Como limpar o nome no SPC/Serasa em poucos meses?

Publicidade

Não é difícil negociar suas dívidas em pouco tempo, principalmente durante a pandemia

Mais de 64 milhões de brasileiros têm dívidas registradas no Serasa. Os últimos números são do ano passado, mas após a pandemia, isso pode ser ainda mais grave. Isso porque muitos brasileiros perderam seus empregos e principalmente, as rendas primordiais. A vida de muitas pessoas virou de cabeça para baixo.

Publicidade

Após o período mais difícil para a economia, os primeiros três meses da pandemia, as coisas sinalizam que possam voltar ao normal, mesmo que seja um “novo normal”. Muitos recuperaram os empregos e agora querem também, recuperar as dívidas que se acumularam.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
       

Se essa é sua situação, te trazemos algumas dicas para sair rápido das dívidas que apareceram nos últimos meses, ainda que os valores sejam altos. Prepare papel e caneta, e comece a organizar hoje essas dívidas que tanto tiram o sono da família.

Publicidade

O que é SPC/ Serasa?

spc serasa
Aprenda como limpar o seu nome no SPC e no Serasa!

O SPC, serviço de proteção ao crédito é uma coisa, e o Serasa é outra. Através do Serasa, é possível verificar as dívidas, e através das negociações, acabar com elas. O SPC foca mais em dívidas com lojas e empresas, já o Serasa inclui todas e presta serviços para as empresas.

Publicidade
Then please attach the following html code to the place in the page where you want our player to be shown:

As duas plataformas possuem seu Score, que é uma pontuação importante para conseguir financiamentos e ser aprovados em cartão de crédito. Por isso, se manter em alta nessas plataformas é primordial para voltar a ter crédito no mercado. Entenda melhor neste link.

Como o nome fica “sujo”?

Infelizmente, ficar inadimplente é uma das coisas mais fáceis do mundo, ao contrário do que é ser adimplente. Limpar o nome após as dívidas é difícil, não impossível. Entenda que ao simples atraso, seu nome está em risco.

Atrasar contas

Em alguns casos, leva tempo para uma dívida se tornar negativada. Um mês de atraso gera juros, mas pode não sujar seu CPF. Por isso acompanhar o estado deles é fundamental, principalmente nos sites que já citamos. Além de ter um valor maior da dívida, agora você está impedido de fazer novas por causa da negativação.

Cheques devolvidos

Mesmo que o cheque ainda não seja uma forma de pagamento tão popular quanto no anos 90 e no início dos anos 2000, ele ainda pode manchar a situação financeira de muita gente. Quem utiliza cheques precisa acompanhar as parcelas que caem diretamente nas contas bancárias, porque os “cheques sem fundos” também complicam a situação do seu CPF.

Veja também:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
       

Faturas de cartão de crédito

Já é terrível acumular pagamentos mínimos e parcelamentos de faturas, porque parece que já estamos em dívidas que não acabam, mesmo que o nome esteja positivo. Quando você deixa de pagar então, o juros bancário é tão alto que a negociação para pagar o valor original vai ficando mais distante, o que é perigoso.

Como limpar o nome no SPC/Serasa?

Quando tudo está registrado, parece impossível pagar dívidas tão altas. É hora de ter disciplina e organização para começar a jornada de quitação das contas, ainda que seja o momento de entrar em recorrentes parcelas.

Reúna todas as dívidas

Comece acessando os sites do SPC e também da Serasa Experian. Cadastrando gratuitamente seus dados, será possível ter acesso a lista de dívidas, sejam ela com as empresas, mas também os cheques devolvidos e se você tem protestos, aquelas dívidas que vão para cartórios.

Veja as chances de negociação

Até dia 8 de setembro, o Serasa oferece quitação de dívidas associadas a algumas instituições financeiras por apenas R$100,00. Em alguns casos, o valor deve reduzir em 90%. Se a proposta interessar e for até mais baixa do que o valor original da dívida, não pense muito. Veja mais detalhes aqui.

Boas chances também aparecem através de parcelamentos. Confira nas mesmas plataformas as chances de baixas parcelas para uma dívida que se tornou alta, ou faça uma oferta para a empresa. Durante a pandemia, muitas financeiras querem contratos de negociação para se organizar financeiramente, assim como você.

Estabeleça prioridades

Com o objetivo de quitar essas dívidas em poucos meses, crie metas e abra mão de alguns gastos. Se a meta é três meses e você não quer criar parcelas, é hora de separar grandes fatias de dinheiro para isso, se puder. Caso não consiga, então gaste um valor alto em parcelas curtas. Rapidamente as dívidas vão embora, mas saiba que os gastos terão que diminuir.

Transfira dívidas

Os empréstimos são necessários em alguns momentos, principalmente quando perdemos toda a renda, por exemplo. É hora de pesquisar, após o momento difícil, como tornar aquelas parcelas menos desgastantes. Existem bancos que compram suas dívidas e a tornam menos pesadas. Pesquise se o seu caso pode ser transferido para outras financeiras dispostas a facilitar e diminuir o valor das pendências.

Empreste dinheiro

Quando as parcelas de um empréstimo forem menores e o valor quite a dívida, talvez seja um preço a se pagar pelo nome limpo. Algumas financeiras emprestam dinheiro para nomes sujos, mesmo que os juros sejam abusivos. Então tente utilizar o nome de uma pessoa que possa te ajudar. A maior dívida será extinta rapidamente.

Conclusão

Não é rápido sair de um processo de endividamento, mas também não precisa levar anos desde que o cliente tenha metas para essa situação. Mensalmente, pagando o que puder, as dívidas não atrapalharão mais seus planos. Comece sabendo exatamente qual é a situação e analise qual a melhor maneira de sair dela, sem deixar de fazer novas pendências, claro.

Deixe um comentário