJ, estado e cidade, e vale lembrar que não é necessário preencher todas as informações, apenas uma.

Em caso de dúvida, você também pode consultar o assistente virtual do banco central, basta clicar no ícone de bate-papo na parte inferior da página à direita.

 

 

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo